Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SÁ E GUARABIRA...



Há quanto tempo que não os vejo na televisão ou em shows, pois em 1990 os encontrei na fila de embarque para Recife...

Sá e Guarabyra é uma dupla musical brasileira formada em 1971 pelos compositores e cantores Luíz Carlos Pereira de Sá (Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1945) e Guttemberg Nery Guarabyra Filho (Barra, Bahia, 20 de novembro de 1947).

O primeiro sucesso de Guttemberg Guarabyra veio em outubro de 1967, quando fica em primeiro lugar no Festival Internacional da Canção com a música "Margarida" apresentada com o Grupo Manifesto, do qual fazia parte.


 Já Luiz Carlos Sá teve seu primeiro grande sucesso gravado por Pery Ribeiro em 1966, "Giramundo". Eram artistas solo até os dois formarem, juntamente com Zé Rodrix (que antes era do grupo Som Imaginário), o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, que alcançou o sucesso a partir de 1972, gravando dois LPs pela Odeon — Passado, presente e futuro e Terra — e se apresentaram, em julho de 1972, em um espetáculo no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, seguido de espetáculos e aparições na televisão. Nessa época, Sá e Guarabyra receberam prêmios de publicidade pelo jingle "Só Tem Amor Quem Tem Amor pra Dar", criado para a Pepsi. Gravaram também um compacto com duas músicas: Viajante e Ribeirão, bons exemplos do estilo Rock Rural, criado pelo trio.

Em 1973, Zé Rodrix separou-se do grupo, e então a formação passou a ser Sá & Guarabyra em definitivo. Gravariam ainda pela Odeon o LP Nunca (1974) e pela Continental, o disco Cadernos de viagem (1975). Após um longo período fora dos estúdios de gravação, voltaram com um de seus melhores trabalhos: o disco "Pirão de Peixe com Pimenta" (1977) com os sucessos Sobradinho e Espanhola. Pela mesma gravadora Som Livre, lançaram em 1979 o LP "Quatro", que apresentou a faixa "Sete Marias" como carro-chefe do disco.


 Em 1982, gravaram ao vivo o disco "10 anos juntos", uma coletânea de sucessos do trio e da dupla, onde foram apresentadas as canções "Dona" e "Caçador de Mim", músicas que são conhecidas no Brasil inteiro e tocadas até hoje em todas as rádios do país. Na época o disco vendeu aproximadamente 1 milhão e meio de cópias, sendo assim o trabalho mais bem sucedido comercialmente da dupla.

A dupla fez grande sucesso nas décadas de 1970 e 80, com as canções "Dona" e "Espanhola", esta última composta com Flávio Venturini, em 1976. Outro sucesso foi a canção "Verdades e Mentiras", uma entre as 100 canções mais tocadas nas rádios do país no ano de 1985 , após ter sido incluída na trilha sonora da telenovela Roque Santeiro da Rede Globo.

Em 2001 houve o retorno de Zé Rodrix, gerando o primeiro DVD do trio, "Outra Vez na Estrada" e em 2009 o lançamento do quarto disco reunindo o trio: "Amanhã".

Em 2015, a dupla apresenta seu "Songbook". Em Livro, pela Editora Lumiar, reunindo 35 canções e em "CD" reunindo 14 canções pela Gravadora Kuarup. São trabalhos que apresentam o melhor da produção dos artistas, que são grande referência na MPB, principalmente para quem gosta de ouvir e tocar violão. O Livro apresenta as partituras e as cifras de canções como "Dona","Espanhola","Caçador de Mim", além dos sucessos do trio Sá, Rodrix e Guarabyra. Ótima oportunidade para quem quer conhecer o trabalho desses grandes compositores.


Nota do divulgador:- Com certeza muita gente ao reve-los no Ding Dong do Faustão matou a saudades da boa música tão brasileira que pouco damos valor pois somos tão desmiolados que acatamos músicas sem letra nenhuma e que com certeza seus autores jamais foram a escola!!!
Ivan Tadeu dos pobres e BIOGRAFIA DA WIKIPEDIA...
Enviado por Ivan Tadeu dos pobres em 17/07/2017
Código do texto: T6056839
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ivan Tadeu dos pobres
Praia Grande - São Paulo - Brasil, 72 anos
1157 textos (13035 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/09/17 10:35)
Ivan Tadeu dos pobres