Árvore da Alegria

Havia um sábio que volta e meia via seus viajantes na frente da sua casa, na sua varanda para melhor expecificar, que de lá passavam a procurar as árvores da alegria, que era chamada por causa da beleza das sua flores, e curvas e cores.

A casa do sábio não ficava tão perto daquela árvore, mas era a mais perto casa que podia se encontrar lá naquele lugar.

Era quarta, o frio beirava a chegar , já era manhã e o sábio lá estava a olhar, um homem subindo sozinho, porém sorrindo e cantando.

Era de se estranhar , pois os homens que subiam naquele lugar para a árvore da alergia, iam sempre com companhia , ou tristes pela vida procurando a alegria.

O homem era diferente já observava o sábio a beira da varanda.

Ia se passando o tempo e o homem sorridente se aproximando, até o encontro do sábio com o sorriso falou:

- Bom dia Senhor, parece ser o sábio do que tantos falam.

-E parece que já contaram das histórias deste local, não ?

O local era meio enigmático, perto da árvore que diziam ter a fonte da alegria, a resposta para uma boa vida, tinha ali o único que saberia do caminho, mas sempre dizia o caminho com enigmas, mas somente uma mulher a 10 anos atrás conseguiria, ela chamava Sophia, e o sábio desde então a apelidava o seu nome de sabedoria.

-Sim, claro. Meu nome é Heitor, como sabe eu estou a procura da árvore da alegria, mas antes queria um pouco de água , seria incômodo? ( Disse Heitor observando o lugar que ficava entre as árvores e ventava sem parar).

-Sim, pode me chamar de Sábio, sinta a vontade, aqui tem uma cadeira se acomode, vou pegar uma água para nos bebermos e daí podemos conversar ( Já sabendo do assunto do qual falar o sábio já estava a levantar).

O Sábio foi na cozinha, com uma decoração de madeira, e quadros decorativos lindos da natureza, pintados por talvez ele mesmo e seus tempos livres. Pegou a água fresquinha e tornou a voltar para a varanda.

O homem parecia ter uns 24 anos, era moreno, os cabelos lisos e pretos, caiam no seu rosto, já o sábio já tinha seus 75 anos, cabelos brancos, e o rosto já muito enrugado.

- Então meu jovem, o quer conversar ( O sábio olhava discretamente para Heitor ao entregar a água).

- Na verdade viajei ate aqui mais pelo conselho do que um enredo de onde a "alegria" possa estar

O sábio confuso tornou a ajeitar na sua cadeira e levantou a sobrancelha e o jovem continuou.

- Minha mulher não tem certeza se somos felizes ou seremos felizes, daí vim pedir um conselho ao senhor, que diz ser tão sábio se há necessidade de procurar a tal "alegria"

- As pessoas não costumam vir até aqui, nessa jornada toda para se perguntar se deve ou não? E isso ? Mas como queira , vamos ver...

- Houve brigas, e um cansaço que já era esperado entre as duas partes, porém nós dois nos amamos e fazemos tudo ficar melhor e se resolver ( disse Heitor se inclinando para o sábio).

- A resposta está aí meu jovem, a mudança da vida é um fato a ser considerado, a alegria está no alcance dos objetivos traçados, na vivência entre os dois e nos caminhos percorridos... ( parecia fácil para o sábio dizer isso ) Faça uma coisa, traga ela até aqui, e descubra se realmente os dois podem descobrir a alegria juntos.

Heitor ficou entregado a essa situação, então se levantou e disse.

- Trarei minha luz até aqui é assim resolverei tudo aqui.

O sábio sem entender muito bem o que era a luz, mas deduziu ser a amada do jovem.

A jornada demorou um dia e uma noite, mas só no sábado de manhã , os jovens subiam o caminho é percorriam tudo aquilo juntos. Estavam de mãos dadas, ela também sorria e cantava, era morena , de cabelos castanhos, olhos brilhavam ao olhar do jovem ao seu lado.

O sábio ali já esperava, parecia prever quem chegava, já com dois copos de água para os convidados e uma xícara de chá para ele próprio sentado na beirada da varanda.

Os jovens chegaram , sorrindo e se acomodaram.

- Bom dia Heitor, como sua amada chama ? ( Disse o sábio olhando para a moça).

- Certamente já te falei sábio, Luna, o nome dela é Luna, que significa luz, a minha luz ( Pegando a mais de Luna, Heitor sorria).

- Pois bem, sem rodeios hoje é sábado e pretendo ter um almoço especial e não quero me atrasar, pretendem procurar a árvore da alegria ? ( Disse o sábio olhando para os dois ).

- Antes de nós dar um enigma sábio, podia nos tirar umas dúvidas ( disse Luna meio confusa ).

- Certamente!

- Temos tudo, mas ao mesmo tempo a incerteza ronda nossa casa, o que fazemos?

- Procure a verdadeira alegria, esta mais perto do que vocês imaginam...

- Lá vem os enigmas ( Heitor já se preparava ).

- Tanto com a mão direita ou esquerda eu vou te explicar, seguindo ao seu olhar, esquerda do mar vai vibrar, e quando tocar na árvore da alegria , vai sentir ela pulsar... Poucos que viram ou sentiram da árvore da alegria falaram, de suas curvas e cores, mas nenhum conseguiu explicar realmente o quê significava, mas são falavam que ali era a árvore da alegria.

Depois de tanto falar, Heitor já não aguentava mais de tantos enigmas, estava inquieto.

- Enigmas, enigmas, e a sua felicidade sábio ? Onde está ? Achou ela para poder falar onde possa ficar ? ( Disse Heitor tentando confrontar o sábio).

Até que um silêncio beirou, a moça que tão confusa estava antes já sorria para Heitor, seus olhos brilhavam , a luz dela radiava e seu nome fazia jus ao significado.

O sábio, ficou incrédulo, ela acabará de descobrir .

- Eu sei onde está, descobri o caminho da verdadeira alegria e vamos ter a certeza juntos meu amor ( Falou Luna com sua voz suave).

Riu baixo o sábio até dizer:

- Não é possível, a única que descobriu foi a sabedoria! ( Disse o sábio se referindo a Sophia).

Então Heitor entendendo, de um jeito que parecia estar conectado a Luna.

- Além de sabedoria, você precisa ver a luz, mesmo que no fundo do túnel, ela é o caminho ( Riu Heitor fazendo um trocadilho ao apelido de Luna)

- Siga na direção do seu olhar, com o braço direito ou esquerdo da para explicar, vire a esquerda onde a o mar... O coração eu vou encontrar, a mão eu vou colocar, sentir e não conseguir decifrar, aqui está a árvore da alegria, o coração do meu amor , Heitor eu tenho certeza da nossa alegria... ( Disse Luna com todas essas palavras)

Até que o sábio se levantou e sem dizer nada, pegou num quadro e terminou de escrever no que ali estava escrito....

O amor e alegria estamos a encontrar, mas temos que ter nessa caminhada muita ..... e Sabedoria

Então escreveu nesse espaço pontilhado a palavra Luz.

Apenas sorriu e pôs a entregar ao casal que sem entender iriam ler ao pegar , o quadro com esta frase, o sábio foi pego e foi se a entrar, para encontrar sua alegria, sua amada já tinha acordado e queria almoçar.

-O amor e alegria estamos a encontrar, mas temos que ter nessa caminhada muita Luz e Sabedoria! ( Disse o Heitor, beijando a amada).

"Contos de Luna e Sophia"

Mateus Tavares
Enviado por Mateus Tavares em 16/08/2017
Código do texto: T6085661
Classificação de conteúdo: seguro