Maternagem

Ser mãe te desconstrói! Te transforma! Muda teus conceitos e pré conceitos! Você planeja tudo, nos mínimos detalhes. Você imagina como seu filho será, o que você vai ensinar, como ele vai se comportar... Você se prepara e lê muito, ouve muitos conselhos, faz inúmeras pesquisas e então você pensa que está preparada, que sabe tudo o que vai precisar fazer e como fazer.

-Ele vai mamar de 3 em 3 horas;

- Bico NÃO;

- Você não vai embalar;

-Não vai viver no colo;

- Vai dormir na hora certa, na caminha dele e blá blá blá

E de repente (BUM) você descobre que a teoria é linda, mas nem sempre você vai conseguir aplicá-la na prática, você percebe que nem sabe tanto assim quanto pensava. Você vive naquele paradoxo de teoria e prática; você sabe exatamente o que tem fazer, mas faz tudo ao contrário. Você sabe exatamente o que NÃO fazer, mas você faz. E você passa os dias se perguntando se está fazendo certo ou se está fazendo tudo errado!?

E então ele passa o dia todo chorando e você não sabe mais o que fazer, você já trocou a fralda, deu mama, deu colo, brincou e nada. Você está exausta, precisa ir ao banheiro, não teve tempo pra comer, está morrendo de sono, mas, do nada, ele te olha (com aqueles olhinhos lindos) dá uma pausa no choro e abre aquele sorriso!!! Ah aquele sorriso que te desconcerta como quem dissesse: - Calma mamãe vai dar tudo certo.

Um sorriso que faz valer aquele trecho de musica clichê

- “Um sorriso muda tudo. Um sorriso muda o mundo e faz feliz um coração... (Bruno e Marrone)”

E então o sono passou, você já nem lembra mais que precisa ir ao banheiro e nem se importa mais em comer um pão com margarina no almoço. E você entende que não existe um certo ou errado as coisas simplesmente acontecem, no tempo certo, no tempo dele e vocês vão se descobrindo pouco a pouco. Você aprende que ele vai mamar na hora que ele quiser, na hora que a fome bater. E o bico, ah se ele quiser você vai acabar dando SIM, e SIM você vai embalar ele mesmo não querendo, é por impulso. Então ele vai dormir no seu colo e quando ele dormir você ainda vai ficar acordada, ali, quietinha, olhando pra ele e pensando como o universo foi generoso com você, e então você agradece todo instante por ter ele ao seu lado. E enquanto ele dorme você continua planejando (mesmo sabendo que o planejamento é incerto), imaginando como vai ser quando ele crescer.

Ah aquele olhar, aquele sorriso vão te transformar, vão te reconstruir outra vez e quantas mais forem necessárias! Aquele sorriso e aquele olhar que te enchem de amor, o amor mais puro que você já conheceu!!!

Fernanda Lovison
Enviado por Fernanda Lovison em 09/10/2017
Código do texto: T6137277
Classificação de conteúdo: seguro