NEM TUDO QUE RELUZ É OURO:

Jonacy Lopes-

Historia que vovó dizia-

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO?

Minha avó me contou um caso de um homem que morreu eletrocutado, foi mais ou menos assim:

"Segundo minha avó lá em Tabajara tinha um tal de Zi lamparina que vivia atrás de achar um tesouro, pedras preciosas e tal.

Nesta época estava chegando a energia elétrica lá pelas paragem de Tabajara, segundo minha avó (no seu linguajar) os homens da companhia levantavam aquelas tripeças enormes no meio dos pastos e capoeiras, e aquilo ia sumindo no mundo de meu Deus pras bandas de Ipanema e Inhapim, logico aquilo era as enormes torres de linhas de transmissões.

Em uma bela noite lá o Zi lamparina vinha estrada a fora montado em seu cavalo e de longe avistou um clarão la no meio da capoeira, o clarão era muito forte de tal forma que clareava todo o arredor.

O Zi lamparina matuto que era imaginou que ali era um tesouro( muito ouro ), ele vivia procurando ninhos de alma de gatos um pássaro que segundo a lenda faz o ninho sobre um jazida de ouro, e levava a ferro e fogo uma segunda lenda a que:

¨Uma bola de fogo percorria voando os campos e capoeiras e onde caísse estava ali muito ouro, o nome da tal bola de fogo era sugestivo (A mãe do ouro)

Segundo minha avó o Zi lamparina imaginava que ali estava o tesouro a tal mãe do ouro, apeou do cavalo e desceu a toda correndo lá em busca de seu tesouro, quando pegou na bola de fogo foi eletrocutado, e morreu instantaneamente ..

O Zi lamparina havia pego em um dos fios de energia que tinha escapado das torres..

Minha vó dizia:

_O pobre ficou torrado como se fosse um tição de lenha..

Minha avó sempre terminava este caso dizendo assim:

_ Eu sempre acreditei na historia : Que nem tudo que reluz e ouro.....