Somos civilizados?

Durante uma disciplina na faculdade pude compreender os diferentes aspectos das relações do indivíduo/grupo(que antes eu já presenciava) sem identificar.

Compreendi os diferentes aspectos das interações grupais, de massa e relações de poder; e descobri que inúmeras foram as vezes em que desejei fazer parte de uma massa, porque assim poderia deixar vir à tona meus instintos mais primitivos, agiria à meu “bel prazer” e não teria que arcar com as consequências de meus atos, pois, enquanto massa, o indivíduo deixa de poder ser considerado culpado.

Aprendi que não podemos liberar a tensão (como queremos) porque existe cultura, sociedade e existem freios inibidores que nos ditam como agir, pois esses freios criados de forma inconscientes são para que possamos conviver com o mundo. Nossa cultura controla nossos impulsos, pois nosso instinto é cultural e não natural.

Descobri que a razão pouco determina sobre nossos comportamentos.

Ela é escrava das paixões: ela busca os meios para determinar os fins.

A racionalidade é constituída socialmente, por estímulos, reações, excitações, tensões e impulsos.

A manifestação da massa é irracional. O que você não faria sozinha por não ter condições de enfrentar as normas sociais, você faz quando está numa massa.

Constatei que: O indivíduo na massa reduz seu conteúdo intelectual consciente, pelo simples fato de fazer parte de uma multidão, o homem desce vários degraus na escada da civilização.