Para Meu Pai

Para Meu Pai

Pai,

Sinto muita saudade de você. De nossos passeios pela manhã no pomar que ficava atrás da casa. Seu andar devagar, sua calma, seu falar, seu dizer... Sua alma sempre abismada. A vida era um milagre pra você.

Saudade da sua paciência, do seu olhar. Saudade de sua sabedoria ao falar, ao dizer das coisas e de você. Saudade se sua sapiência. Seu não julgar, não dar sentença. Sua firme posição de que de maneira certa ou da maneira errada todos no fim tem razão. Pai, que saudade de suas palavras, e como dói no coração.

Sinto tanto tua falta. O chá do fim de tarde que tomávamos na varanda. Você ficava encantado com o sol dourando a terra, sumindo no horizonte, lá bem longe atrás dos montes... A nossa vida na Serra. Ouvir bem cedo o arrastar dos seus pés descendo as escadas. Batendo o seu cajado nas tábuas do assoalho. Parando de andar em andar admirando a obra de suas mãos. Olhando as cisternas, os porões. Era uma casa tão grande quanto você pai, ainda assim; parecia não lhe caber.

A sua comunidade pai, ela não existe mais. Depois de sua partida o seu sonho se perdeu. Tudo ruiu tudo partiu, tudo caiu pai. Na sua morte, tudo aqui faleceu. Pai, não fique triste e não se ofenda; mas aquele sonho de vida pai, ele era só seu. Todos os a sua volta eram apenas personagens do sonho bonito que você sonhou. Você, e só você pai; o viveu pleno e intensamente. O criou como a um filho querido. A ele dedicou toda a vida, sou testemunha disso. Eu sentia até ciúmes do teu sonho. Sentia inveja do quanto você o cuidava e protegia. Como um bom pai defende seu amado filho, você o defendia. Tudo o mais lhe parecia tão pequeno, tão sem importância. Sabe pai tenho na lembrança os momentos de nossas refeições. Nós as fazíamos como verdadeiros rituais. São lembranças tão vivas, tão reais que sinto o cheiro da batata doce; da carne seca; da tapioca com manteiga e café. Você gostava de queijo com rapadura. Ovos cozidos com azeite e coentro. Sabia dar valor a comida e fazia de cada refeição simples um banquete especial. Aprendi muitas coisas com você. Aprendi que não basta tomar banho, tem que se apreciar o banhar-se. Mesmo o deitar e dormir; o levantar no outro dia, até mesmo o trabalhar não eram uma rotina. Eram momentos especiais. Cada um ao seu tempo, ao seu momento recebia de você toda a atenção. Sim pai; disso tudo eu me lembro, e guardo no coração.

Quero que saiba que eu te amo muito guardo o teu belo sonho comigo. Fica em paz pai querido. Minha benção.

Seu filho.

Farias Israel
Enviado por Farias Israel em 22/07/2017
Código do texto: T6061833
Classificação de conteúdo: seguro