PERDIDO NO MUNDO

A própria ciência médica pode comprovar este fato acontecido com uma pessoa perdida no mundo que o levou ao extremo de exaustão até encontrar uma cabana!...
 Este fato aconteceu nas selvas venezuelanas onde Juan herrera tinha um grande sonho -  participar de uma excursão pelas selvas e montanhas da Venezuela.  Este dia chegou e Juan que nunca havia entrado no mato, mas estudou um pouco sobre a região, os perigos que deveria enfrentar, como poderia se salvar em caso de perder-se.  Foi até um posto de pousada que ficava no início da Selva, dormiu lá e no dia seguinte levantou cedo, preparou a sua mochila, despediu-se dos amigos e seguiu para satisfazer a sua aventura sonhada - iria passar o dia inteiro no mato, mas teria que voltar antes da noite... mas a vida tinha outros planos! Juan seguiu caminhos existentes depois passou para caminhos que ele abriu com facão, tomou água em vertentes e foi se embrenhando mato adentro e ficou tão entusiasmado com sua aventura, sem notar que as horas se passariam tão rápidas, e quando se deu conta o dia estava no ocaso... Tenho que voltar o mais rápido possível! Falou. E reiniciou sua volta, mas estava seguindo em rumo oposto e entrando cada vez mais dentro da selva... e a noite apareceu e tudo ficou tão escuro que a sua lanterna não dava conta, mas continuou andando, e agora sem rumo e o mais provável aconteceu pela falta de conhecimento e por estar sozinho.  Juan estava perdido na selva, no mundo e de si mesmo.
                Juan ainda tinha comida, água bebia nas vertentes e foi aprendendo a cuidar-se dos perigos que a selva possuía - como perdido no mundo teria de usar de seu instinto de coragem e sobrevivência que a vida lhe foi ensinando de uma forma sofrida e demorada... sua comida era o que a selva lhe oferecia, as vezes tinha que ver o que os animais comiam para saber o que ingerir... Juan ao se perder tinha apenas vinte e sete anos, mas agora alguns anos já tinham se somado e ele não sabia mais qual seria a sua idade.
                Nas suas andanças sem rumo, cansado e com raciocínio falho visualizou uma cabana  rústica, feita de madeira local de aspecto muito antiga e achou que tinha encontrado a civilização, mas era apenas aquela cabana que algum Venezuelano tinha construído para caça e ali guardados alguns implementos úteis.  Juan entrou, olhou para ver o que havia dentro e se tinha comida! Tinha, mas eram restos e serviu para matar um pouco da sua fome... Juan resolveu ficar naquela cabana e até consertou alguma coisas, ali dormia sonhava, tinha pesadelos e de dia saia à cata de coisas para comer, e agua da chuva guardava em um recipiente da cabana e ali vivia sem saber por quando tempo... e um dia estava sentado à frente da cabana com pensamentos a deriva e notou que vinha um senhor idoso em sua direção – não acreditou, donde apareceu este senhor? Falou: > e ele veio abraçou o Juan e disse: > eu estou perdido por muitos anos que bom ter te encontrado! Os dois se tornaram amigos e conseguiram viver por um bom tempo e ficou mais fácil enfrentar a vida, até que o senhor ficou doente e isso o levou a morte. Foi uma das coisas mais tristes para o Juan, parecia que a vida para ele também não iria durar muito... Procurou e achou uma pá – foi nos fundos da cabana e cavou uma sepultura onde após dizer algumas palavras de despedidas enterrou o seu amigo... teve o cuidado de colocar umas pedras em volta e uma cruz em homenagem, marcando o lugar - a  tristeza do Juan continuou profunda e ele ficou recluso na cabana esperando que a sua fraqueza o levasse  a morte.
                Mas outra vez a vida lhe mostrou planos diferentes - uma equipe de aventureiros mais experientes encontrou o Juan deitado quase que inconsciente – deram comida, água e ele voltou a si e a primeira coisa foi lembrar-se do seu amigo enterrado e queria que ele também fosse levado para a cidade e ter um enterro condizente. Juan que tinha passado dez anos perdidos levou os aventureiros e mostrou as pedras e a cruz e onde tinha enterrado seu amigo – eles cavaram, cavaram e não havia nenhum cadáver ali... mas foi ali que eu o enterrei! Ele morava aqui na minha cabana que eu arrumei... desculpe Juan não estamos vendo nenhuma cabana e você estava deitado em baixo de um tripé de madeira com umas folhas por cima... é assim que nós o encontramos.
                Juan voltou com seus salvadores para a cidade onde foi medicado e a muito custo, recobrou a sua consciência e soube que não foi somente a sua desnutrição, decorrido das suas cansadas buscas pela liberdade, mas também a falta de nutrientes importantes na sua alimentação que faltaram e provocou as suas alucinações.

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 09/08/2017
Reeditado em 10/01/2022
Código do texto: T6078958
Classificação de conteúdo: seguro