Carta ao povo brasileiro

Prezados brasileiros,

Não dá para sentir orgulho de ser brasileiro vendo o rumo que o Brasil está tomando: políticos tando de direita quanto de esquerda envolvidos até à medula em escândalos de corrupção que apenas revelam o total descaso dos que deveriam nos representar, eleitos graças a nós, com o compromisso assumido, enquanto os velhos problemas que nos afligem há anos não são resolvidos. Aliás, em toda época de campanha, os políticos que só lembram que existimos quando querem nossos votos usam esses problemas para fazer belos discursos prometendo que nos darão mais saúde, educação e segurança.

Toda época de eleição é o mesmo discurso feito por candidatos que posam de "herói da nação", "salvador da pátria" e tantos outros títulos que já nos cansaram, porque há vários anos temos escutado essa velha conversa que depois será esquecida, pois os problemas do povo não são problemas de quem está no poder, ocupando cargos importantes e dispondo das mordomias proporcionadas pelos cargos.

Será que pensam que somos idiotas e não percebemos que é sempre assim: um candidato com postura messiânica surge dizendo que, desta vez, fará o que seus antecessores não fizeram, usando a nossa esperança cansada e manipulando a ânsia por ver o Brasil se tornar o país que pode ser?

Há quantos anos ouvimos que o Brasil é o país do futuro sem ver esse "futuro" se tornar "presente", concretizar-se? Continuamos sendo um país de péssima educação, onde os criminosos se sentem livres para estuprar, roubar e matar e pessoas morrem nas filas dos hospitais! Mas por que um deputado, senador, prefeito, governador ou presidente, que não anda nas ruas correndo o risco de ser assaltado e pode pagar um bom médico se importaria?

Acontece que tudo que esses nossos representantes prometem e não cumprem é um direito nosso, muito nosso! E, sendo nosso direito, é para clamarmos, embora eles ajam como se não pudessem nos ouvir. A questão é esta: até quando clamaremos? Devemos nos fazer tal pergunta porque nenhum dos problemas do Brasil é insolúvel e não é possível que todos os nossos políticos sejam tão incapazes de resolvê-los. Mas o que faz com que nunca os resolvam? Será apenas desinteresse? Por que se preocupar com o povo podendo garantir os interesses do seu partido e o próprio, não é?

Fala-se que o povo brasileiro não sabe votar, escolhe mal. Bem, podemos culpar apenas os eleitores, acusando-os de não ter educação política? Será que, num país com uma educação tão pobre, onde tantos passam de anos mal sabendo ler, dá para exigir que a grande massa seja politizada acerca dos seus direitos e cidadania?

Talvez os dignos representantes dessa nação não queiram que o povo seja educado politicamente e por isso mesmo não investem na educação, que é o que faz uma nação realmente progredir. Podemos provar isso com os exemplos da Finlândia, Noruega e Coréia do Sul, que hoje são grandes países. Eles investiram em educação e foi isso que os transformou em modelos de nações desenvolvidas. Mas os políticos do Brasil não investem no seu povo, já que um povo sem educação é fácil de enganar.

Por não investir no povo, não se pode formar cidadãos críticos, conscientes e nem profissionais qualificados. Consequentemente, permanecemos sem ver o Brasil crescer.

Agora, com essa podridão toda que vem à tona, além da grande incerteza em relação ao futuro do nosso povo, sentimos uma imensa raiva por ver que a sujeira era muito maior do que nossa imaginação tinha concebido.

Uma cidadã indignada