Mulher, amiga, ex-inimiga, cara desconhecida… Desculpas, de coração!

Pedir perdão nunca é bom. Dele já se subentende um erro, algo que não deveria ter sido feito ou dito. Todavia, pedi-lo, por si só significa tê-lo reconhecido, embora não anule seu efeito. Ainda assim, não me envergonho por pedir: perdão! Desculpas, de coração!

Me perdoa se de alguma maneira eu lhe machuquei com olhares tortos para a sua roupa ou para o seu comportamento. Me desculpa se já falei mal de ti porque lhe considerei “fácil demais”, metida demais, exibida demais. De coração, me perdoa!

Me desculpa se algum dia já competi contigo, se já lhe desejei mal, se julguei erradas as suas escolhas ou se zombei das consequências que uma decisão errada (ou certa, quem sou eu?) lhe causou. É sério, me perdoa mesmo. Estou lhe pedindo!

Perdoa a minha falta de empatia e sensibilidade se flertei com seu paquera, amigo ou namorado, simplesmente para satisfazer meu ego, ignorando seus sentimentos. Não posso dizer que não fiz por mal, fiz conscientemente. Mas me arrependo… com todas as forças que tenho, me arrependo, sim! Desculpa!

Lhe peço, de coração, que me desculpe por não ter percebido que lhe machucando, lhe julgando ou competindo contigo, machuquei a nós duas. A nós todas. Não deveria ser assim. Não somos inimigas. Não devemos ser inimigas.

Fazer um pedido de desculpas justificando os erros com argumentos vazios nunca é uma boa saída. Mas lhe peço com carinho, por favor, leia os meus. Eles têm explicação: fui criada para lhe ver como inimiga, quando deveríamos ser estimuladas a nos ajudar. Por anos a fio, eu, minha mãe, minhas avós, minhas bisavós e toda uma geração antes da gente perpetuou uma ideia errada sobre a relação que deveríamos ter. E eu demorei tanto para perceber isso.

Mas, de coração, me desculpa! Descobri tarde uma palavra que deveria ter guiado minha relação com você: sororidade. Na verdade, não a descobri sozinha. Ela veio acompanhada de significados que hoje mudaram totalmente a mulher que sou. Se você não a conhece, convido-lhe a conhecer.

Lhe reforço o anseio que tenho pelo seu perdão. Desejarei a você sempre coisas boas e consciência de que não somos rivais. Mas, por favor, lhe peço desculpas, de coração.