Educação é tudo (ou é, para não contrariar Sergio Buarque, pelo menos um bom começo)

Caro vereador, antes de mais nada, para evitar quaisquer futuros mal-entendidos, eu gostaria de parabeniza-lo por tudo que tem feito pelo bairro e para as pessoas que aqui moram. Isso porque, apesar de não estar fazendo nada além do que vossa obrigação, pois essa é a sua função desde que se propôs a exercer o cargo, diga-se de passagem com o patrocínio do dinheiro do contribuinte, não posso deixar de reconhecer suas benfeitorias e aparentemente, seu bom caráter. Algo raro de ver em um político nessa atual conjuntura política de nosso país. Vá lá também que, desde tempos remotos da nossa história, a patifaria sempre correu solta por aqui... Mas enfim, por que estou dizendo tudo isso não é mesmo? Como eu disse, realmente espero que você Eduardo, não me leve a mal, mas, ao meu ver, Infelizmente, as “festinhas" enchem momentaneamente o bucho do povo e entretém, porém não alimentam o espirito de uma forma mais duradoura. A campanha do "Pão e circo para o povo" é a melhor, e acredito eu, a mais antiga e eficaz maneira de se fazer política, mas por fim acaba beneficiando apenas o político e a elite a sua volta, como todos nós estamos cansados de saber. Apesar de achar louvável e útil muitos dos projetos que você e sua equipe mantém, existe algo, ou melhor dizendo, a falta de algo, que me incomoda bastante. E esse algo há mais que falta, que para mim é o centro, a base de todo o resto, é o incentivo a educação.

"Asfalto serve para passar carro e as pessoas não pisarem no barro". “Pintar a quadra, deixa ela mais bonita, colorida, mais atrativa”. “A academia pública, educa o corpo e torna a pessoas mais saudáveis”. Praticar um esporte, dançar, ter alguma assistência, seja ela jurídica, medica, etecetera etecetera etecetera... tudo isso é muito bom, aliás, excelente! Entretanto o que eu me pergunto é, como é que fica a situação da cabeça, do intelecto, principalmente a do jovem? Falo no jovem por que sou um deles, e convivo diariamente com a falta de um caminho que não nos leve para o álcool, a cocaína, entre outras coisas ainda mais barra pesada, como diversão ou escape da nossa realidade tediosa. A periferia vereador, está contaminada, apodrecendo! Aliás sempre esteve, mas de uns tempos pra cá a coisa toda anda decaindo numa velocidade monstruosa!

Eu particularmente, seguindo até o exemplo de muitos países mundo a fora que saíram do buraco justamente por esse motivo, sugiro a educação. Nos educarmos em primeiro lugar (nada tão tecnicista como a China, pelo amor de Deus!). Não falo nem tanto da escola em si (que é um lixo), mas no hábito da leitura por exemplo. Isso salva vidas, aflora a imaginação, inspira a criatividade, liberta o indivíduo de ser enganado facilmente, entre tantas outros benefícios... ler salvou a minha!

Então para começar, que tal uma biblioteca aqui no bairro? Porém, não uma daquelas bibliotecas amontoadas de livros, que ninguém frequenta. Estimule a leitura. De algo em troca. "Compre o interesse” da rapaziada se for preciso. Livros não faltam, o que falta é incentivo e iniciativa. Aliás, estou à disposição, só não em tempo integral, pois o ganha pão de cada dia me toma muito tempo. O local eu sei que você tem. Doações de livros, eu mesmo já lhe fiz algumas tempos atrás. Aliás, por onde anda esses livros?

Abraço e obrigado pela atenção.

Tiago Torress
Enviado por Tiago Torress em 31/12/2016
Reeditado em 04/03/2017
Código do texto: T5868529
Classificação de conteúdo: seguro