C O N T O: -  A S   T I T Í S

                                  Uma história verdadeira




Em uma fria manhã, nas nossas férias de fim de ano, uma árvore foi cortada em frente a  casa em que estávamos. A prefeitura veio buscar o lixo que sobrou da pobre árvore. Os galhos  amontoados, formavam um espesso monte de folhas. Quando foram retirados os primeiros galhos...Uma surpresa:- Um casal de filhotinhos de rolinha recém nascidos, estavam no emaranhado de folhas que seriam jogadas no lixo. Pegamos os bebês rolinhas e levamos para nossa casa pois o frio era intenso. Com tecidos quentes, fizemos um pequeno ninho e colocamos dentro os filhotes. Eles ainda não sabiam comer e nem tomar água sozinhos. Com um canudinho de refrigerante, sugávamos a água e colocávamos na boca dos filhotes. Fizemos uma “papinha” e utilizando o canudinho, alimentávamos os pequenos. No primeiro dia foi difícil mas devagar eles foram se adaptando. Eles tinham muita fome e o tempo todo pediam comida. Como ainda não sabiam piar direito,  eles faziam um barulhinho : Ti...Ti...Ti...      Então demos a eles o nome de Titís. Ou seja, “As Titís”.     Eles foram crescendo, criando penas, engrossando a voz e finalmente passaram a comer a comida normal de passarinhos.    Moravam ainda no ninho quente que fizemos.  Tínhamos mais duas Calopsitas em casa e elas brincavam em um brinquedo grande que tinha o nome de “Terrário”.    As Titís passaram a comer sozinhas e a brincar no terrário também.    Um dia começaram a voar. Era uma casa  bem alta,  e colocando telas nas janelas, elas podiam voar a vontade.  Nos apegamos a elas e elas a nós. Já eram parte da família e nos trouxeram muita alegria.    Até que um dia achamos que  já era hora delas viverem no mundo lá fora, ao lado de seus iguais.    Com muita dor no coração, um dia deixamos as janelas sem telas e ficamos esperando que elas saíssem.   Depois de algum tempo, uma delas foi até a janela, parou um instante e voou para o muro.   Ficou lá esperando a irmã.    A outra, olhava para a janela mas percebemos que estava com medo de sair.    Finalmente voou até a janela e ficou olhando para dentro e para fora , como se não quisesse ir embora.   Quando viu a irmã no muro voou para lá também. E as duas ficaram alí um bom tempo sem saber o que fazer.    Nós assistíamos a tudo com o coração apertado pensando no que elas teriam de enfrentar.   Um mundo desconhecido, cheio de perigos, teriam de buscar o próprio alimento e água no momento da sede.    Teriam que lutar pela própria  sobrevivência.    De repente elas voaram para o telhado vizinho e de lá foram embora para sempre.    Para sempre?.........Tudo isto aconteceu perto do NATAL.    Sentíamos falta das nossas Titís.    Foi então que aconteceu algo inesperado.    Era véspera de natal...Eu estava lendo na sala, quando uma rolinha chegou voando e parou no peitoril da janela.    Olhou para dentro e voou para as costas do sofá.    Olhou tudo à sua volta e voou para o terrário onde tinha brinquedinhos pendurados, com os quais as Titís gostavam de brincar.   Foi até a comida que colocamos para as Calopsitas, comeu um pouco e voou para a outra janela que estava aberta do outro lado da sala.   Parou um pouco na janela e depois voou.   Foi embora novamente.    Fiquei emocionada, porque tive a certeza de que era uma das nossas Titís que resolveu nos dar este presente de Natal. Nunca mais nos esquecemos delas.   Elas nos deram amor e alegria.    Até hoje sentimos saudades.    Para amenizar esta saudade decidimos  sempre colocar no quintal, comida para os passarinhos.   E quando vem rolinhas, achamos  que podem ser elas que voltaram para nos visitar.    Hoje amamos todas as rolinhas, porque qualquer uma delas pode ser as nossas TITÍS !!!



Yeyé









   A ilustração é a foto que eu tirei das Titís.



 
Yeyé Braga
Enviado por Yeyé Braga em 11/12/2016
Reeditado em 12/12/2016
Código do texto: T5850575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.