CÍCERO CANUTTO DE LIMA

(1899 -1982)

Cícero Canutto de Lima nasceu em Mossoró (RN), em 19 de janeiro de 1893. Converteu-se aos 25 anos de idade, em Timboteau, ará. Ali havia poucos crentes, todos novos convertidos como ele. Um dia, ao cair da noite, passou junto a casa onde residia um senhor conhecido, que demonstrava não estar bem de saúde. No dia, seguinte pela manha, encontrou-se de novo com aquele senhor e se surpreendeu com a sua recuperação total. Perguntou, então, o que acontecera. A resposta foi:” Os crentes oraram por ele e foi curado na hora. Depois recebeu o batismo no Espírito Santo, falando línguas estranhas e entoando cânticos espirituais”.

Para Cícero, tudo aquilo era novidade. Foi seu irmão quem explicou-lhe o que era a experiência do batismo no Espírito Santo. A explicação o deixou profundamente impressionado. Em 30 de agosto de 1918, Cícero teve uma visão nítida, que entendeu como indicação para que buscasse o batismo com fogo. Naquele mesmo dia, à noite, foi até a igreja. Durante o culto, viu os crentes falando línguas estranhas e pediu: “Jesus da-me esse poder também”. No mesmo instante, foi batizado no Espírito Santo.

Em 1923, Cícero foi consagrado ministro do Senhor pelo missionário Gunnar Vingren. No ano seguinte, dirigiu-se para o Nordeste, chegando a João Pessoa, Paraíba, em junho de 1924. A partir daquele ano assumiu o pastorado da Assembléia de Deus de João Pessoa, Paraíba. O trabalho ali prosperou sob sua liderança.

Nos dias 7 a 15 de setembro de 1935, a AD em João Pessoa receberia a quarta Convenção Geral, considerada uma das mais expressivas e representativas. Um a das notas da época afirma: “Os cultos bíblicos foram grandemente abençoados, quando 42 pessoas aceitaram a Cristo com Salvador e 11 evangélicos recebera o batismo no Espírito Santo. Um dos mais velhos trabalhadores, muito impressionado, chegou a dizer;” Em três anos que estudei na Escola Presbiteriana, não aprendi tanto como durante o dia de hoje”.

Em 2 de fevereiro de 1939, Cícero Canutto de Lima, após 15 anos a frente da AD de João Pessoa, deixou a Paraíba, dirigindo-se ao Rio de Janeiro, onde serviu ao Senhor na AD em São Cristóvão. Dali foi a São Paulo, onde assumiu o pastorado da AD de Santos. Em 1946, assumiu a liderança da AD de Belenzinho, São Paulo. Em 1980, após 34 anos a frente da igreja, foi jubilado, assumindo o seu lugar pastor Jose Wellington Bezerra da Costa.

Pastor Cícero Canutto de Lima foi também líder da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil de 1947 a 1948. Partiu para o repouso eterno em 2 de outubro de 1982, aos 89 anos.

Marcio Jose Schali

Escritor, historiador e Jornalista

Marcio Schali
Enviado por Marcio Schali em 06/07/2017
Código do texto: T6046904
Classificação de conteúdo: seguro