ministro da Justiça e Segurança Pública???

Torquato Jardim

Torquato Lorena Jardim tomou posse no Ministério da Justiça e Segurança pública em 31 de maio de 2017, depois de quase um ano à frente do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral, onde estava desde 2 de junho de 2016.

Atuou como advogado em Brasília a partir de 1979 e foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 1992 e 1996 e entre 1988 e 1992.

Presidiu o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) no período de 2002 a 2008, também atuando como diretor de Cooperação Internacional entre os anos de 2012 e 2015. Professor de Direito Constitucional na Universidade de Brasília (UnB) por quase vinte anos, é pós-graduado pela Universidade de Michigan, pela Universidade de Georgetown (Washington, D.C, 1977) e pelo Instituto Internacional de Direitos do Homem (Estrasburgo, França, 1982).

Advogado do governo brasileiro na Comissão de Empresas Transnacionais das Nações Unidas em Nova York e em Genebra (1980 e 1981), além da Siderbrás na negociação da Usina de Tubarão com Kawasaki Steel e Finsider (1974), é membro “Amigos da Carta Democrática Interamericana”, “The Jimmy and Rosalyn Carter Center” (Atlanta, Geórgia) desde 2010.

Autor do livro “Direito Eleitoral Positivo” e de diversos outros artigos em periódicos especializados, fez conferências de direito, política e economia brasileira em centros de estudos estrangeiros em vários países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Equador, Chile, Venezuela, Panamá, Benin, México, Nicarágua, Israel, Palestina e África do Sul.

Foi palestrante também de Direito Constitucional e Direito Eleitoral em Tribunais Regionais Eleitorais de todo o País.

Nota do autor:- Vamos torcer para que essa obra de " Direito Eleitoral Positivo " não seja nova legislação de como não punir bandidos de colarinho branco???