ESSE SOU EU

1950, MÊS DE JANEIRO(HORA NÃO SEI), NASCIA NO BAIRRO SANTÍSSIMO NO RIO DE JANEIRO, UM MENINO LINDO, FILHO DE SEGUNDO CASAMENTO DE MEU PAI, E JÁ GANHANDO UM PRESENTÃO QUE ERA TER 6 IRMÃOS(CINCO MENINAS E UM MENINO), GLÓRIA, LURDES(EM MEMÓRIA) , NEISA, DILZA, DILMA E JOSÉ VALTER .

SÓ LEMBRO CLARAMENTE DE TUDO QUE PASSEI, A PARTIR DOS CINCO ANOS, QUANDO EM MINHA CAMA, EU MAMAVA MINHA MAMADEIRA DE GARRAFA DE VIDRO, E UM BICO DE BORRACHA GRANDE, QUANDO DE REPENTE DEIXEI A GARRAFA CAIR, E INOCENTEMENTE DESCI PARA PEGA-LA, AI ; ACONTECEU O PRIMEIRO ACIDENTE COMIGO, UM CORTE NO CALCANHAR, QUE DEIXEI A CASA TODA EM DESESPERO, MEUS IRMÃOS APAVORADOS, MUITO SANGUE NO CHÃO, E MINHA MÃE APAVORADA, APERTOU UMA TOALHA NO LOCAL PARA ESTANCAR ATÉ CHEGAR AO HOSPITAL , RESULTADO : 6 PONTOS E UMA CICATRIZ QUE CARREGO ATÉ HOJE !

VIDA QUE SEGUIA NORMALMENTE, EU MORAVA PRATICAMENTE NO PÉ DO MORRO, ONDE EM DIAS DE CHUVAS FORTES, FICAVA NA JANELA APRECIANDO O AGUACEIRO QUE DESCIA PELO QUINTAL, TRAZENDO VÁRIOS OBJETOS, JOGANDO-OS NA RUA, EU SEM NOÇÃO DO PERIGO QUE ACARRETAVA AQUELA CHUVA, ACHAVA MUITO DIVERTIDO.

AOS OITO ANOS, ME LEMBRO QUE UM MOTOQUEIRO DEIXOU SUA MOTO NA RUA(DAQUELAS QUE TINHA UMA BARQUINHA PARA O CARONA), E EU CURIOSO QUASE CAUSEI UM ACIDENTE, POIS MEXI NO FREIO(SEM SABER O QUE ERA), E A MOTO COMEÇOU A DESCER A RUA, POR SORTE ALGUÉM VIU O LANCE , CORREU PRA MOTO E CONSEGUIU EVITAR UM PROBLEMA MAIOR ! CORRI APAVORADO PRA CASA, E MINUTOS DEPOIS UM CIDADÃO FOI NO MEU PORTÃO PRA FALAR COM MINHA MÃE SOBRE MINHA ARTE(PERIGOSA), FOI QUANDO LEVEI MINHA PRIMEIRA SURRA DE DOER MESMO.

TEMPOS DEPOIS, UM GAROTO QUE MORAVA NA MINHA RUA, ESTAVA PRÓXIMO DO MEU PORTÃO PROVOCANDO UMA DE MINHAS IRMÃS, ELA O XINGOU E ENTROU, ELE ENTÃO PEGOU UMA PEDRA E ATIROU NA NOSSA JANELA, EU ESTAVA NO QUINTAL, VI A CENA E PEGUEI A MESMA PEDRA E JOGUEI NA DIREÇÃO DELE, INFELIZMENTE ACERTOU SUA CABEÇA, O QUE FEZ COM QUE DUAS FAMÍLIAS QUE SE DAVAM, ENTRASSEM EM CONFLITO , MAS DEPOIS DE UM LONGO BATE BOCA, OUTRO VIZINHO CONFIRMOU QUE O PROVOCADOR TINHA SIDO O GAROTO, E QUE O MESMO ATIROU UMA PEDRA NA MINHA MANA.

