Aula lúdica ?

Quando relato sobre a minha infância, sempre abro a escrivaninha em "biografia", pois afinal é a escrita da minha vida.

Sou de um outro tempo, que alguns chamam de "antigamente", o que já é um erro, pois tudo é antigamente, até a sopa do inverno passado...

Nesse "outro tempo", eu estava com sete anos e a minha mãe me matriculara em uma escola marista, sem custos, de gente humilde, porque a igreja e o estado andavam de mãos dadas , e creditava-se aos padres o melhor e mais santificado aprendizado (?). O ensino e seus métodos engatinhavam, e falou-se em "aulas lúdicas", então o nosso "detestável professor, Don Gervásio", nos levou em uma manhã fria ao galinheiro do colégio, e lá ficamos sentados entre as palhas ,com galinhas ciscando ; pô...pô...pô,pô, pô...e mais um ovo !

Claro que ninguém conseguia aprender p...nenhuma daquele jeito, com galinhas passeando soltas entre as nossas pernas, e um professor gorducho que tacava a régua em nossas cabeças.

Naquele tempo o "bullying" era comum, nem conhecíamos a palavra, e para nós era só "encheção de saco", achávamos que até fazia parte do currículo escolar, e aprendíamos a nos virar para a vida, a nos defender sem reclamar, mas honestamente nunca tive grandes problemas nesse sentido, era tranquilo e acho que passava sem ser muito notado. Não era gordo, nem vesgo, nem manco, nem narigudo, nem gago...então não tinha atrativos físicos para a "pentelhação".

Me lembro bem que as carteiras eram em dupla, o dobro do tamanho das de agora, com tinteiros e penas, (já contei isso antes), e ao menor descuido borrava , e tome bronca. Os professores eram bem enérgicos naquele tempo, a psicologia andava na outra calçada, oposta a do ensino. Nas classes, nem um pio era permitido, senão havia castigo físico (reguada), e não eram dessas chatas, não, eram varas quadradas ,doíam pacas. Só bem depois descobri a verdadeira utilidade de uma régua, que serviam para medir.

Quando iniciei o ano letivo seguinte (* agosto), faltavam só três meses para o embarque para o Brasil, meu pai já nos esperaria em Santos, e apesar das agruras , vim alfabetizado.

* Na Espanha o ano letivo se inicia após as férias de verão ( agosto).

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 03/08/2017
Reeditado em 23/03/2018
Código do texto: T6072774
Classificação de conteúdo: seguro