MUITO ALÉM DAQUELA LUZ


ERA UMA MENINA BEM PEQUENA, DEVERIA TER SEIS ANOS, QUASE SETE. ELA DORMIA EM UM SÓTÃO REPLETO DE MÓVEIS VELHOS PARA CONSERTAR. TINHA UMA CAMA, UMA CADEIRA, ROUPAS MAIS OU MENOS LIMPAS E AS SUAS - MUITO POUCAS- EM UMA MALINHA, OUTRAS DEPENDURADAS EM PREGOS.
OS DIAS SILENCIOSOS EM MEIO AO VOZERIO, SEM BRINQUEDOS. SEM ABRAÇOS. SEM CARINHO. COM MUITAS PALAVRAS DURAS E NOMES IMPRÓPRIOS IAM PASSANDO , ENQUANTO ELA CUIDAVA DA PRIMINHA RICA DE DOIS ANOS. SÓ CUIDAVA. EM NADA PODIA TOCAR, TAMPOUCO NAS BONECAS OU EM OUTRAS COISAS.
NÃO TINHA COM QUEM FALAR. OU UM OMBRO AMIGO EM QUE COLOCASSE A CABEÇA PARA SE ABRIGAR. TUDO QUE ACONTECIA ERA ELA. APANHAVA ATE PARA COMER. DE QUINZE EM QUINZE DIAS, SUA MÃE A VISITAVA. NADA PODIA CONTAR. TUDO ERA PERFEITO, MESMO QUE SUA VIDA FOSSE COMO UM BECO NO HORIZONTE O MEDO DE SER CASTIGADA SE ESPALHAVA POR SUA MENTE, POR SEU ROSTO. SÓ HAVIA UM PONTE NA SUA VIDA, QUANDO DORMIA, OU MELHOR, TODOS DORMIAM E ELA, SOZINHA, SENTAVA-SE SOBRE O TELHADO DE UM RIO DE JANEIRO DE OUTRAS ÉPOCAS, ALI FICAVA, ÀS VEZES, A NOITE INTEIRA, CONTANDO ESTRELAS E SONHANDO COM FUTURO. NAQUELA ÉPOCA, ELA TINHA UM FUTURO..
CERTO DIA, JÁ DEITARA NA CAMA, COMO SEMPRE FAZIA E, QUANDO, PELO SILÊNCIO PERCEBEU QUE TODOS JÁ HAVIAM PEGADO NO SONO, IA LEVANTAR-SE. NO ENTANTO, ALGUMA COISA MUITO DIFERENTE ROUBOU-LHE A ATENÇÃO.
A CADEIRA PERTO DA CAMA ESTAVA ILUMINADA. TÃO INTENSA QUE NÃO PODERIA SER DE UMA LÃMPADA. NÃO ERA UMA LUZ COMUM. ELA NUNCA SABERÁ EXPLICAR AQUELE MOMENTO. TINHA MEDO DE QUE PERCEBESSEM E A CASTIGASSEM POR ALGUMA COISA. NÃO ERA SÓ A LUZ. ALGUÉM LHE DIZIA:
- NÃO TENHAS MEDO, MINHA MENINA. EU NÃO PUDE FAZER MAIS POR VOCÊ. MAS TE AMO TANTO ESTOU SEMPRE PEDINDO A DEUS POR TI E QUE FORÇAS MAIORES TE GUEM E FAÇAM SUPERAR TUDO ISTO.
ELA OUVIA,E A VOZ CONTINUAVA.
- EU TE DEI ADEUS NO HOSPITAL, MINHA CRIANÇA. DEI-TE UM PACOTE DE BISCOITO DE MAISENA. MAS, PERDOA, EU TINHA QUE PARTIR. EU PROMETI À TUA MÃE QUE TUDO FARIA POR TI. MAS, FIZ OUTRA PROMESSA QUANDO QUASE MORRESTE COM NOVES MESES. EU SEI QUE NÃO ENTENDES. SÓ NÃO TENHAS MEDO. EU TE AMO E AMAREI SEMPRE. TERÁS MOMENTOS MELHORES DO QUE AGORA NA VIDA.NÃO CHORA. EU SOU TEU PAI.... COMO QUERIA TE ABRAÇAR. PORÉM, NÃO POSSO.
A MENINA NADA DISSE, TAMPOUCO CONTOU A EXPERIÊNCIA. A LUZ FOI EMBORA AOS POUCOS E, NESSA NOITE, ELA SE ENCOLHEU SOBRE O TELHADO E, ALI, FICOU, SOZINHA. OLHOS FECHADOS. QUERIA OUVIR DE NOVO E DE NOVO... AS PALAVRAS. A MANHÃ CHEGOU E ELA, SEM DIZER O PORQUÊ, ESTAVA ALEGRE. ATÉ SEUS TIOS PERCEBERAM:
- ESSE TRASTE ESTÁ ALEGRE, HOJE. SERÁ QUE VIU PASSARINHO VERDE (ERA O QUE SE DIZIA À ÉPOCA).
MUITOS ANOS SE PASSARAM. QUANDO ELA, JÁ MORANDO DE NOVO COM A MÃE COMPLETOU DEZOITO ANOS, NOVAMENTE AQUELA VOZ LHE FALOU
- ESTÁS COM DEZOITO ANOS. CAMINHA PELA VIDA, VAIS VENCER.
ELA ASSIM FEZ, NÃO OBSTANTE,TENHA PERCORRIDO TANTOS ATALHOS, ELA VENCEU PORQUE SEMPRE ACREDITOU NO MELHOR E NÃO NO PODER SEDUTOR DO DINHEIRO. NUNCA PERDEU O ROTEIRO DO BEM.
COMO EM PROVÉRBIOS: A ESTRADA EM QUE CAMINHAM AS PESSOAS DIREITAS É COMO A LUZ DA AURORA, QUE BRILHA CADA MAIS ATÉ SER DIA CLARO.” (PROVÉRBIOS 4.18).
NÃO IMPORTA QUE, HOJE, ESTEJA SÓ, ESQUECIDA. NÃO ESTÁ EM UM SÓTÃO. ELA PODE CHEGAR À VARANDA E VER, COMO AGORA, AO CAIR DA TARDE, OS PASSARINHOS QUE PROCURAM SEUS LARES E LHE CONTAM TODOS OS SEGREDOS DO UNIVERSO, COMO AQUELA LUZ. ISSO BASTA.

 
Luandro
Enviado por Luandro em 23/04/2017
Reeditado em 28/04/2017
Código do texto: T5979141
Classificação de conteúdo: seguro