ALGUNS DIAS DEPOIS, ASSISTI UMA BRIGA ENTRE MINHAS IRMÃS E UM RAPAZ QUE HAVIA FALADO UMA GRACINHA PARA UMA DELAS, COMO ERAM UNIDAS, A PORRADA COMEÇOU E O RAPAZ LEVOU GRANDE PREJUÍZO, EU AINDA MENINO, PENSEI ; ESTOU PROTEGIDO, TENHO IRMÃS VALENTES .

ALGUNS ANOS DEPOIS, MEUS PAIS SE SEPARARAM POR UM TEMPO, NA MINHA TENRA IDADE EU E MINHA IRMÃ Ñ SABÍAMOS O MOTIVO, SÓ SEI QUE MEU VELHO E QUERIDO PAI, BEBIA MUITO, E MINHA MÃE SEMPRE E POR MUITO TEMPO , RECLAMAVA QUE FALTAVA UM COMPANHEIRO PARA ELA, SÓ NÃO GOSTEI QUANDO FOMOS MORAR COM UMA FAMÍLIA NA BAIRRO VAZ LOBO, E BATIA UMA SAUDADE DE MINHA CASA E MINHAS IRMÃS.

FORAM POUCOS MESES NESSA AGONIA, O LADO BOM DESSA AVENTURA QUE MINHA MÃE NOS METEU , FOI QUE UM DOS MEMBROS DESSA FAMÍLIA, VENDIA CESTAS DE BOMBOM , E PELA JANELA DA CASA DELE, EU E MINHA IRMÃ IAMARA(MINHA CÚMPLICE) , FICAVA NA ESPREITA ENQUANTO EU FAZIA UM PESCADOR(LINHA E ALFINETE), QUE LANÇAVA PELA JANELA, E SEMPRE TRAZIA UM BOMBOM,PRA MIM E PRA ELA ! JÁ SABÍAMOS OS DIAS CERTOS DO MOÇO PREPARAR AS CESTAS, E O MOMENTO CERTO DA PESCARIA .

O TEMPO FOI PASSANDO, E A GENTE SEMPRE PERGUNTAVA A MAMÃE ATÉ QUANDO FICARÍAMOS NAQUELA CASA, ELA Ñ RESPONDIA, MAS SABÍAMOS QUE ELA TINHA UM POUCO DE ARREPENDIMENTO DO SEU GESTO IMPENSADO, OU DESESPERADO POR TANTAS BRIGAS COM PAPAI ! UM BELO E BOM DIA , EU ESTAVA NO PORTÃO QUANDO VI SUBIR NA RUA, OLHANDO DE UM LADO PARA OUTRO O MEU PAI, A PROCURA DA GENTE, CLARO QUE ME ANIMEI, TANTO QUE ASSOVIEI E ACENEI COM AS MÃOS QUE ERA ALI ONDE ESTÁVAMOS ESCONDIDOS.

MEU PAI COM SEU SEMBLANTE DE ALEGRIA, PEDIU QUE EU CHAMASSE MINHA MÃE PARA ELES CONVERSAREM, E EM POUCO TEMPO JÁ ESTÁVAMOS DENTRO DE UM CARRO, DE VOLTA A NOSSA VERDADEIRA FAMÍLIA.(ESSA FOI UMA DAS FASES DE MINHA VIDA).

APÓS A RECONCILIAÇÃO, UM TEMPO DEPOIS NOS MUDAMOS PARA BANGU, ONDE PASSEI OS MELHORES MOMENTOS DA MINHA INFÂNCIA, JÁ NA ADOLESCÊNCIA , EU E MEU IRMÃO ENCONTRAVA SEMPRE UM JEITO DE ARRUMAR DINHEIRO, FAMÍLIA GRANDE, MEU PAI APOSENTADO, CORRENDO ATRÁS DE BICOS PARA MELHORAR A RENDA, NÃO PODIA NOS DAR A GRANA PARA O CINEMA OU PARQUE, ÚNICA DIVERSÕES DA ÉPOCA, NEM TELEVISÃO TÍNHAMOS, ASSISTÍAMOS NOSSOS FILMES( CAVALEIRO NEGRO, ZORRO E TONTO, RIN TIN TIM ),SENTADOS NA SALA DA CASA DOS PAIS DE NOSSO CUNHADO,QUE NAMORAVA A MANA NEISA ! MEU IRMÃO CRIAVA POMBOS E SEMPRE VENDIA UM OU OUTRO PARA LOJAS QUE COMPRAVAM OS PRETOS E BRANCOS, EU CATAVA ESTRUME NO MATO PARA VENDÊ-LOS NAS CASAS QUE CULTIVAVAM HORTAS E JARDINS(E GANHAVA BEM), E TAMBÉM ALGUMAS RÃS QUE PESCAVA NOS BREJOS(ERAM MUITOS NA ÉPOCA), EU VENDIA E LEVAVA PRA CASA PARA REFORÇAR O ALMOÇO OU JANTAR.

