DISPUTA DOS GALOS

O velho galo sentindo-se derrotado e humilhado por ter sido derrotado por outro galo põe a viola no saco e parte para cantar em seu terreiro.

Triste e de cabeça baixa o galo Zé chega ao terreiro onde as galinhas e filhotes ciscavam nervosas a espera do senhor do terreiro.

O galo Zé passou direto, pulou na cerca do curral e ficou a pensar que nada estava perdido, iria renovar o seu repertório e na próxima disputa ele venceria aquele galinho garnisé.

E assim o galo Zé ensaiava todas as manhas, dias depois, mal o sol se rompe e começa a serenata da floresta, de todo canto galos chegava com as suas violas, alguns cantavam roucos outros desafinados, deixando o galo Zé todo animado. Dessa vez sairia vencedor...

Zé pega a viola afina o bico e sai em direção ao concurso. Todo exibido começa a cantar e outra vez é vaiado por toda a bicharada. Novamente desclassificado sai decidido que um dia iria dar o troco e mostrar que ele tinha talento.

Colocando a mochila nas costas a viola nas asas ele some do terreiro sem dar satisfação. Passado alguns dias ele volta como maestro, muito mandão pegou a viola engole gotas de orvalho afina o bico, num farfalhar de asas grita anunciando que a festa iria começar, dessa vez ninguém protesta Zé cacareja quando outro galo descia do telhado bocejando, enquanto a galinha d’angola abre o gogó e gorjeia: tô fraca.... tô fraca....

Daquele dia em diante as festas eram comandadas pelo galo Zé sem protesto, sem vaia ou seriam todos expulsos do seu terreiro.

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 16/08/2017
Código do texto: T6085644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.