O SONHO DO VAGA-LUME

Iria acontecer uma festa na floresta e todos os bichos foram convidados.

O vaga-lume pegou a sua viola, queria mesmo era cantar.

Ao encontrar o coelho foi falando todo animado:

- Senhor Coelho! Senhor Coelho! Eu vou tocar viola até o amanhecer, venha me aplaudir...

O coelho coçou a cabeça, colocou a outra mão na cintura e disse fazendo cara de preocupado...

- Agora bagunçou tudo aqui nas minhas ideias. Eu na qualidade de Coelho o animal mais esperto nunca ouvi dizer que vaga-lumes sabem tocar viola.

O coelho seguiu viagem, naquele momento aparecia o galo Janjão gritando e mangando do pobre do vaga-lume...

-Cocoricó... Essa eu não perco por nada.. Há...há...há.... Vaga-lume tocando viola...

O vaga-lume não se deu por vencido e foi voando com a sua viola nas asas.

- Que folia é essa? E o que leva ai em suas asas? Perguntou a formiga bunduda rindo do vaga-lume.

O vaga-lume todo contente disse que iria a festa tocar viola.

A formiga muito da atrevida começou a criticar o pobre do vaga-lume:

- Eu daria um fiapinho da minha antena só para ver tocando sua viola desafinada. Ora! Ora! Vá acender a sua bundinha bem longe daqui... Esse é o seu trabalho deixar a floresta iluminada.. Concluiu gargalhando.

O vaga-lume não se desanimava e foi para a festa, chegando lá a orquestra estava arrumada; o gato no saxofone, o galo Janjão no violão, o rato tocava tambor, o cachorro no teclado, a cigarra arranhava seu canto, o sabiá e o curió seriam os cantores.

O vaga-lume sentou-se retirou a viola do saco e foi se aproximando quando todos gritaram:

- Saias daqui, não queremos amadores em nossa orquestra, cuide de convocar os outros vaga-lumes e acendam a floresta..

O vaga-lume sentou-se num canto e começou a chorar. As lágrimas desciam alagando o chão, quando seu José chegou botando ordem com o seu vozeirão.

-Vamos colocar o vaga-lume, ele veio com a sua viola afiada e precisamos ajudar, e tem mais eu ensaiei cada um de vocês e quem for contra sai agora.

Diante daquela ordem todos se calaram, o vaga-lume retirou a viola do saco e começou a tocar tão afinado que deixou todos de queixo caído.

A festa foi animada, todos gritavam bravo! Bravo!. Assim que terminaram foram logo contratados para animarem a festinha das crianças. Daquele dia em diante a orquestra também era do vaga-lume.

Quando os aplausos pararam o vaga-lume olhou para a formiga num canto de olhos esbugalhados de espanto pelo talento do vaga-lume.

Olhando para os amigos ele relatou o que havia acontecido com a formiga e todos avançaram para arrancar um pelinho da sua antena. A formiga deu no pé, corria mais rápido que o vento, ao se sentir segura jurou nunca mais duvidar de nada que não tivesse certeza, e assim todos aprenderam a lição. Ver e ouvir antes de julgar.

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 18/08/2017
Código do texto: T6087731
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.