Querido papai

Querido papai,

Resolvi escrever essa carta pra você, apesar de estarmos em plena era digital na qual se pode enviar um e-mail, uma mensagem via whatsap, ou mesmo telefonar via fixo, celular, inclusive com imagem e tudo, se quisermos. Talvez eu tenha optado por esse meio por não acreditar que no além já exista toda essa tecnologia. Ou ainda, por que sou romântica e acho interessante essa ideia do registro no papel. Passa-me a impressão ser algo que se torna eterno, mesmo o papel ficando amarelado com tempo, ainda assim, estará marcado por minha letra, por meus sentimentos, minhas emoções e impressões.

Então papai, não sei por que te chamei de querido. Creio que seja pelo fato de eu ter tanto desejado ter um pai. Você não foi querido, não foi um bom pai. Até hoje me pego a imaginar como seria ter um velho (no mais carinhoso sentido da palavra velho) presente em minha vida. Um pai para me aconselhar, para me proteger, para me amar. Um avô para brincar com meus filhos, ensinar-lhes sobre coisas bobas e sobre coisas importantes; fazer-lhes cócegas na barriga até chorarem de tanto rir, me dar bronca quando eu brigasse com eles, protegendo-os e mimando-os como fazem os avós. Mas você escolheu outro caminho. Escolheu ficar distante, esquecer de suas duas filhas. Que feio papai! Isso não é atitude de pai de verdade. Eu e minha irmã mais nova perdemos muita coisa. Perdemos o sentido de proteção, a segurança de se sentir cuidada, os ensinamentos; as broncas quando fazíamos alguma arte de criança. Perdemos aquelas brincadeiras de pais quando jogam o filho para cima e o amparam nos braços - isso deve dar um friozinho na barriga. As mães entram em polvorosa quando pegam os companheiros fazendo isso com os filhos, mas no fim tudo vira gargalhada. Pai perdemos seu abraço, seu colo, seu olhar de reprovação nas traquinagens, seu olhar de cumplicidade quando levávamos bronca. Sabe pai, ficaram sérias cicatrizes por conta das dores que essa ausência nos causou. Você papai, não nos deu nem seu sobrenome. Ficamos eu e minha irmã relegadas aos cuidados da minha avó, que já era idosa. Apesar disso ela teve compaixão, amor, entrega e, a despeito das suas dificuldades físicas e financeiras, cuidou de nós.

Mas, pai, você também perdeu muita coisa boa. Não me viu vibrar quando aprendi a falar “prato” aos quatro anos de idade. Pois é, eu falava “plato” e uma prima sempre me corrigia, até que um dia fiquei repetindo: “plato, plato, plato, plato, .... De repente, P-R-A-T-O! Gritei de felicidade e saí em disparada para avisar a prima: ___ Lucinha, Lucinha, eu consigo falar prato! Imagine como a felicidade está nestas pequenas coisas. Criança é assim e até hoje lembro dessa felicidade, dessa conquista. Você perdeu papai quando aprendi a ler e o quanto eu gostava dessa atividade. Éramos bem pobres, não tínhamos livros em casa a não ser a bíblia, mas eu lia tudo, até bula de remédio quando encontrava uma jogada no chão das ruas da cidade. Você perdeu papai quando eu fui crescendo, ano após ano. Você perdeu de secar minhas lágrimas, perdeu meus risos. Você podia ter me ajudado com as tarefas de matemática, mas você não quis. Você perdeu quando, ainda adolescente, eu me apaixonei por aquele garoto de olhos azuis, colega de sala, no ensino médio. Você perdeu de receber o pedido dele para ser meu namorado. Você perdeu de me consolar e aconselhar quando o namoro terminou e eu fiquei triste. Você perdeu de ver minha felicidade quando consegui meu primeiro emprego, quando recebi proposta de trabalho para mudar de cidade. Você perdeu quando, já mais adulta, me apaixonei pela segunda vez, perdeu de receber o pedido de casamento a ser feito pelo meu namorado, perdeu de conhecer seu genro bonitão e brincalhão. Você perdeu minha festa de formatura. Você perdeu de me ver linda, grávida do primeiro, segundo e terceiro filho. Você perdeu de conhecer seus lindos netos. Eu não sei o que você ganhou ao longo da sua vida, mas sei que você perdeu muita coisa boa.

Agora não dá mais tempo de nada papai. Você fez a grande viagem. Aquela com passagem só de ida. E eu nem sei seu endereço, por isso vou colocar essa carta em uma garrafa e jogar no mar. Espero que qualquer dia você a encontre e leia. Espero te perdoar.

Na bíblia está escrito que temos que perdoar para sermos perdoados. Você me deixou essa missão a qual para mim é tão difícil, pois eu só queria você papai e você não me quis e, me dizem que sem te perdoar eu não serei feliz nem aqui, nem em outra vida.

Papai vá ser feliz com suas escolhas e deixe eu ser feliz com as minhas. Que Deus te perdoe e me perdoe.

Boa sorte pra você.

JANET VITAL
Enviado por JANET VITAL em 15/03/2017
Reeditado em 15/10/2019
Código do texto: T5941704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.