UMA CAVERNA
COM PORTÃO DE FERRO

 

Eu tinha uns 15 anos. Então foi lá por 1958.  Eu estava sempre brincando de mocinho e bandido, numa época onde os gibis eram a coqueluche dos meninos e adolescentes... Minha mãe até fez uma camiseta onde tinha umas franjinhas na altura do peito e dois bolsos em forma de curvas, daqueles que os mocinhos usavam nos filmes das matinês que íamos aos domingos.
Eu morava bem próximo da igreja Santo Antonio em Porto Alegre/RS, que era majestosa e toda construída de pedras num lugar alto que se empunha pela sua grandeza.  Eu até ia à missa lá aos domingos. Mas era sabido que existia próximo aos fundos da nossa casa uma caverna e que uma pessoa já tinha entrado nela e iria até a Igreja, mas antes tinha um portão de ferro evitando a continuidade da passagem. Esse relato sempre surgia nos diálogos das pessoas que viviam ali perto.
Teve um dia que a conversa veio novamente e um dos participantes, novo no bairro se interessou  e queria descobrir se era verdade a história da caverna e convidou alguns jovens a acompanhá-lo.
 Então eu e mais grupo de umas oito pessoas, resolvemos saber onde ficava a entrada desta caverna... Munimo-nos de picaretas, pás e enxadas, sem esquecer-se de uma boa alavanca para tentar abrir o misterioso portão de ferro e claro uma boa lanterna, já que cavernas são todas escuras.
 Saiu todo o grupo, mas antes deixaram um pouco de medo em suas casas, menos eu que levei o meu medo inseparável junto. Seguimos as pistas contadas pelos antecessores do causo e fomos à luta.
Na época tinha muitas gramas e poucas casas e o grupo ia examinando onde tinha terra fofa aonde os instrumentos de trabalho se faziam presentes. Cavamos, cavamos e não era ali. Então tapamos o buraco feito e seguimos outras pistas. Havia umas pedras suspeitas. Seria ali a entrada? Novamente os instrumentos começaram a agir nas mãos dos aliados. Ainda não era ali... A turma entusiasmada por descobrir algo que poderia leva-los a notoriedade, não desistia e outros buracos foram tentados, indo até o pátio de uma moradora que se irritou... Mandou todos irem para suas casas senão teria que chamar a polícia... Pois é: ela acabou com a nossa aventura e não conseguimos achar a entrada da caverna... Desistimos da nossa grande tentativa que ficou no esquecimento. Só ficou uma certeza.  Os relatos eram bem convincentes de que a caverna existiu e ainda existe, se alguém quiser conhece-la e só usar equipamentos modernos, e algo para derrubar o portão de ferro, só não vale dinamite, mas deixem os medos em casa... Pode haver surpresas.

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 14/06/2017
Reeditado em 26/01/2022
Código do texto: T6027320
Classificação de conteúdo: seguro