LEMBRO QUE SÓ MINHA IRMÃ DILZA TINHA CORAGEM PARA MATAR E LIMPAR AS RÃS JUNTO COMIGO, MAS NA HORA DELAS BEM FRITINHAS, NINGUÉM RECUSAVA, POIS É UMA CARNE GOSTOSA E SAUDÁVEL, E EU PESCAVA MUITAS ! NOS DIAS SEM CHUVAS, SEM AS RÃS PARA PESCAR E ARRUMAR O DIN DIN, EU PEDI UM VIZINHO QUE GOSTAVA DE MIM, PARA FAZER UMA CAIXA DE ENGRAXATE, QUE O PAGARIA AOS POUCOS, MINHA MÃE RELUTOU MUITO, MAS ACABOU ACEITANDO MINHA DECISÃO, ATÉ COMPROU PRA MIM 2 ESCOVAS, 3 LATAS DE GRAXA( MARROM, PRETA E INCOLOR), AS FLANELAS CORTEI ROUPAS VELHAS, AS CARTOLINAS (PROTEÇÃO PARA Ñ SUJAR MEIAS), CORTEI DE CAIXAS DE SAPATOS, AI COMECEI MINHA FASE DE ENGRAXATE( ANTES, IA ATÉ ONDE FICAVAM OS ENGRAXATES, PARA OLHAR E VÊ COMO ELES FAZIAM, TINHA LÁ UM DELES QUE ATÉ ME DEU ALGUMAS DICAS, FOI ONDE APRENDI A ME DEFENDER ).

TEMPO BOM DE AMIZADES SINCERAS, AMIGOS QUE TE AJUDAVAM MESMO, ANOS 60 , MINHA CAIXA E MINHA CADEIRA FICAVAM GUARDADOS NA FUNERÁRIA(FICAVA ABERTA 24 HORAS, E TODOS GUARDAVAM SEUS APETRECHOS DE TRABALHO ALI) , 4 HORAS DA MANHÃ, JÁ ESTÁVAMOS UM AO LADO DO OUTRO(DE ACORDO COM A CHEGADA)A ESPERA DOS CLIENTES, QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO USAVAM TÊNIS, SÓ SAPATOS OU BOTINHAS, E LOGO TODAS AS CADEIRAS JÁ ESTAVAM OCUPADAS , TODOS QUERIAM UM BRILHO LEGAL NOS PISANTES PARA IMPRESSIONAR QUEM OS OLHASSEM ! E O PRIMEIRO CLIENTE ERA PARA TIRAR NOSSO JEJUM. E TINHA QUE SER RÁPIDO, POIS A PROCURA ERA GRANDE, E FOI NESSA ÉPOCA QUE COMECEI A COMPRAR MINHAS ROUPAS QUE GOSTAVA E MEUS SAPATOS(DE DUAS CORES, MARROM E PRETO), TEMPO MUITO BOM QUE VIVI, PIPAS, PIÕES, BOLAS DE GUDE, BRINCADEIRA DE POLICIA E LADRÃO, CARNIÇA, GARRAFÃO, PIQUE ESCONDE E ETC (HOJE Ñ SE VÊ MAIS ISSO ).

