A advogada maravilhosa e competente... se cuidem????

Grace Mendonça é a primeira mulher a assumir o comando da Advocacia-Geral da União

Grace Mendonça é a primeira mulher a assumir o comando da Advocacia-Geral da União Compartilhamento: Grace Mendonça é a primeira mulher a assumir o comando da Advocacia-Geral da União Grace Mendonça é a primeira mulher a assumir o comando da Advocacia-Geral da União Grace Mendonça é a primeira mulher a assumir o comando da Advocacia-Geral da União

Grace Maria Fernandes Mendonça é a primeira mulher a assumir oficialmente o cargo de advogada-geral da União.

Nascida em 17 de outubro de 1968, é natural de Januária (MG), casada e tem três filhas.

É bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, especialista em Direito Processual Civil e mestranda em Direito Constitucional. Foi professora titular de Direito Constitucional, Processual Civil e Direito Administrativo na Universidade Católica de Brasília entre os anos de 2002 e 2015.

Antes de ingressar na AGU, em 2001, foi assessora do subprocurador-geral da República (1995 a 2001) e advogada da Companhia Imobiliária de Brasília - TERRACAP (1992 a 1995). Desde 2003, a advogada da União está no comando da Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), órgão responsável por representar judicialmente a União no Supremo Tribunal Federal (STF).

À frente da SGCT, obteve diversas vitórias em defesa da União e de relevantes políticas públicas, tendo sustentado na tribuna do STF em mais de 60 processos.

Entre eles, destaque para defesa da constitucionalidade da Lei Maria da Penha. Recentemente, também atuou nas ações relacionadas às dívidas dos Estados e à minirreforma eleitoral. Defendeu, ainda, a constitucionalidade da legislação referente aos campos eletromagnéticos, bem como a obrigatoriedade de matrícula de portadores de necessidades especiais em escolas privadas.

Na AGU, também já exerceu os cargos de adjunta do advogado-Geral da União e de coordenadora-geral do gabinete do advogado-geral da União, além de, interinamente, o cargo de advogada-geral da União.

Nota do divulgador:- Gostava da Janaína como advogada, mas essa bateu legal e mostrou seu valor em defender que a AGU esta bem comandada por uma MULHER DIGNA DE RESPEITO!!!