Estrada de Acesso ao Alto da Serra da Estrela

Como se está a viver em Portugal...

“Como se está a viver em Portugal nos dias de hoje”, é uma Carta minha em resposta ao texto recebido por mim, através da ONG Portugal Club,  do Senhor Coronel da Força  Aérea, José Alberto Morais da Silva (Data Vênia)  uns oito anos atrás,  e que eu recuperei aqui dos meus Blogs. Compartilho aqui com os meus Leitores e acrescento o velho chavão… Está tudo como D’antes no Quartel de Abrantes!   
Lisboa:  06 de Maio de 2008
 Bom dia. 
Aqui vos envio um artigo sobre o que se está a passar em Portugal.
Como nenhum jornal cá do sítio iria publicar tais notícias, a conselho de um amigo, envio-vos a escrita”. Com os melhores cumprimentos
José Alberto Morais da Silva
Coronel da Força Aérea Reformado
+++++++++++++
Os Portugueses devem estar adormecidos!
Para cumprir a descida do déficite orçamental para 3% e impedir a ruptura financeira da Segurança Social, o Governo tem vindo a obrigar a apertar o cinto aos pobres Portugueses ( não a todos, claro, pois as desigualdades são cada vez maiores).
No entanto, para comprar viaturas topo de gama para tudo o que é governantes, juizes do Tribunal Constitucioanl, administradores de empresas públicas,etc., não há limitações!
Até já há distribuição de subsídios de dois milhões de euros para um jovem aspirante à Fórmula 1.
Publicam-se as pensões de reforma ditas “milionárias” ( entre 2500e 5500 Euros, pensões que significam uma vida de trabalho, normalmente acima de trinta anos) e não se publicam as pensões dos administradores e dirigentes da CGD, EDP, GALP e outras empresas públicas ( entre 15000 e 35000 Euros) que em alguns casos apenas trabalharam naqurelas instituições quatro a seis anos.
Então a esses não se aplicam as regras gerais ?
Não vale a pena indicar mais casos, mas é bastante claro, que a juntar à classe dos “Famosos”, “ Figuras Públicas”, “ Jet- Set” e outras, há também a classe “ Cidadãos de 1ª classe” e “ Cidadãos de 2ª classe”.
Destruiram-se vários sistemas de apoio à doença, sem se cuidar de pôr em prática, sistemas alternativos.
No que respeita ao pessoal civil e militar das Forças Armadas, decidiram abrir os Hospitais Militares a outros utentes.
Com maior ou menor dificuldade, esses hospitais apoiavam o pessoal das Forças Armadas e seus familiares.
Agora, estão entupidos com os outros utentes, as esperas para marcação de consulta são enormes, não se consegue marcações por telefone, há que ir para as filas pelas seis da manhã, sem garantia de conseguirem qualquer marcação e sujeitos a troça e conflitos com os novos utentes.
Será assim tão difícil, criar um sistema de marcação de consultas, via telefone ou e-mail, para  pessoal das Forças Armadas, civil ou militar e seus familiares e apenas aceitar marcações para outros utentes para as vagas que restarem?
Bastava que as marcações fossem feitas, por exemplo, das 08:00 até às 12:00 para o pessoal militar ou civil das Forças Armadas ( na Reserva, na Reforma ou no Activo) e seus familiares e das 14.00 até às 17:00 para outros utentes.
2. Os lucros escandalosos da Banca

Não contentes com os lucros fabulosos que obtêm, querem agora impor uma taxa de 1,50 Euros por cada levantamento ATM!
Onde está o Governo? Quem manda em Portugal? A Banca ou o Estado?
Basta que o Governo , que ainda é o dono da CGD dê ordem a essa instituição para que o abuso de mais essa taxa acabe.
É para impedir qualquer possibilidade de intervenção nos abusos da Banca que se pretende privatizar  a CGD.
Deixando o Estado de poder intervir na Banca, vai ser um “ fartar vilanagem”!
3.O preço dos combustíveis.
Outro escândalo.
Apesar do aumento em Dólares,  o preço em Euros pouco aumentou.
As petrolíferas já ganharam 1.000 milões em quatro meses e o Governo 250 milhões.
Que roubo mais descarado.
Aqui também bastava que fosse dada ordem à Galp para diminuir os preços e as restantes petrolíferas teriam de baixar também.
Mas o que se vê?
Milhões vão para o Governo e a Banca, à custa do sacrifício do Zé!
4. A Justiça que temos. 