NESSA ÉPOCA TBM, MINHAS IRMÃS JÁ NAMORAVAM, A NOITE ELAS DIVIDIAM O ESPAÇO EM VOLTA DA CASA PARA NAMORAR, MEU PAI FICAVA UMA ARARA, A CASA FICAVA CHEIA DE HOMENS, E MINHAS IRMÃS ERAM BONITAS E PAQUERADAS NO BAIRRO ! MAS JÁ TINHAM SEUS PRÍNCIPES, GRAÇAS A DEUS, PARA CALAR A BOCA DE ALGUNS, TODAS SE CASARAM MUITO BEM, E VIVERAM E VIVEM BEM ATÉ HOJE .

EU E O MANO, DEMORAMOS UM POUCO MAIS, CURTIMOS TUDO QUE DEU PARA CURTIR , FESTAS, NAMORADAS, FUTEBOL, E SÓ QUANDO MUDAMOS DE NOVO PARA O BAIRRO SANTÍSSIMO, É QUE COMEÇAMOS A NAMORAR SÉRIO E PENSAR EM CASAMENTO ! CURIOSAMENTE, NAMORAMOS DUAS IRMÃS E COM ELAS CASAMOS, E SÃO NOSSAS PARCEIRAS ATÉ HOJE .

A FAMÍLIA ENTÃO CRESCEU RAPIDAMENTE , MINHA IRMÃ GLÓRIA TEVE 3 FILHA, A LURDES(EM MEMÓRIA), 2 FILHAS, NEISA UM CASAL DE FILHOS, DILZA 2 FILHAS E UM FILHO, DILMA UM CASAL DE FILHOS ,MEU IRMÃO 2 FILHOS, EU COPIEI E TBM 2 FILHOS MINHA IRMÃ CAÇULA TBM 2 FILHOS, ÉRAMOS 8 IRMÃOS, E NUM PISCAR DE OLHOS DOBRAMOS PARA 18(IRMÃOS E SOBRINHOS), FAMÍLIA CADA VEZ MAIS LINDA .

A VIDA FOI PASSANDO, CURTÍAMOS AS ALEGRIAS E TRISTEZAS COMO DEUS NOS PERMITIA, E AOS TRANCOS E BARRANCOS, CRIAMOS NOSSAS CRIANÇAS(QUE JÁ SE MULTIPLICARAM TBM), É MUITO LINDO VÊ NOSSOS FILHOS E NETOS SE ESPALHANDO POR ESTE MUNDO DE DEUS, EM BUSCA DE SEUS IDEAIS, ABRAÇANDO E LEVANDO A SÉRIO SUAS MISSÕES, ASSIM COMO VIRAM SEUS PAIS LEVAREM, E QUE TENHAM MUITO SUCESSO NESSA CAMINHADA.

O TEMPO VAI PASSANDO, A VELHICE CHEGANDO, E COM ELA UM PACOTE DE PROBLEMAS, QUE TEMOS QUE BATALHAR MUITO PARA NÃO SUCUMBIR ! ASSIM COMO EU, QUE EM MENOS DE 3 ANOS QUASE VI MEU MUNDO DESABAR, EM 2015, NUM EXAME DE ROTINA, DESCOBRIR UM CÂNCER DE PRÓSTATA(GRAÇAS A DEUS EM INÍCIO), QUE Ñ FOSSE EU UM CARA FORTE NO PSICOLÓGICO, TERIA ENTRADO EM PÂNICO,MAS COM APOIO DOS PARENTES, E AS PALAVRAS DO MÉDICO DE QUE SERIA POSSÍVEL CONTROLAR A DOENÇA, PROCUREI (E CONSEGUIR RÁPIDO), O TRATAMENTO NO HOSPITAL DO ANDARAÍ .

