O poder das palavras

O som de seus passos ecoavam altos pelo corredor silencioso. Atravessou o corredor fitando as portas numeradas até encontrar a que procurava. Respirou fundo e bateu algumas vezes na porta. Ajeitou o terno escuro que usava enquanto aguardava. Um sujeito de trinta e poucos anos abriu a porta.

- Quem é o senhor?

- Sou o advogado do suspeito no caso em que o senhor é a testemunha. - Sua voz era intensa.

- Não tenho nada para falar com você. - Fechando a porta.

- Por favor. - Impedindo o movimento. - Só quero esclarecer alguns pontos antes do julgamento.

- Esclareça-lá.

- Senhor, não vou tomar muito do seu tempo.

O advogado adentrou o pequeno apartamento. A decoração do lugar era simples e sem qualquer personalidade. Ele se virou para encarar a testemunha, o rapaz parecia assustado com aquela proximidade entre eles.

- Você tem ideia do que vai fazer? Tem noção que vai acabar com a vida de um homem inocente? - Pausa. - Você não me parece uma má pessoa, só um sujeito ambicioso. Quanto ele te pegaram? Quarenta? Cinquenta mil?

- Não sei do que você está falando. - Desviando o olhar. - Por favor, vá embora ou vou ser obrigado a chamar a polícia.

O advogado ignorou a ameaça e voltou a falar.

- Sei que deve estar tentando mudar de vida, mas à custa de uma pessoa inocente? Vai jogá-lo na cadeia por vários anos por mera ganância? - Enojado. - Sabe de uma coisa. - Abrindo um ligeiro sorriso. - Nosso pior inimigo é nossa própria consciência. Você vai conseguir carregar esse fardo para sempre? Sim para sempre, você pode até tentar esquecer, mas sua consciência vai lembrá-lo, pois coisas que marcam nossas vidas ficam armazenadas em nossas memórias e pode ter certeza que esse dia marcará sua vida. Vai marcá-lo como o dia em que você condenou um homem inocente a prisão e destruiu sua vida, sua família. Você tem filhos? Tem família?

O rapaz meneou a cabeça com o olhar voltado para o chão.

- Imaginei. Você vai destruir a vida desse homem! Está pronto para enfrentar o peso que sentirá em sua consciência? Se estiver pronto vá em frente, dê seu testemunho e.jogue um inocente atrás das grades, destrua sua vida. Só lhe digo uma coisa chegará um dia em que o fardo das suas escolhas ficará pesado demais para suportar. Pense bem, ainda há tempo.

O olhou uma última vez e deixou o apartamento. O sujeito olhou pela porta, seu olhar era pesaroso. A fechou vagarosamente e fitou o seu entorno. "Você vai dar o testemunho que combinamos. Nem pense em nos passar para trás, as consequências seriam terríveis. Aqui está o dinheiro que combinamos".

Ele desabou sobre o sofá. Será que realmente teria coragem de levar aquele acordo adiante? Se levantou e seguiu até o banheiro.

Na manhã seguinte os principais jornais noticiavam a morte da principal testemunha no caso de homicídio onde um bem sucedido empresário era o principal suspeito.

- Mais isso é um milagre! - Colocando o jornal sobre a mesa com um largo sorriso.

O advogado estava sentando em sua frente com uma postura vitoriosa.

- Não meu caro, isso é o poder das palavras.

Alice Moraes
Enviado por Alice Moraes em 21/02/2017
Reeditado em 25/11/2017
Código do texto: T5919901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.