Não satisfeitos com a lentidão e ineficácia da Justiça, produziram um novo código que continua a permitir:
 - O escãndalo dos recursos que tem permitido que condenados a 15 e mais anos de pena, findo o prazo da prisão preventiva, sem decisão sobre o recurso, tenham de ser libertados!
 - Ladrões com largo cadastro, continuem em liberdade aguardando o desenvolvimento dos vários processos!
 - Mulheres maltratadas, são obrigadas a continuar a viver na mesma casa com quem as maltratou, sob pena de perderem o direito à casa se houver divórcio, pois os réus, se se apresentarem voluntáriamente às autoridades, aguardam em liberdade o julgamento!
  - Energúmenos que invadem Esquadras da PSP, Postos da GNR e agridem agentes da Autoridade, em vez de ficarem em prisão preventiva até ao julgamento, são libertados!
 - O direitro de apresentar recurso por qualquer razão, sem que haja um filtro que evite abusos como, por exemplo, o não se concordar com a pena.
 Aliás há que modificar o regulamento dos recursos, pois é escandaloso que condenados em primeira instância  vão de recurso em recurso, sem estarem um dia na prisão.
 A tal Justiça só para os ricos.

 - E aqueles que têm dívidas enormes ao Fisco, não as pagam pois vão de recurso em recurso, ao mesmo tempo que vão passando o património para outros nomes?
Será assim tão difícil impedir a esses devedores que possam alienar seja o que for?
Gostaria que o Senhor Ministro das Finanças me informasse se o famoso empreiteiro, antigo vice presidente do Benfica, carinhosamente conhecido por Bibi, já pagou alguns dos milhões que devia ao Fisco ou se nada pagou por, entretanto, ter tido todo o tempo para alienar o seu património!
Perante a pequena amostra acima, como podem os juizes administrar justiça para todos?
Muito fazem eles, coitados.
Será que o Governo também quer privatizar a Justiça à base de milícias populares?
5. Agora percebo como vai o Governo arranjar dinheiro para o novo Aeroporto, para o TGV, para as pontes, para a zona ribeirinha de Alcântara, etc.
Com os sacrifícios exigidos ao Zé, resolve o problema do déficite e da Segurança Social.
Com o roubo que a banca e as petrolíferas estão a fazer, vai fazer as grandes obras de regime.
Se sobrar algo, vai dar umas benessesitas ao Zé quando se aproximar a data das eleições!
6. A situação vergonhosa da saúde.

Em vez de se melhorar, tudo vai para pior.
O exemplo das listas de espera de quem precisa de consultas e operações aos olhos diz tudo.
Os médicos oftalmologistas trabalham na privada e o Serviço Nacional de Saúde não consegue sequer contratar o pessoal necessário!
A reportagem vista na TV mostrou bem mais esta vergonha!
Antigamente os médicos só poderiam trabalhar na privada ou dar consultas privadas se trabalhassem uns tantos dias nos hospitais publicos.
Hoje o que se vê?
Há médicos que depois de concluir o curso, trabalham em vários lugares, sem darem nenhum contributo ao Serviço Nacional.
Listas de espera?
Se todos os médicos fossem obrigados a trabalhar, pelo menos três meios dias úteis nos hospitais públicos e a entrar nas escalas das urgências, as listas de espera acabavam rápidamente.
Como é possível que os médicos recebam nos escalões mais altos 2500 a 3000Euros?
Comparem os ordenados com o que recebem os juizes e logo se vê uma das razões das fugas para o privado. 
SERÁ QUE O POVO AINDA NÃO VIU COMO ESTÁ A SER ENGANADO?
SERÁ QUE OS PORTUGUESES VÃO CONTINUAR ADORMECIDOS?
----------------------------------

