Chicus Marcelinus Silvae vai para a fogueira

De pés e mãos atadas, a cara inexpressiva, os olhos quietos, aguarda Chicus Marcelinus Silvae o momento de sua execução. Herege como é, deve tremer por dentro, porque não há de encontrar nenhum Profeta e nenhum Deus a sua espera e, em sua mente, devem desenhar-se várias amostras de infernos, se é que herege pode ter inferno. De qualquer maneira, não deixa transparecer exteriormente só pra não dar o braço a torcer.

Muitos são os seus crimes. Não teria sido descoberto se não tivesse sido a recente Guerra Santa, que, por falar nisso, felizmente, conseguiu matar muita gente e manter todas as dúvidas, sem dúvida nenhuma. Como dizíamos, se não tivesse sido a tal Guerra, ele não teria sido descoberto, porque, chamado a manifestar-se por qualquer um dos bem intencionados grupos bélicos, recusou-se terminantemente, despertou curiosidade, depois suspeitas e acabou sendo pego em flagrante. Como defesa, Chicus Marcelinus Silvae denominou-se apenas um agnóstico. Mais tarde, depois de verificado o sentido de tão estranho vocábulo, foi desmascarado. Na verdade, Chicus Marcelinus Silvae não passa de um bruto dum herege, repetimos.

Tais são seus crimes, tão hediondos que, mesmo sua simples menção nos causa asco e repulsa:

1 – Disse não ter nenhum Deus e ter todos os deuses;

2 – Disse não seguir nenhum Profeta e seguir a todos;

3 – Disse não ter compromisso com qualquer Corpo de Mandamentos, a não ser sua própria consciência.

Contradições monstruosas. Achamos que sua morte está mais que justificada. Se tais ideias subversivas se propagam, em breve teremos tantas religiões quantas forem as consciências e não possuiremos critério algum para inquirir, julgar e queimar. E que será de nossos empregos e nossa posição? Por isso, vamos logo à execução e amedrontar suficientemente esses tais de agnósticos que, na verdade, são uns fracos, covardes e indecisos. E, antes de tudo, hereges.

Fique claro que, no caso de Chicus Marcelinus Silvae, não foi ele obrigado a tomar qualquer partido, mas apenas a tomar algum partido. Ninguém pode manter-se neutro nesse assunto e ele quis manter-se. Que estória estúpida é esta de consciência e "meu Deus particular"? Todos os Santos Guerreiros, finalmente, acordaram mandá-lo para a fogueira e aqui faço apenas breve relatório dos acontecimentos.

(Jeddah, Arábia Saudita, 09/1975)

William Santiago
Enviado por William Santiago em 18/01/2017
Reeditado em 19/01/2017
Código do texto: T5885603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.