Galileo Galilei

Galileu Galilei

Nasceu em Pisa, na Itália, em 1564, ainda jovem, decidiu estudar medicina, mas interessou-se mais pela matemática. Assim aos vinte anos, deixou a universidade por falta de recursos e foi para Florença, ali conquistou tamanha reputação, e aos vinte e seis anos foi nomeado professor de matemática na universidade de Pisa ali permaneceu por dois anos devido a ignorância dos demais professores e da intolerância religiosa.

Mudou-se então para a cidade de Pádua, onde ficou como professor de matemática durante dezoito anos.

Foi imortalizado não com a invenção do termômetro, da balança hidrostática, da luneta astronômica, do compasso, do primeiro relógio mecânico baseado no pêndulo, na bomba d’água, mas sim, pela criação do seu método experimental da física moderna, através da: observação, hipótese, e experimentação. Demonstrou com fatos que a Terra nunca foi o centro do Universo, mas sim um planeta que gira em torno do Sol, como os demais planetas do Sistema Solar. Isto, enfureceu os dirigentes católicos, porque ensinavam que sendo o homem criado à semelhança de Deus, não seria possível à humanidade estar em um lugar que não fosse o centro do Universo.

O Tribunal da Inquisição ou Santo Oficio, instituído pela Teologia Católica, que já vinha tentando desmoralizar e ridiculariza-lo, decide intimá-lo a comparecer diante dos inquisidores na presença do Cardeal Belarmino.

Nessa reunião os inquisidores prometeram-lhe liberdade condicional, desde que parasse de ensinar e escrever. Essa primeira perseguição foi devido ao livro SIDEREUS NUNTIUS, por ele escrito, ali publicava descobertas obtidas através de sua luneta, externando apoio à teoria heliocêntrica de Copérnico, que também foi considerado pelo clero católico como heresia.

Apesar das proibições, ameaças e perseguições, além dos adjetivos pejorativos como feiticeiro, demônio e herege. Galileu continuava estudando e pesquisando, indiferente à mediocridade dos clero católico, até que no dia 22/6/1633 foi ele intimado à mediocridade dos dirigentes católicos pela segunda vez a comparecer diante dos inquisidores. Desta vez teve seus olhos vazados, através de ferro em brasa e depois recolhido numa prisão por nove anos, ou seja até sua morte.

Mesmo velho, doente e cego, conseguiu, durante o tempo em que permaneceu na prisão, criar “ AS LEIS DO MOVIMENTO”, que foi publicado, dois anos antes de sua morte, na Holanda.

Galileu morreu na prisão de Arcetri em 08/01/1642 aos 78 anos de idade, deixando uma das maiores contribuições para a Humanidade; o método experimental criado por ele, foi e é a base da Física Moderna, cujos conceitos e princípios serviram para que Newton abrisse o caminho para a Mecânica Clássica, responsável pelos lançamentos de projéteis.

O Tribunal da Inquisição foi o responsável pelo obscurantismo durante dezesseis séculos, onde sábios, pesquisadores, filósofos, escritores, inventores, médiuns e até sacerdotes que não admitissem os dogmas absurdos eram perseguidos, torturados, presos e queimados, motivo pelo qual, estamos com dezesseis séculos de atraso no campo da evolução e no campo do progresso, além do empobrecimento das Nações para sustentar esta legião de parasitas.

ANEZIO e Ruy Gibim artigo na Revista Espírita
Enviado por ANEZIO em 03/08/2017
Código do texto: T6072915
Classificação de conteúdo: seguro