IAM FLEMING.... OR BOND.... JAMES BOND

Divisão de Inteligência Naval

Este artigo trata sobre a organização de inteligência britânica. Para outros usos, veja Inteligência da Defesa .

Para a divisão na Marinha de Israel, veja Divisão de Inteligência Naval (Israel) .

Divisão de Inteligência Naval

Reino Unido

Visão geral da divisão

Formado 1912

Divisão Precedente

Departamento de Inteligência Naval

Dissolvido 1964

Agência de substituição

Inteligência de defesa

Jurisdição Governo do Reino Unido

Quartel general Admiralty Building

Whitehall

London

Departamento parental Pessoal da Marinha do Almirantado

A Divisão de Inteligência Naval ( NID ), criada originalmente como parte integrante da equipe de guerra do Almirantado em 1912, era o braço de inteligência do Almirantado britânico antes do estabelecimento de um pessoal de inteligência de defesa unificado em 1964.

Tratava-se de questões relativas a planos navais britânicos , com a coleção de inteligência naval .

Também era conhecido como "Quarto 39" , depois do número do quarto no Almirantado.

História

O Comitê de Inteligência Estrangeira foi estabelecido em 1882 e evoluiu para o Departamento de Inteligência Naval em 1887.

O pessoal da NID era originalmente responsável pela mobilização da frota e pelos planos de guerra, bem como pela coleta de informações estrangeiras; Assim, no início, havia originalmente duas divisões: inteligência (Estrangeira) e Mobilização.

Em 1900, outra divisão, a Guerra, foi adicionada para lidar com questões de estratégia e defesa, e em 1902 foi criada uma quarta divisão, Comércio, para questões relacionadas à proteção de embarcações comerciais.

Divisão de Comércio foi abolida em outubro de 1909 na sequência do inquérito do Comitê de Pesquisa Imperial sobre a disputa entre o Primeiro Senhor do Mar , o Almirante Sir John Fisher e a ex-Chefe de Chefe da Frota do Canal , o Almirante Lord Charles Beresford, quando descobriu-se que o capitão que dirigia a Divisão de Comércio havia fornecido ao último informações confidenciais durante o inquérito.

Em 1910, o NID foi despojado de sua responsabilidade pelo planejamento e estratégia de guerra quando o extrovertido Fisher criou o Conselho da Guerra da Marinha como um remédio para as críticas que emanavam do inquérito Beresford de que a Marinha precisava de uma equipe naval - um papel que o NID tinha foi de fato cumprindo desde pelo menos 1900, se não antes.

Após esta reorganização, o planejamento de guerra e assuntos estratégicos foram transferidos para o novo Departamento de Mobilização Naval e o NID reverteu para o cargo que ocupava antes de 1887 - uma organização de coleta e coleta de inteligência.

Em 1912, a divisão foi constituída como parte integrante da nova organização da Guarda de Guerra do Almirantado , quando esse corpo foi abolido em 1917, continuou como uma divisão do novo Pessoal Naval do Almirantado até 1964, quando o Departamento do Almirantado foi abolido.

Primeira Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial, o NID foi responsável pelos esforços criptográficos do Royal Navy, Sala 40 .

A intercepção e decodificação do Zimmermann Telegram desempenhou um papel em levar os Estados Unidos à Guerra. Ele descreveu como o triunfo de inteligência mais significativo para a Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial e uma das primeiras ocasiões em que uma série de inteligência de sinais influenciou eventos mundiais.

Segunda Guerra Mundial

As mensagens Naval Ultra foram tratadas de forma diferente do Exército e da Força Aérea Ultra porque o Almirantado era uma sede operacional e poderia dar ordens durante uma batalha; enquanto o Estado-Maior Imperial (Exército) e a Equipa Aérea dariam ordens gerais aos comandantes, como "libertar o inimigo da África";sem dizer-lhes como fazê-lo.

Daí as traduções literais de decodificadores navais foram enviadas pela cabana 4 para o NID e em nenhum outro lugar (exceto por alguma inteligência naval enviada diretamente de Bletchley Park para comandantes em chefe no Mediterrâneo).

Hut 8, que descreveu as mensagens de Enigma para o Hut 4 para traduzir e analisar, tinha menos informações para a Ultra, já que o Kriegsmarine operava o Enigma de forma mais segura que o Exército alemão e a Força Aérea. Hut 4 também quebrou vários cyphers de mão e algum tráfego naval italiano.

O NID também iniciou a 30ª Unidade de Assalto, cujo papel foi a coleta de informações, reconhecimento e sabotagem . Os membros da unidade, incluindo Ralph Izzard , são reconhecidos como inspirações para Ian Fleming (que também trabalhou para o NID) na criação de seu espião fictício, James Bond .

Nota do divulgador:- A quem adora assistir os filmes e que gostaria de ver a realidade, com certeza teria vivido o que Iam Fleming viveu e conviveu diariamente, mas com fleugma mas sem tantas mulheres tão lindas hollywoodianas!!!!