Papa Sergio III

Sabe-se muito pouco a cerca de sua história antes de receber o título de Papa. Tornou-se Sumo Pontífice pela primeira vez em meados do século X (mais precisamente em 897), em plena Idade das Trevas. Foi obrigado a renunciar, mas em 901, tomou a força o trono do Papa Leão V, predecessor de Cristóvão. Uma vez reeleito, orquestrou um processo formal - uma farsa - contra seus dois predecessores, Leão e Cristóvão, que foram degolados.

Sergio também esqueceu-se dos votos de castidade. Foi, por muitos anos, amante de Marózia, esposa de Alberico I de Espoleto e filha de Teofilato I, senador e consul romano. Com ela, o Papa chegou a ter um filho, que mais tarde tornou-se o Papa João XI.

Um fato comumente conhecido diz que Sergio III era extremamente opositor do Papa Formoso, e foi um dos responsáveis por um dos momentos mais doentios da história do papado: o Sínodo do Cadáver. O Sínodo do Cadáver, também conhecido como O Julgamento do Cadáver é o nome pelo qual ficou conhecido o episódio do julgamento póstumo do Papa Formoso, que havia morrido nove meses antes. O corpo do pontífice fora exumado, vestido com insígnias e ornamentos e posto num trono e então acusado de transmigração em violação do direito canônico, de falso testemunho, de servir como um bispo, enquanto na verdade, um leigo, entre outros crimes, que foram lidos diante do corpo inerte de Formoso. O juiz foi ninguém menos que Sergio III, (que, na época, ainda não era Papa) que o condenou pelos crimes. Formoso foi despido de suas vestes, teve três dedos da mão direita - usados para a benção - amputados e todos os seus atos e ordenações declaradas inválidas. O corpo foi finalmente sepultado em um cemitério para estrangeiros, apenas para ser desenterrado mais uma vez, desmembrado, e lançado no rio Tibre.

Sergio III ficou no poder até 14 de abril do ano 911, data em que veio a falecer.

o medo de um santo pecador

que comeu a fruta do pecado

e vestiu o manto de um anjo caido

ele cuspiu na palavra de Deus

e vomitou suas palavras sujas na boca da mulher

assim

a igreja

chorou

lagrimas

de sangue.

fred albano
Enviado por fred albano em 05/07/2017
Código do texto: T6046157
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.