Terapia de grupo:

Autor;Jonacy Lopes

Historias que vovó dizia:

Terapia de grupo:

Certo dia conversando com minha avó.

Conversávamos sobre um primo que a um ano havia deixado de beber bebidas alcoólicas .

Este primo estava frequentando um grupo terapêutico (AA- Alcoólatras Anônimos).

Foi quando minha avó falou-me que estes grupos existiam a muitos anos e é realmente eficazes para quem deseja deixar o vício do álcool.

Minha avó falou-me que quando ela era mocinha e ainda morava em Tabajara, um tio dela havia deixado de beber bebidas alcoólicas ao frequentar um grupo terapêutico nos moldes dos alcoólatras anônimos.

Foi a partir dai que minha avó se pos a narrar-me a historia de seu tio.

Eu sempre amei ouvir os causos antigos que minha avó dizia e fiquei todo ouvido.

O causo foi mas ou menos assim:

Segundo minha avó seu tio bebia tanto ao ponto de cair nas estradas e por causa destas bebedeiras a esposa dele já estava cogitando um divorcio.

Mas felizmente tudo mudou da cachaça pra agua no momento que seu tio deixou de beber bebidas alcoólicas ao frequentar um grupo terapêutico que surgiu la em Tabajara.

Minha avó falou-me que todos familiares ficaram alegres, pois o tio que só dava trabalho era outro homem neste momento e dizia " agora sou ex cachaceiro" dava gosto ver!!

O pessoal deste grupo se reuniam no salão comunitário o qual ficava atras da capela de Tabajara.

Um certo dia organizaram uma festa para os participantes e familiares do grupo.

Minha avó no intuito de dar incentivo ao tio também foi a tal festa.

Minha avó comentou que a dita festa estava até boa, teve dança e muitos petiscos e bebidas não alcoólicas.

Segundo minha avó quando chegou no final da festa muitos dos participantes subiam em uma espécie de pupito para darem testemunhos sobre as mazelas que haviam vivido sobre o efeito do álcool.

Segundo minha avó o depoimento de seu tio ela jamais esqueceu.

O depoimento foi mais ou menos assim:

_Oiá genti, meu nomi é Antonho loppis.

_E hoji fais oitu meis ,deis dias e cincu oras e trinta e cinco minutos qui num ponhu arcu na minha boca.

Minha avó continuou a narrar assim:

_Eu possu dizer Prus sinhures que passei por coisas orivi por causa du arcu.

_Um dia fui numa festa di casamentu e miti u denti na cachaça, Oiá genti num prestou não.

_ Acerta artura eu aresorvi i imbora pra modi num cai nu meio du povo, i sigui a istrada foi quando eu mi aruinei di veis, i vi tudu rodanu eu tavo iguar um cochoru correnu atrais du rabu.

_Eu bambiei i pra num cai eu truvei a unha numa cerca di bambu mais num Adianto, u rai du bambu tava podri, ai eu cai num rebaxu intrimeio uns peis di taiobas daques parudos i fiquei lá com as fussas pru ar.

_Oiá arco é orivi tira toda a sustança du Caboco, eu mi isforçava pra sai dali e num aluia um parmo.

_Dizacursuei di tenta, i fiquei ali esperando a miora.

_Oiá gente,num presto não, a certa artura da madrugada uns Caboco cumesso a mija na minha direção, uns Cabocos bom di mira us danado num mi errava, vai se bom di mira lá longe, eu bebu feito uma porca num tinha força nem pra qritar assim ,: _Eu to aqui! Eu tô aqui sô....

_O pior qui todo pessoar qui passava ali cismava di mija naquela mardita moita qui eu tavo, uma ora era um, otra era dois quatru cinco ou seis, era uma manada di mijão qui fazia di mim uma verdadeira privada a céu aberto

_U danadu é qui homis na istrada basta um mija qui todos cisma di mija nu mesmu lugar.

_Oiá genti esta labuta foi até u raiar du soli, foi quandu consigui areuni forças i fui pra casa numa catinga danada.

_Quandu cheguei em casa já tavo como sempre preparadu pra ouvir um sermão da muie.

_Minha muie falo pra mim assim:

_Oiá eu ja to canssada di peleja com homi veio sem juízo.

_Oiá ocê num entra im casa não, podi i direto pra bica lava esta roupa, não sô obrigada lavar roupa di homi veio cachaceiro, i mais, antes qui eu mi esqueça si lavi viu ocê ta fedendo mais qui gamba na chaminé.

O tio de minha avó terminou o seu testemunho assim:

_Mais si Deus quize, eu nunca mais vo passa essas argrura!

_Muitu agradicidu.....

"O que é cômico o álcool pode torna-lo trágico!