Maestro João Leonardo de Sousa Leonel

Maestro João Leonardo de Sousa Leonel

Auto biografia

Nasci na cidade do Crato aos 29 de novembro de 1963. Em 1975, aos meus 12 anos, recebi do Padre Ágio Augusto Moreira as minhas primeiras aulas de teoria musical e prática instrumental no distrito do Belmonte, cidade do Crato. Ao chegar naquela escola de música me deparei com um jovem a estudar o seu violino, logo me interessei pelo som daquele instrumento. A minha curiosidade despertou interesse em aprender vários outros instrumentos de maneira auto didata. Ao perceber o minha ânsia pela música, após 8 meses de estudos o Padre Ágio logo me convidou para lecionar teoria musical e prática instrumental às crianças daquela comunidade.

Em 1980, aos meus 17 anos, viajei para Fortaleza com a finalidade de concluir o meu ensino médio. Chegando lá comecei a frequentar também o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde continuei os meus estudos no violino, além disso recebi aulas particulares de harmonia e arranjo instrumental. Ao chegar na Capital cearense matriculei-me no Colégio Piamarta da Aguanambi e ingressei imediatamente na renomada Banda de Musica daquela Instituição. Fato interessante é que quando fui falar com o Maestro Costa Holanda o mesmo logo indagou: “qual é o seu instrumento?” Por ter estudado instrumentos de sopro, mesmo sem a orientação de um professor, de pronto respondi: “trompete”, mas o mesmo disse: “se você quiser só temos um velha Tuba”... Nunca tinha tocado tuba, muito menos a sua clave, mas a vontade de participar daquela Instituição era tamanha que não a recusei e logo comecei a estudar aquele instrumento.Com alguns meses de estudo já estava participando da Banda principal. Aquele novo desafio, após 5 meseso, me rendeu um convite para uma viagem que aquela Instituição iria fazer com destino à Itália. Convite esse feito pelo Padre Luigi Rebufini, Diretor geral do Colégio Piamarta.

Em 1981 ingressei, através de vestibular, no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE. A partir desse mesmo ano comecei a participar como 1º violinista da Camerata da Universidade Federal do Ceará – UFC. Nesse mesmo ano participei da Orquestra que acompanhou a Missa presidida pelo Papa João Paulo II no Estádio Castelão.

Em 1985 recebi uma visita inesperada do motorista do Prefeito municipal de Boa viagem, o saudoso José Vieira Filho (Mazinho), que veio na imcubência de laver-me para o Sertão Central com a finalidade de fundar uma Banda de Música no município. A partir daquele ano desenvolvi trabalhos com jovens das escolas públicas e precisamente o ano de 1987 fixei residência no município, onde permaneço até os dias de hoje.

Além de ter fundado a Banda Municipal de Boa Viagem, fundei também as Bandas dos municipios de Madalena e Pedra Branca.

Por ter estudado harmonia e arranjo instrumental, compus os Hinos Municipais da cidades de Madalena e Pedra Branca, fiz o arranjo instrumental do Hino Oficial de Boa Viagem, compus os Hinos das principais escolas públicas da sede do município de Boa Viagem, além de várias composições populares, católicas e carnavalescas inclusive uma intitulada ‘Exaltação à Boa Viagem’ que foi enredo de uma agremiação no caraval de rua local.

Atualmente exerço a função de Maestro da Banda Municipal de Boa Viagem, sou o Regente do Coral da Paróquia, leciono música no Colégio Valdemar Alcântara e ensino prática instrumental para crianças da comunidade num Projeto da Prefeitura Municipal.

Maestro Leo
Enviado por Maestro Leo em 26/09/2017
Código do texto: T6125171
Classificação de conteúdo: seguro