Confúcio

 
images?q=tbn:ANd9GcTLCQbSfq8zDSt8wb13eFiw0GkWYeZc2jxItNc2gEgzVaASjHiw
 



Kong-Fu-Zi ou Chiu Kung, teria nascido na terra santa dos chineses, em 27 de Agosto de 552 a.C, vindo de família abastada ou de bom status, livre, de Shu-Liang He, magistrado e guerreiro de fama, na cidade de Lu, hoje Shantung, que após ter tido apenas filhas mulheres e um filho especial, procurou uma relação ilegítima, e mesmo com 70 anos de idade, teve filho e casa com Yen Cheng Tsai, neta de um duque de Chou, de 15 anos. Kong foi o filho mais novo de 15 filhos, e ficou órfão de pai aos 3 anos de idade, tendo assim que trabalhar muito jovem, pois apesar de nobre, a família era humilde. Na adolescência chamava atenção como um estudante exemplar. Mas aos 15 anos teve de trabalhar, exercendo tarefas semelhantes a de escravos na época, sendo assim pastor, vaqueiro, guarda-livros dentre outras coisas. Já aos 19 anos ele se casou com uma jovem chamada Chi-Kuan, tendo com ela um filho chamado Kung Li, que um dia seria seu discípulo. Conhecido como jovem educado, cortês, e tanto que sua obra é em grande parte de regras de etiqueta e comportamento, bem como de política e coisas práticas. Uma filosofia prática, para se superar as dificuldades da vida. Viajou muito e estudou na capital de Zhou, onde teria conhecido outro pensador chinês, Lao-Tsé. Mas Confúcio alcança o cargo de ministro de justiça, mas deixa o cargo por não concordar com algumas práticas. Em seguida troca a vida de cargo público pela educação, de modo que se torna professor de renome. Mas aos 35 anos vê sua carreira na educação interrompida, haja vista guerra ocorrida. Assim se torna por várias vezes um conselheiro político do Duque Chao, e fica mesmo a marca como um conselheiro, o que transparece em seus escritos. Defendia a redução de impostos e a redução de penalidades, tendo contato direto com o povo e fazendo diversas viagens. Os escritos foram feitos na verdade pelos seus discípulos, dos quais um era seu filho, Kung Li. O confucionismo é tão sério que influenciou a ética empresarial japonesa, bem como os Tigres Asiáticos, de modo a ter uma visão econômica. De importância é sua visão política e de formação de pessoas. No campo místico Confúcio pregava rituais em homenagem aos antepassados. O centro parece que era a ética. Sua escola se baseava em ensinos de altruísmo, cortesia, sabedoria moral, fidelidade, integridade e retidão. Confúcio divulgou seus ensinamentos quando possuía 50 anos de idade e com suas viagens engloba muitos discípulos na China, que chega ao número de 3000. Após viagens, voltou aos 69 anos a sua cidade natal, a Lu. Assim como o taoismo e certo pensamento oriental, o confucionismo concilia opostos e se porta diferente de lógica aristotélica. Faleceu em 479 a.C, com 72 anos de idade.


foto de https://pt.depositphotos.com/7910312/stock-photo-statue-of-confucius-at-confucian.html