Seguindo o meu estilo literário há muito escolhido para a elaboração das minhas crônicas e com base na minha modesta experiência eu respondi mais ou menos isto ao Senhor  Coronel: 
De; S.S. Potêncio

Óhooo... Ti Coronel José Alberto Morais da Silva!  (data vênia) Olhe, voismecê me á desculpe,  mas eu não concordo inteiramente com a sua posição.
Todos nós emigrantes na "estranja" e também fora da "estranja" ou sejam os (i) emigrantes dentro do recto ângulo, nós sabemos que há o viver e o morrer de saudades do "tempo da outra senhora"!... 
Os nossos governantes são todos adulteros por falta de preparo xuxial, para se viver em "xuxiedade"!
- Não, não é bem assim, pelo menos numa "xuxiedade" onde a divisão do bolo se faz pela ordem: dois p'ra mim, e um p'ró dizmo!. Isto já rola axim há uns córenta anos ou mais, caragooo!...
Uma outra constatação gritante aqui nesta sua afirmação é, ... os Portugueses devem estar adormecidos!
---  mas é claro que devem!... devemos a Deus e ao Mundo omi!
--- antigamente eles, os Portugueses,  deram Novos Mundos ao Mundo e agora não tem como recuperar o prejuizo, porque o Mundo Novo nunca paga nada a ninguém, nem a reforma!.
- é a politica do Ti Mao, o da filosofia Chinesa que prevalece!.
É axim;
Voismecê comprou, usou, estragou!?... joga fora, e compra outro novo que é quase de graça nas lojas dos "trezentos"! 
E... estarmos adormecidos??!!!...
claro que estamos todos adormecidos!...
- aatão não é o que diz o pobo?!
-  cria FAMA e deita-te a dormir?!... "nóis já semos e temos muita FAMA, omi!..."  
E além disso, trabalhar faz calos, pô! (desculpe o palabreado à moda da minha terra...)

Eu só trabalho porque ainda não aprendi a fazer outra coisa mas... está prometido!
No dia que eu aprender a não fazer nada, caragoooo!!!... eu vou logo para Portugal como imigrante integrante, participante, farsante da politica do alto-falante,  iii… aatãon bamos lá começar a treinar a minha nova função:
- 'nhas xeñoras e mous xeñores!... ghrrrrrrummm, ghrrrrrum, ghrrrrum…
Ou mesmo,... In vestido dos poderes a mim con feridos, e alguns mortos de cansaço pela subida da Calçada da Ajuda, em direcção à Torre do Tombo, eu vos prometo a todos que, no meu governo!!!!,... - só no meu governo!, melhores dias virão!


E eles virão, porque só não viram aqueles que eram cegos pela luz da ribalta, a luz do poder, a luz da ganância, aquela de ganharem muita FAMA sem depois terem aonde dormir!. 
No meu governo eu repito isto vai mudar!!!
(aqui a malta da geral levantou-se toda em peso iiii…)  huhuhuhuhuuu!!!... fiiiiuuuuuuu, fiiiiiuuuuuuu!...
.Oh  ó,ó,...´ó pá, conta outra, pá!... conta outra que essa é velha!!!!...  
Calma, calma aí gente!...  voismecês querem apostar comigo!?
Aposto!... como é que vai mudar a minha vida?, voismecêm nem mi cunhece omi! heiin,hein?!...
--- olhe!, dê-me cá o seu endereço e a sua morada actualizada que hoje mesmo eu já vou lá mandar alguém para lhe fazer a "CAMA".
E pode crer que a sua vida vai mudar…ah vai
E para encerrrar o treino eu faço um aviso;
Cuidado com o novo RDM...
(entenda-se: RDM = Recurso aos Dividendos Monetários )
Silvino Potêncio - Maio/2008  
Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas - Mirandela
Original publicado no Blog.
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 31/01/2017
Reeditado em 02/02/2017
Código do texto: T5898828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.