Batman

Fui ver a Sra. Jones no final da tarde. Ela estava me esperando sentada na varanda, fazendo tricô. Me olhou por cima dos óculos quando parei o carro em frente à casa, e sorriu.

- Sra. Jones? Sou Josh Evans, da loja de revistas - apresentei-me.

- Sr. Evans - respondeu ela, erguendo-se e estendendo a mão para que eu a apertasse. - Aceita uma fatia de bolo?

- Creio que prefiro ver o que me trouxe aqui primeiro, senhora...

- Naturalmente, - respondeu ela. - Queira entrar.

Entramos na casa, cuja decoração parecia haver saído diretamente da década de 1950. Só uma TV de LED na parede da sala demonstrava que eu ainda estava no século XXI.

Sentamo-nos à mesa da cozinha, sobre a qual havia um envelope pardo, com um endereço escrito à mão em tinta azul, e autenticação mecânica dos Correios. Ela mostrou-me o envelope antes de abri-lo.

- Isto chegou para mim na semana passada. Foi postado em Minnesota.

- E o remetente é alguém conhecido?

- Veja por si mesmo - retrucou ela, mostrando o verso do envelope.

Balancei a cabeça e ri.

- Sério isso? - Indaguei.

- Me diga você - redarguiu ela, retirando o conteúdo de dentro do envelope.

Prendi a respiração. Depois, estendi as mãos e peguei cuidadosamente uma revista de capa amarela.

- Grande Scott! A "Detective Comics" nº 140, de outubro de 1948! A primeira aparição do Charada contra Batman e Robin!

Folheei vagarosamente o exemplar. Estava em perfeitas condições de uso.

- Quanto vale? - Perguntou calmamente a Sra. Jones.

Fiz uma rápida conta mental.

- Pelo menos 5 mil dólares. Talvez um pouco mais. Naturalmente, como lhe disse por telefone, eu tenho 10% de comissão sobre a venda.

- Sim, claro. Perfeitamente - assentiu a senhorinha.

- Acho que vou aceitar aquela fatia de bolo agora - respondi, recolocando a revista de volta ao envelope.

Comemos bolo com chá e antes de me despedir, eu perguntei à ela:

- Mas "Bruce Wayne" em Minnesota é uma brincadeira, não é Sra. Jones? Quem acha que realmente lhe mandou essa revista? E por quê?

A Sra. Jones riu-se.

- Como vou saber, Sr. Evans? Sou só uma viúva que sobrevivo com uma pensão de ex-combatente. Venha de Bruce Wayne ou do Batman, esse dinheiro será bem-vindo, de qualquer forma!

- Só espero que esse não seja um enigma do Charada... ou teremos realmente que chamar o Batman - retruquei, com uma piscadela.

[10-01-2017]