Hostiliano

Hostiliano (em latim: Gaius Valens Hostilianus Messius Quintus Augustus; † 251) foi imperador romano por um curto período entre a morte de seu pai, Décio, e do seu irmão mais velho, Herênio Etrusco, e a sua própria em julho de 251.

Reinado

251

Antecessor(a)

Décio

Sucessor(a)

Treboniano Galo

Nome completo

Gaius Valens Hostilianus Messius Quintus Augustus

Ninguém sabe a data de seu nascimento, provavelmente após 230. Filho do imperador Décio e sua esposa Herênia Etruscila, era o irmão mais novo do futuro imperador Herênio Etrusco.

Após a ascensão ao trono de seu pai, foi sempre tratado como um príncipe imperial, mas estava sempre na sombra de seu irmão Herênio, que gozava dos privilégios de primogênito e herdeiro. No início de 251, Herênio foi nomeado co-imperador e Hostiliano foi agraciado com o título iuventutis princeps ("príncipe da juventude").

Essas disposições foram feitas pois Décio se preparava para a campanha contra Cniva, Rei dos godos, para puni-lo por suas incursões na fronteira do Danúbio. Hostiliano permaneceu em Roma por causa de sua pouca experiência e Décio nomeou a esposa, Herênia, como imperatriz e a fez regente do império.

A campanha foi um desastre: o pai e o irmão morreram na Batalha de Abrito e Décio se tornou o primeiro imperador romano a morrer em batalha contra um exército estrangeiro. As tropas proclamaram Treboniano Galo imperador, mas Roma reconheceu os direitos de Hostiliano.

Como Treboniano era um general respeitado e havia o temor de uma nova guerra civil de sucessão, o senado romano decidiu respeitar a vontade do povo de Roma e reconheceu ambos como imperadores. Mas depois, no mesmo ano, a peste se espalhou por Roma e o jovem príncipe morreu na epidemia, o primeiro imperador em 40 anos a morrer de causas naturais. Sua morte - oportuna - abriu o caminho para Treboniano governar com seu filho Volusiano.

nada escrito no ventre que grita

quero poder.

fred albano
Enviado por fred albano em 02/08/2017
Código do texto: T6071947
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.