Carta de Intenção para Aluno Especial - Doutorado

Prezado Sr.,

Venho, por este meio, apresentar a minha Carta de Exposição com a finalidade de ingressar como Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O meu interesse tem relação com a minha experiência com o Programa, do qual fiz parte como aluno regular da 1ª Turma de Mestrado em 2010.

Relembro que o privilégio de participar da 1ª Turma de Mestrado da UFOPA foi uma experiência única, recheada de expectativas, emoções e aprendizado. A concorrência na seleção foi altíssima. Havia enorme preocupação com a qualidade do curso. A pressão pelo desempenho dos alunos era intensa. Os selecionados, em sua maioria, tinham nível de qualificação bem elevado e também cobravam bastante.

A UFOPA estava estruturando-se como instituição e, como o curso de Mestrado era o primeiro, não havia muitas referências de trabalhos, pois os próprios grupos de pesquisa estavam se estruturando também. De modo geral, o resultado foi muito bom. O curso se tornou uma referência e abriu as portas para muitos Programas de Pós-Graduação da Universidade.

Pude acompanhar outras turmas e percebi o quanto foram melhorados os procedimentos da Coordenação do curso, além do aperfeiçoamento dos grupos de trabalho e de suas respectivas pesquisas/ dissertações apresentadas.

Tive enorme satisfação pela conclusão desse importante curso dentro do prazo, tendo a satisfação de apresentar uma Dissertação de alto nível. Nos anos seguintes colhi frutos desse esforço com a publicação de diversos artigos em revistas científicas.

Já militava na área florestal/ambiental e ainda continuo. Dei sequência em minha atuação profissional em inúmeras pesquisas e projetos técnicos, ampliando minhas experiências por outras áreas do conhecimento. Após percorrer alguns estados, retornei recentemente à região como Consultor de um projeto de reflorestamento de uma empresa multinacional.

A sensação de realização por ter feito parte da UFOPA ainda me acompanha, e pretendo ingressar no Doutorado.

Acredito que a Disciplina: “Grandes Projetos e Governança Socioambiental” contribuirá para o meu crescimento profissional, bem como servirá significativamente na estruturação e desenvolvido do pré-projeto de Doutorado que estou elaborando.

Cordialmente,

Santarém - PA, 25 de março de 2017.

João Vale dos Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Abril de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 18/04/2017
Reeditado em 29/08/2021
Código do texto: T5974016
Classificação de conteúdo: seguro