Carta de incentivo

Estimado Renato Silva,

Antes de qualquer coisa, parabéns por sua página! Fico imensamente feliz em ver-te desenvolvendo aos poucos os teus dons para a escrita. Para escrevermos dependemos de 10% de inspiração e 90% de técnica, por isso, escrever é arte. Não mires somente no sucesso, mas sim no que de bom tu tens para oferecer às pessoas. Como em qualquer outro seguimento da arte, também na escrita precisamos estar em constante atividade: lendo, escrevendo, escrevendo e lendo. Não se faz um bom escritor se o mesmo não for também um assíduo leitor. Leia bastante e se aprimore a cada dia.

As vezes nem sempre temos o reconhecimento de nosso trabalho, mas isso não deve ser a nossa preocupação, e sim de termos prazer em brincar com as palavras, e levar as pessoas a olharem através de nossa ótica. Por isso, ao escrever, pense em seu leitor e não o entregue qualquer texto, sem antes dar uma boa lida, reescrita — se possível.

Termino fazendo das palavras do poeta José Paulo Paes, em seu livro É isso ali, as minhas: "A poesia não é mais do que uma brincadeira com as palavras. Nessa brincadeira, cada palavra pode e deve significar mais de uma coisa ao mesmo tempo: isso aí é também isso ali. Toda poesia tem que ter uma surpresa. Se não tiver, não é poesia: é papo furado.”

Siga firme, e um boa jornada pelo mundo mágico das palvras, bem vindo!

Brasília, 10 de agosto de 2017.

Abraço fraterno de seu irmão Assis Silva!