Papa Formoso

O Papa Formoso (Óstia, Itália, c. 816 — Roma, 4 de abril de 896) foi eleito em 6 de outubro de 891. Morreu em 4 de abril de 896.

Nasceu em Óstia, Itália. Enquanto era cardeal, foi excomungado por João VIII por ter coroado Arnulfo como rei da Itália - mais tarde foi imperador da Alemanha.

Cronistas franceses atribuem a este papa o parentesco com o futuro papa Romano, dizendo tratarem-se de primos irmãos. A ele se deve a conversão dos búlgaros. Desordens políticas na França, Alemanha e Itália prejudicaram a Igreja, durante o seu pontificado.

Nove meses após a sua morte, o cadáver de Formoso foi exumado da cripta papal para ser julgado perante um Sínodo do Cadáver, presidido por Estêvão VI (que era o papa 113º e o que estava no poder). O papa falecido foi acusado de excessiva ambição pelo cargo papal, e todos os seus atos foram declarados nulos. O cadáver foi despido das vestes pontifícias, e os dedos da mão direita foram amputados. Foi então enterrado em cemitério para estrangeiros, como forma de desonra. Depois, foi novamente exumado, tendo seu corpo esquartejado e jogado no Rio Tibre.

Seu corpo fôra recuperado mais tarde, e, por fim, enterrado na Basílica de São Pedro,como vestes papais, junto a outros pontífices mortos.

culpado de ser formoso

cadáver santo chorando

em milhares de partes nadando em sangue

e mesmo assim

de joelhos

continua orando.

fred albano
Enviado por fred albano em 07/07/2017
Código do texto: T6047958
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.