JÁ MAIS CALMO PSICOLOGICAMENTE, SENTI QUE UMA CATARATA ESTAVA ME ATACANDO MUITO RAPIDAMENTE, NUM PRAZO DE 6 MESES, MINHA VISTA DIREITA JÁ ESTAVA A MEIA BOMBA( 50 % ) DE VISÃO, A ESQUERDA JÁ COM 30 % DE PREJUÍZO, FOI AI QUE SENTI MEU FARDO PESAR MAIS AINDA, SE NÃO BASTASSE A MEU TRATAMENTO DA PRÓSTATA, AINDA TERIA QUE CONVIVER COM A CEGUEIRA ? NÃO ; FUI A LUTA NA FÉ, CORRI ATRÁS DA CIRURGIA DAS VISTAS, SEM GRANA PARA PAGAR, DE ENTRADA PELO SUS, FOI QUANDO DEUS DIRECIONOU ALGUNS ANJOS(PESSOAS BOAS QUE ME AJUDARAM A ACELERAR O PROCESSO MESMO SEM ME CONHECER), FUI CHAMADO PARA OS EXAMES DE ROTINA, QUE ANTECEDEM A CIRURGIA .

QUANDO CHEGOU O MOMENTO DO RISCO CIRÚRGICO, FUI INFORMADO PELO CARDIOLOGISTA QUE TINHA PROBLEMA DE CORAÇÃO, PENSEI EM NÃO ACREDITAR, POIS JOGAVA MINHA BOLINHA COM MEUS FILHOS E SOBRINHOS, E NADA SENTIA. DEPOIS DE VÁRIOS EXAMES, O MÉDICO QUE ME DARIA O RISCO, FALOU QUE EU TERIA QUE TOMAR CERTOS CUIDADOS PARA EVITAR UMA MORTE SÚBITA, POIS O MEU RELÓGIO JÁ ESTAVA UM POUCO COMPROMETIDO.

GRAÇAS A DEUS, DEPOIS DE VÁRIOS REMÉDIOS, CONSEGUIR O MEU RISCO CIRÚRGICO PARA A CIRURGIA DA CATARATA, QUE ME DEIXAVA COM DIFICULDADES ATÉ PARA SAIR SOZINHO, FOI AÍ QUE AS COISAS COMEÇARAM A FLUIR BEM, COM APOIO DOS ANJOS ( SENHORA VALÉRIA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE NOVA IGUAÇU, E SENHORA GRAZIELA DA CLINICA CENTRAL DE NOVA IGUAÇU ), QUE MESMO SEM SABER SE EU ERA MERECEDOR DA AJUDA, ME ENCAMINHARAM E ME DERAM O PRAZER DE REALIZAR O SONHO DE VOLTAR A ENXERGAR BEM, EU JÁ NÃO ACOMPANHAVA O FUTEBOL DE MEUS FILHOS, PORQUE NÃO ENXERGAVA AS JOGADAS, PERDIA OS LANCES DA PARTIDA, PASSEI A ME ISOLAR, ATÉ O DIA EM QUE PASSEI PELAS MÃOS SEGURAS DO PROFISSIONAL ( DR. VINICIUS), QUE EM 3 MESES ME DEIXOU APTO A VER DE NOVO AS BELEZAS DA NATUREZA, GRAÇAS A DEUS AS CIRURGIAS FORAM UM SUCESSO( AINDA EM PROCESSO DE COLÍRIO DURANTE UM MÊS), MAS JÁ ME VEJO CURADO E VENDO ATÉ ALÉM DO QUE EU IMAGINAVA .

ESTOU COM 71 ANOS, DOIS FILHOS MARAVILHOSOS, 2 CASAIS DE NETOS(POR ENQUANTO), QUE SÃO MINHA ALEGRIA, UMA ESPOSA SENSACIONAL QUE ME ATURA HÁ MAIS DE 42 ANOS, AINDA COM MUITA VONTADE DE VIVER, MAS SABENDO TAMBÉM QUE MEU TEMPO SÓ O MESTRE DIVINO CONHECE, FICO NA ESPERANÇA DE QUE MINHA MISSÃO AQUI NA TERRA AINDA TENHA MUITAS COISAS BOAS PARA SEREM FEITAS .

QUE DEUS ABENÇOE A MIM E A TODAS AS PESSOAS QUE FIZERAM E FAZEM PARTE DA MINHA JORNADA DE SER HUMANO .

IMARI WALTZ - 16 DE OUTUBRO DE 2017

imari
Enviado por imari em 17/10/2017
Reeditado em 30/07/2021
Código do texto: T6144759
Classificação de conteúdo: seguro