O AMOR ALÉM DE UM CÓDIGO DE ADOÇÃO

Abro há vários dias todos os dias uma tela fria do computador. Consulto gente que precisa de amor, de afeto e acolhimento. Vejo rostos de todas as cores, corpos de várias idades, trio de irmãos, quarteto de irmãos com cara de quem precisa de abraço e muito mais que um presente no dia 12 de outubro.

Vejo gente com olhos gritando por esperança, por um clique, por uma chance depois de tantos desafetos e histórias de resistência. E o que é um número? O que é um ícone de mais informações?

Não posso pegar a imagem e mais nada por compromisso judicial.

Mas ele está lá. Está lá como muitos que parecem ter passado da hora, que já é tarde, que não é o perfil desejado por mais de mais de 7 mil.

E não era o meu número também. Não cabia no número processual.

Menino 086, negro, saudável, 12 anos. Vieram-me as perguntas silenciosas. Por que não foi desejado? Por que não foi adotado se é tão lindo e saudável? Por que 086 ainda está lá?

As respostas invadiram a alma. Porque haveria de ser. Porque o amor guarda um tesouro. Porque quem espera sempre alcança. Porque o amor haverá de ser no tempo de nascer.

Guardo escondidas as duas fotos em print, as quais ao serem comparadas me dizem que 086 está há uns 3 anos abrigado. Não é o perfil de ninguém. E o que é um perfil para o amor?

Olho para o quarto vazio. 086 poderia estar dormindo nesta cama, mas 086 está acima do perfil. Olho a piscina banhada pelo sol e imagino que 086 ficaria feliz com um mergulho aos domingos, que poderia sair da tela fria do computador.

Subitamente mostro a imagem linda ao suposto pai. Olhe 0 086 como é lindo! E ele pergunta-me: como a gente faz para saber mais? Ora, na verdade, embora seja um negro lindíssimo, ele é muito velho para chamar de pai, tem 12 anos, mas é como eu, forte e capricorniano, deve ser assim resistente, determinado, guerreiro, tímido, discreto, amoroso e comedido. Ele nasceu um dia depois de meu dia.

Por que o amor precisa de perfil, de tamanho, de peso e de medidas?

E se ele nos adotasse, se ele quisesse, mas se aparecerem outros pais não seríamos os mesmos escolhidos e preferidos.

A verdade é que o amor precisa nascer. O amor encurta distâncias e precisa transbordar até o abrigo e de lá para casa.

(Texto escrito para alguém muito especial que não posso escrever o nome).

ROSIDELMA FRAGA.