UMA VIDA SE AUSEN
UMA VIDA SE AUSENTOU...SERÁ?
 
Mudei-me com a minha família da cidade de Porto Alegre e fixei-me  na cidade de São Leopoldo que fica há 40 KM, lá fizemos a nossas amizades com vizinhos que nos cercavam - nos fundos da nossa casa havia uma senhora idosa e viúva de origem alemã que morava solitariamente numa enorme casa, e pela sua idade, sua morada parecia abandonada pela falta de cuidados, assim como o seu pátio cheio de pés de frutas e algumas hortaliças fazia com que a senhora as vezes, fazia as pazes com a  enxada e ali ficava  entretida, com as suas plantações.

Como o pátio da idosa fazia divisa com o nosso, e precisando de um muro de divisa que já tinha sido iniciado. Eu tive de conversar com ela para tratarmos desse assunto. Ela convidou-me para ir a sua casa cuja entrada ficava no outro lado da rua - como meu tempo era no horário do almoço, foi neste horário que fui à casa da idosa... Ela disse-me ao atender-me: >Sr. Neri entre, por favor, e sente-se na sala de jantar! Sentei e fiquei olhando a sua casa onde vi fotos antigas do seu marido e filhos expostos em estantes e nas paredes, depois olhei a mesa já pronta com uma toalha com tecido xadrez e nela estavam dois conjuntos de pratos e talheres ao lado dois copos vazios e dois guardanapos daqueles antigos de tecidos bordados... mas como a idosa estava só eu ousei perguntar-lhe se ela  estava esperando alguma visita que viesse acompanhar o seu almoço... então ela falou com a maior naturalidade: > quem vem almoçar, e também fazer as outras refeições é o meu marido e por isso eu tenho que colocar a sua cadeira e os talheres que são aqueles que ele era acostumado a fazer uso... e são nessas horas que ficamos conversando.
Eu fiquei pensando com os meus pensamentos... um pouco assustado mas sem descordar dela... me veio uma recordação de sonhos que sempre tive depois da morte do meu pai. Eu nos meus sonhos sabia que ele tinha morrido, mas ele continuava morando conosco... mas era sonhos interrompidos com o tempo. Mas uma pessoa agir de uma forma como se o seu cônjuge ausentado pela morte viesse fazer as refeições e falar, seria uma alucinação por algum surto psicótico vivido por algum motivo, ou o seu marido vinha por algum amor que só a morte de ambos iria terminar? Bem! A idosa fez estes rituais até que a morte a levou.  Não tenho como explicar! Mas são fatos que a vida mostra.

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 08/10/2017
Reeditado em 19/12/2021
Código do texto: T6136546
Classificação de conteúdo: seguro