De Chechel a Mimita

Querida, darling, liebe, pasión

Em meio ao mar de lama em que se converteu a capital federal, me purifico, sabe-lo bem. Do lustro e meses de nosso convívio ordeiro e republicano muito saber e sabor hauri em termos de ensinamentos - até na singela e bela arte do pedalar. E a ti, timoneira de truz, rendo meu pleito de gratidão. Tamanho é que deixo Chela sozinha no seu petit-déjeûner para cumprir o sacro dever de manter viva a chama de nossa correspondência.

O missivismo é o fio condutor de nossa história e vê quão bela a sua trajetória: a Carta de Caminha, o Manifesto dos Inconfidentes, a Carta de Getúlio, a Carta Inicial que te enviei em fins de 2015, e agora essa Cartada minha, de Anônima Intimidade a Mandotário do País da Verdade...

É missão, sacerdócio, sacro negócio de que não abro mão. Consoante já sinalizei à imprensa, quaisquer dos meus Varões de Plutarco que se sentirem desconfortáveis diante da pororoca de acusações maldosas e aleivosas, que queiram apear-se de meu governo, têm a minha compreensão - e compensação.

Lembrar-te-ás bem de que ao impoluto Jucá quiseram impingir a pecha de conspirador golpista, obstrutor da Justiça - sem comprovações? Pois bem, aliviando-o dos pesados e maçantes encargos do Planejamento e Gestão, fi-lo articulador das reformas e do apoio à governança. E segue aí, firme e altaneiro feito um jequitibá e, dizem línguas maldosas, quiçá, invejosas, ainda viril apologista de Baco.

Implacável praticante da Justiça, alcei Alexandre à suprema Magistratura, sempre cioso de suas capacidades, apetência e retidão. Cabeça das mais brilhantes que já surgiram sob este nosso lábaro estrelado.

Noto que por vezes, na ânsia de iluminar-me os passos suscitas algum ou algoutro nome e os recebo sempre com acendrado interesse e gratidão. Entretanto, em virtude do enxugamento que promovo na pesada máquina governamental as vagas se afunilam e a concorrência abunda. É um permanente senso de equanimidade que me, portanto, muito ponderar sobre as escolhas. E como tens visto, meus índices de acerto são bastante elevados. Se algum acidente de percurso ocorre, é logo sanado, ou senado, sem percalços ou quebra de continuidade governativa.

Mas guardo com todo carinho e admiração nomes como o da Doutora Paschoal e do douto Ives, nosso Gandrinha. Todavia, não acho ainda oportuna a indicação de uma mulher ou de um celibatário para o jogo bruto do primeiro escalão. Ali, literalmente, quebra-se o pau, e lhes seria portanto constrangedor vivenciar ou mesmo testemunhar certos embates.

Não foi sem razão, nesse contexto, que te despojaste das sutilezas femininas para falar virilmente diante de um grupo sempre disposto a praticar o poder na sua mais crua acepção. E galhardamente o fizeste, sem - perdoa-me a linguagem coloquial - sem abrir as pernas à sanha do capital pecado dos desvios e outras inaceitáveis apropriações.

Mas vamos em frente. Vejo luz no fim do túnel. Um tanto mais cara, em função da crise hídrica e doutros componentes imprescindíveis ao superavit primário.

E como vês, tudo na mais perfeita ordem e sequência de avanços. Breve breve aprovaremos as necessárias reformas e tiramos o País da UTI, utilitariamente, Uti possidetis.

Avisa-me se voltares à Suíça. Terei umas encomendas de queijos.

Por ora, beijos, sobejos.

Ciao querida,

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 20/04/2017
Código do texto: T5975918
Classificação de conteúdo: seguro