A LIBERDADE... A VONTADE... "O PEQUENO GIGANTE da CANÇÃO"...

NELSON NED.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A LIBERDADE... A VONTADE... “O PEQUENO GIGANTE da CANÇÃO”...

AVISO INICIAL - A 3ª parte sobre a importância do estudo da MEDULA ÓSSEA para desatar o nó sobre a AUTO-HEMOTERAPIA será escrito proximamente. Tenho muita coisa para ler, tenho muito a pesquisar e tenho muito que escrever. Estamos apenas no começo da luta. E tem mais: - Estou estudando teoria musical e aperfeiçoando a aprendizagem de VIOLÃO. Não estou perdendo tempo de maneira alguma!

SEGUNDO AVISO – Os textos sobre “AS BATALHAS do Dr. LUIZ MOURA” terão continuidade.

TERCEIRO AVISO – Os textos sobre “Teorias Conspiratórias” também terão continuidade.

INFORMAÇÕES GERAIS.

- Nome completo – Nelson Ned d’Ávila Pinto.

- Também conhecido como – “O Pequeno Gigante da Canção”.

- Origem – Ubá, Minas Gerais, Brasil.

- Data de Morte – 05 de janeiro de 2014 (66 anos).

- Gêneros musicais – Brega, Bolero, Cristão e Gospel.

- Instrumento – Vocal.

- Período em atividade – 1963 – 2014.

Nelson Ned d'Ávila Pinto (Ubá, 2 de março de 1947 — Cotia, 5 de janeiro de 2014) foi um cantor, compositor e escritor brasileiro.

Ned foi o primeiro latino-americano a vender 1 milhão de discos nos Estados Unidos, e chegou a se apresentar ao lado de grandes nomes da música romântica internacional, como Julio Iglesias e Tony Bennett.

BIOGRAFIA.

Nelson Ned d’Ávila Pinto nasceu em 2 de março de 1947, em casarão na Rua Coronel Júlio Soares, em Ubá, Minas Gerais.

Como a criança não se desenvolvia, foi diagnosticada com displasia espôndilo-epifisária, que o levou a ter apenas 1,12 metro de altura na fase adulta.

Seus seis irmãos nasceram sem esse distúrbio, mas os três filhos de Nelson herdaram o nanismo.

Como seus pais gostavam de música, o jovem Nelson logo começou a cantar, ganhando um prêmio em uma rádio de Ubá aos 4 anos.

No fim da década de 1950, sua mãe, dona Ned, havia passado no concurso da Coletoria Estadual de Minas Gerais e se mudou com a família para a capital Belo Horizonte.

Com apenas 12 anos, Nelson começou a trabalhar como secretário do gerente da fábrica da Lacta, e algum tempo depois sua carreira de cantor ganhava espaço em programas da TV Itacolomi e nas rádios Guarani e Inconfidência.

Nos anos 60 começou a se apresentar e gravar discos, inclusive nos países da América Latina, Europa e África, onde é extremamente popular. Com repertório voltado para a música romântica, seus shows atraíam multidões em estádios e teatros.

Nelson Ned, como compositor, já teve canções gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros. O maior sucesso de sua carreira foi a canção Tudo Passará, de 1969, que obteve quarenta regravações, inclusive em versão sertaneja com a dupla João Mineiro & Marciano nos anos 80, que no mesmo disco também gravaram de Nelson o hit Se Eu Pudesse Falar Com Deus.

Ganhou Discos de Ouro no Brasil e no exterior, tendo vendido mais de 45 milhões de discos e tem em sua carreira um feito histórico, se apresentar no Carnegie Hall, em Nova Iorque, feito que se repetiu por 4 vezes com lotação total.

Nos anos 1990, convertido ao Evangelho, iniciou uma bem-sucedida carreira gospel. Logo em seu primeiro CD, Jesus Está Vivo, de 1993, ganhou disco de ouro com mais de um milhão de cópias vendidas.

Lançou em 1996 a biografia “O Pequeno Gigante da Canção”, uma referência à sua condição de anão. No livro, ele contou que enfrentou depressão no auge de sua carreira, passou a beber e envolveu-se com drogas.

Sofreu um acidente vascular cerebral em 2003, o que o levou a perder a visão do olho direito. Desde então, morava em uma residência adaptada para suas necessidades em São Paulo.

O cantor ainda sofria de diabetes, hipertensão e estaria desenvolvendo Mal de Alzheimer.

No dia 24 de dezembro de 2013, passou a viver em uma clínica de repouso na Granja Viana, Cotia, próximo a São Paulo.

Poucos dias depois, em 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.

Morreu na manhã de 5 de janeiro de 2014 no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo, devido a complicações de um quadro de pneumonia.

DISCOGRAFIA.

Tipo de Gravação - Ano - Álbum - Gravadora - Mídia -

Álbuns de Estúdio.

1964 - Um Show em Noventa Centímetros - Polydor - LP.

1969 - Tudo Passará - Copacabana - LP.

1970 - Nelson Ned - Copacabana - LP.

1970 - Eu Também Sou Sentimental - Copacabana - LP.

1972 - Nelson Ned - Copacabana - LP.

1973 - Aos Românticos do Mundo - Copacabana - LP.

