Conto #009: SENIL APAGÃO

SENIL APAGÃO

Conto #009

_ Deves procurar um especialista, Amim!

_ Por que, Rúshia? Não estou doente!

_ Mas esses seus esquecimentos constantes não são nada normais. Já marquei consulta com o Neuro. É hoje, às 15h 30min. Nem pense em não ir! É pro seu próprio bem.

_ Tá bom! Tá bom! Se isto lhe deixa tranquila, eu irei, sim. Tá mais tranquila?

_ Sim, estou!

Às duas em ponto, GPS programado, Amim se dirige ao especialista marcado por sua esposa. Após preenchimento da guia do convênio, senta-se e aguarda sua vez. Após longos minutos de espera, a atendente chama seu nome. Entrando no consultório, olha bem o nome do médico para não dar vexame...

_ Com licença, Dr. Eugênio! Bom dia!

_ Bom dia, Sr. Amim Nésius! Entre e sente-se. O que o traz a mim?

_ Pois é, Doutor! Lembrava até há pouco, mas é como se evaporasse tudo. Não consigo me lembrar. Minha mulher até fez algo para que eu lembrasse. Danado é que não consigo visualizar o quê. _ Responde o moço todo aflito

_ Se acalme, homem! Acontece! Todos nós temos lapsos de memória. É natural. Uns mais, outros menos. Mas espere...

_ O que foi, Doutor?

_ Que papelote é esse aí enfiado sob sua aliança?

_ Oche, Doutor! Como isso foi parar aí? Não tenho a menor ideia.

_ Deixe-me ver! Parece um lembrete. E é... Hum! Hum! Posso ler?

_ Claro! Faz favor!

_ Vejamos... “Esquecimento constante das coisas mais triviais: Não se lembra onde guarda as coisas; guarda correspondências na geladeira, comida na estante; sai para um canto e chega noutro completamente diferente; tem apagões no trânsito em sinais demorados...”

_ Eita! Foi mal! É que eu sempre esqueço de tudo. Até esqueço que esqueço de lembrar. É muito confuso, Doutor! Outro dia, esqueci minha rubrica no banco. Noutra ocasião, foi minha senha e até bloquearam o cartão por causa disso. O que é que eu faço, doutor? Acho que estou sendo deletado! Tenho medo de acordar e não saber nem quem eu sou!

_ Calma, homem de D'us! Pra que esse desespero? Não sabemos ainda se você tem ou não esse ou aquele problema. Aguarde os resultados dos exames, que estou a pedir e depois a gente se preocupa ou não. Por que sofrer por antecipação? Assim só pioram as coisas.

_ Tá bem, Vou tentar me controlar, mas não é nada fácil! Só lembro mais do que aconteceu há muito tempo. Até coisas, de quando tinha dois anos, me recordo. Agora, coisas de pouquíssimo tempo, não consigo lembrar. É ruim demais, Doutor! Vou a outro aposento buscar ou fazer algo e o mínimo fato que me rouba a atenção, apaga o que ia fazer.

_ Já disse e repito. Calma! Somente espere até saírem os resultados. Faça neuróbica.

_ Neuro o quê?

_ Neuróbica. Exercícios para manterem os neurônios em atividade, operantes, em franca operação. Procure anotar tudo o que você vai fazer durante o dia. Elabore uma agenda. Anote os compromissos, dia e hora. Crie uma rotina a cumprir diariamente, como se disto dependesse sua vida. Procure escrever. Componha poesias, canções. Escreva contos, novelas, trilogias...

_ Espere um pouco, Doutor! Mais devagar! Estou tentando escrever o que diz.

_ Não se preocupe! Vou deixar tudo escrito. Faça um roteiro sistemático. Na segunda-feira, visite o Split. Na terça, o Nino. Na terça leve a Rúshia para jantar fora. Na quarta, leve as crianças para o parque ou ao cinema. Na quinta, bata bola ou um vôlei com os amigos. Na sexta, visite o Od e Susana. No sábado, Leve toda a Família para o Shabbat e no domingo, leve-os ao clube de natação ou vá ao açude e faça uma bela pescaria. Faça um rodízio dessas rotinas de vez em quando. Assim, você mantém a mente em operação e retarda o seu envelhecimento. De quebra, viverá mais.

_ Estou gostando. E se esquecer de fazer isso ou aquilo?

_ Amim, todos nós corremos o risco de esquecer. É natural. A rotina, agenda, roteiro etc. nos faz lembrar dos compromissos e ainda nos ajuda a administrar melhor nosso tempo. E ainda vai sobrar muito tempo para o lazer. Experimente e verá. Crie um banco de ideias. Qualquer assunto que pintar na telha, desça-o logo para o banco de ideias antes que se apaguem da memória.

_ Valeu, Doutor! Vou cumprir à risca o que me orienta.

_ Pois sim, Amim! Volte em 60 dias para reavaliação e não se esqueça de trazer o resultado dos exames que solicitei. Tome regularmente a medicação conforme a receita.

_ Voltarei sim, mas se lembrar.

_ Não se preocupe. Minha secretária ligará lembrando um dia antes do seu retorno. Mas crie o hábito de utilizar a agenda do seu celular ou do navegador pelo qual navega na Internet.

_ Boa ideia! Valeu, Doutor! Até a vista!

_ Até, Amigo! Boa sorte! D'us te abençoe!

_ Amém! A você também!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 20/06/2014
Reeditado em 02/07/2014
Código do texto: T4852730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.