Pertinax

Públio Hélvio Pertinax ou Pertinaz (em latim Publius Helvius Pertinax, 1 de agosto de 126 — 28 de Março de 193) foi proclamado imperador romano na manhã seguinte ao assassínio de Cómodo em 31 de dezembro de 192, dando início à crise que ficou conhecida como "ano dos cinco imperadores".

A sua carreira antes de se tornar imperador, tal como está documentada na Historia Augusta, está atestada em muitos sítios por inscrições existentes. Tendo nascido em Alba, filho de um escravo liberto, Hélvio Sucesso (Helvius Successus), inicialmente trabalhou como gramático (ou professor de gramática), porém mais tarde decidiu encontrar um trabalho mais lucrativo e através de um patrono, ganhou uma comissão como oficial numa coorte.

Serviu como procônsul da província da África Proconsular em 188 - 189, e a seguir na prefeitura de Roma - com um segundo consulado (desta vez como cônsul ordinarius, tendo o imperador como colega. Estava a servir como prefeito urbano quando Cómodo foi assassinado pelos seus criados.

O seu curto reinado (86 dias) não foi fácil. Pertinax tentou emular as práticas restritivas de Marco Aurélio, e fez um esforço para reformar o sistema de auxílios públicos dos alimenta, instituído por Trajano, mas deparou-se com o antagonismo de muitas partes. Escritores antigos detalharam como a guarda pretoriana estava à espera de um donativum generoso quando ascendeu ao trono, e quando ficaram desapontados, começaram a agitar-se até ele ter o dinheiro, através da venda das coisas e escravos de Cómodo, incluindo as suas concubinas e jovens que mantinha para satisfazer os seus prazeres sexuais. Tendo evitado à justa uma conspiração por parte de um grupo para o substituir por Falco, foi assassinado numa segunda conspiração por membros da guarda pretoriana.

O PODER TEM GOSTO DE SANGUE AMARGO

QUE PODE MATAR UM SONHO

DE GOVERNAR UM IMPERIO

CONSTRUIDO COM MUITO MAIS SANGUE.

fred albano
Enviado por fred albano em 03/07/2017
Código do texto: T6044231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.