1973 - Papai Noel Existe - Copacabana - LP.

1973 - Nelson Ned - Vol. 3 - Copacabana - LP.

1975 - Meu Ciúme - Copacabana - LP.

1976 - O Poder da Fé Celestial - Copacabana - LP.

1977 - Nelson Ned - Copacabana - LP.

1979 - Meu Jeito de Amar - Copacabana - LP.

1982 - Perdidamente Apaixonado - Harmony/CBS - LP.

1984 - Caprichoso - EMI-Odeon - LP.

1985 - Ao Meu Novo Amor - EMI-Odeon - LP.

1986 - O Grande Nelson Ned - EMI-Odeon - LP.

1987 - Passei da Conta - EMI-Odeon - LP.

1990 - O Poder da Fé Vol. 2 - Copacabana - LP.

1991 - Enamorado - RGE - LP.

1992 - Penso em Você - RGE - LP.

1993 - El Romântico de América - Movieplay - CD.

1994 - Jesus Te Ama - Continental/Eastwest - CD.

1995 - Glórias a Jesus - CD.

1997 - Jesus Está Voltando - CD.

2001 - Jesus é Vida - CD.

2004 - Jesus Ressuscitou - CD.

Álbuns de Estúdio (Em Espanhol).

1993 - Jesús Está Vivo - CD.

1998 - Jesús Te Ama - CD.

2001 - Jesus Cristo Es Vida - CD.

Compactos.

1963 - Mi Testimonio - CD - Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda/Por Onde Eu Vou/Prelúdio à Volta/Melodias Do Céu - Polydor - Compacto duplo.

1968 - Tamanho Não É Documento/Me Ensine A Viver Sem Você - Chantecler - Compacto simples.

1969 - Um Recado Para Meu Amor/Tamanho não É Documento/Ao Meu Amor (To Sir With Love)/O Riso Que Eu Perdi - Copacabana - Compacto simples.

1970 - A Cigana/Vou Me Mudar Para Outra Cidade - Copacabana - Compacto simples.

1971 - Todas As Rosas Vermelhas Do Mundo/Daria Tudo Pra Você Estar Aqui - Copacabana - Compacto simples.

1971 - Eu Duvido/Não Quero Mais Amar (I'll Never Fall In Love Again)/Cada Um de Nós Sabe de Si/Vida, Vida, Vida. - Copacabana - Compacto duplo.

1972 - A Bíblia/Esquece Coração Esquece - Copacabana - Compacto simples.

1973 - Eu Fui Feliz E Não Sabia/Faça de Conta Que Você Gosta de Mim/Você Me Abandonou/Você Quer Dançar Comigo Esta Valsa - Copacabana - Compacto duplo.

1973 - Não Tenho Culpa de Ser Triste/Por Amar-te Assim (De T'avoir Aimee)/Ninguém Irá Te Amar Mais do Que Eu/Não Precisa Voltar - Copacabana - Compacto duplo.

1977 - Apesar De Tudo/Em Cada Irmão Vejo Cristo/Antes Que Seja Tarde/Volte - Copacabana - Compacto duplo.

1977 - Lar Doce Lar/It's A Small World/Eu Vou Fazer Você Gostar de Mim - Copacabana - Compacto simples.

1977 - Em Cada Irmão Vejo Cristo/Só Mesmo Crendo Em Deus - Copacabana - Compacto simples.

1984 - Caprichoso/Romântico - EMI-Odeon - Compacto simples.

1999 - Tudo Passará/Meu jeito de amar - EMI - CD.

Coletâneas .

1998 - Seleção de Ouro - 20 Sucessos - Nelson Ned - Copacabana/EMI Music CD.

1998 - Dose Dupla (Nelson Ned) - CD.

2001 - Compõe e Canta Para Jesus - CD.

2002 - Louvor e Adoração - CD.

2002 - Canções da Minha Fé - CD.

2003 - Ao Meu Novo Amor - EMI Music - CD

.

2006 - Nelson Ned - 2 Em 1 - CD.

2006 - Warner 30 Anos: Nelson Ned - CD.

2007 - Nova Série (Nelson Ned) - CD.

Observações do escriba:

1ª – Na Wikipédia estão disponíveis para os leitores, 08 (oito) referências sobre o cantor Nelson Ned.

2ª – O melhor amigo de Nelson Ned era o cantor Agnaldo Timóteo.

3ª – A melhor entrevista de Nelson Ned foi feita no programa de Jô Soares.

Categorias:

• Nascidos em 1947.

• Mortos em 2014.

• Nelson Ned.

• Naturais de Ubá.

• Compositores de Minas Gerais.

• Protestantes do Brasil.

• Cantores de brega.

• Cantores de Minas Gerais.

• Cantores de bolero.

• Cantores de música cristã contemporânea do Brasil.

• Escritores de Minas Gerais.

• Recordistas de vendas de discos.

• Recordistas de vendas de discos no Brasil.

• Recordistas de vendas de discos nos Estados Unidos.

• Anões.

• Mortes por pneumonia.

Esta página foi editada pela última vez às 16h48min de 25 de junho de 2017.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Segunda-feira, 03 de Julho de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Wikipédia. (3) – OUTRAS FONTES.