A LIBERDADE... A VONTADE... "Dois IRMÃOS, Dois CANTORES, Duas IDADES e Dois SERTANEJOS - Victor e Leo".

A LIBERDADE... A VONTADE... “Dois IRMÃOS, Dois CANTORES, Duas IDADES e Dois SERTANEJOS – VICTOR e LEO”.

AVISO INICIAL - A 3ª parte sobre a importância do estudo da MEDULA ÓSSEA para desatar o nó sobre a AUTO-HEMOTERAPIA será escrito proximamente. Tenho muita coisa para ler, tenho muito a pesquisar e tenho muito que escrever. Estamos apenas no começo da luta.

SEGUNDO AVISO – Os textos sobre “AS BATALHAS do Dr. LUIZ MOURA” terão continuidade.

TERCEIRO AVISO – Os textos sobre “Teorias Conspiratórias” também terão continuidade.

Victor & Leo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

INFORMAÇÕES GERAIS:

- Nome completo: Victor Chaves Zapalá Pimentel e Leonardo Chaves Zapalá Pimentel.

- Nascimento de Victor – 15 de abril de 1975 – 42 anos de idade.

- Nascimento de Leo – 03 de outubro de 1976 – 40 anos de idade.

- Origem – Abre Campo, Minas Gerais, Brasil.

- Gêneros – SERTANEJOS, Pop, Folk, Rock e Country.

- Gravadoras – Number One Music, Independente, Sony BMG, BNA Records, Columbia Records, Sony Music e Som Livre.

- Integrantes – Victor CHAVES e Leonardo CHAVES.

Victor & Léo é uma dupla SERTANEJA formada pelos IRMÃOS Victor Chaves Zapalá Pimentel (15 de abril de 1975) e Leonardo Chaves Zapalá Pimentel (03 de outubro de 1976), nascidos em Abre Campo, Minas Gerais.

AMBOS são COMPOSITORES, PRODUTORES, CANTORES e ARRANJADORES, sendo eles mesmos os responsáveis pelo concebimento da maioria de seus trabalhos.

HISTÓRIA.

O INÍCIO da DUPLA se deu na CIDADE em que os IRMÃOS foram CRIADOS, Abre Campo-MG, em 1992. Eles são filhos de Marisa Chaves e Ronald Zapalá Pimentel e possui uma irmã chamada Paula Chaves Zapalá Pimentel.

Em 1994 mudaram-se para Belo Horizonte, onde ESTUDARAM CANTO por 6 anos e se apresentavam à noite, até 2001, quando foram para São Paulo-SP.

Em São Paulo, gravaram seu primeiro CD por um pequeno selo, já extinto, chamado Number One, a convite do casal Eduardo Araujo e Silvinha Araujo, que os ouviram nas noites de Belo Horizonte.

Em 2003, gravaram um CD independente chamado “Vida Boa”, que era vendido nos bares em que se apresentavam.

Em 2005, já com um público cativo na noite paulistana, a dupla grava um CD ao vivo, “Victor & Leo Ao Vivo”, que despontaria para todo o Brasil em meados de 2006, espalhando-se na pirataria e de pessoa a pessoa, chamando a atenção pela originalidade do som e das canções, na maioria de autoria de Victor Chaves.

Três canções principais brigavam pelo primeiro lugar em diversas regiões do país, ao mesmo tempo, neste momento: “Vida Boa”, “Fada” e “Amigo Apaixonado”.

Em 2007, lançaram o primeiro DVD, “Ao Vivo em Uberlândia”, tendo nesta cidade, uma forma centralizada para o acesso do público de diversos estados, além de se fixarem de vez, a partir deste mesmo ano.

Em 2009, foi lançado o segundo DVD, “Ao Vivo e em Cores”, que foi gravado no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de setembro de 2009.

Em 2012, foi lançado o DVD “Ao Vivo em Floripa” gravado no dia 28 de março do mesmo ano, na Avenida Beira-Mar Continental, em Floripa (SC).

Em 2015 Victor & Leo lançam o 4º DVD, “Irmãos” (álbum de Victor & Leo), gravado em janeiro do mesmo ano, assim como o DVD “Ao Vivo e em Cores”, também foi gravado em São Paulo (desta vez, nos Estúdios Quanta).

Desde então, como uma das duplas de maior importância do país, bateram recordes de público jamais quebrado, em todas as regiões e estados do país e alcançaram diversas premiações, desde o Prêmio da Música Brasileira ao Grammy, tendo sete trabalhos indicados como melhor álbum.

Victor Chaves ocupou por três anos consecutivos, 2008, 2009 e 2010, o primeiro lugar em direitos autorais no Brasil, pelo ECAD.

Com 25 anos de carreira e 10 anos de reconhecimento nacional, é notável a influência dos irmãos na música brasileira após 2006.

Os arranjos, a versatilidade dos timbres vocais em canções originais, o toque único de Victor Chaves ao violão, as performances de Leo, a presença contagiante, além de mais de 16 canções em primeiro lugar em diversas paradas, entre temas de novelas e filmes, fazem de Victor & Leo uma das maiores e mais consagradas duplas de todos os tempos.

CD's e DVD's.

São 14 CDs, 5 DVDs ao vivo e 2 Blu-rays, além de 2 DVDs documentários: “Nada Es Normal” em espanhol, lançado em 2008 e “Victor & Leo - A História”, lançado em dezembro de 2010.

O primeiro CD foi lançado em 2002, pela extinta gravadora Number One.

Em 2003, saíram da gravadora e, de forma independente, gravaram o segundo CD, chamado “Vida Boa”.

Em 2005, também de forma independente, e em São Paulo, gravaram o terceiro CD, “Ao Vivo”, produzido e arranjado pela própria dupla, chamado “Ao Vivo”. (Este CD, sem gravadora, espalhou-se pelo Brasil a partir de 2006 quando foi lançado, estimando-se terem sido pirateadas mais de duas milhões de cópias entre 2006 e 2007).

Em junho de 2007, já conhecidos em grande parte do país, Victor & Leo foram contratados pela Sony BMG, que passou a distribuir originalmente o CD “Ao Vivo”, relançando-o e apenas modificando a capa. Relativo a este CD, mesmo depois de tão pirateado, em dois meses de lançamento, rendeu à dupla, seu primeiro disco de ouro.

Também em junho de 2007, já contratados pela Sony BMG, gravam o 1° DVD ao vivo da carreira e advindo deste, o quarto CD, intitulados “Ao Vivo em Uberlândia”. (A gravação se deu em Uberlândia, principalmente por uma questão geográfica, ficando a cidade no centro do país, entre os primeiros estados onde o CD “Ao Vivo” havia se popularizado. A dupla apaixonou-se pela cidade e hospitalidade de seus habitantes e resolveu sair de São Paulo, para morar definitivamente em Uberlândia).

Com o trabalho reconhecido em todas as regiões do Brasil, entre culturas e públicos diferentes, o estilo da dupla foi visto como universal e por isto, no início de 2008, foram convidados pela Sony Music a gravar um disco em espanhol, o quinto da carreira.

São canções e arranjos da dupla em versão espanhola, em que contaram com a participação do produtor mexicano Aureo Baqueiro e com o artista e compositor Leonel Garcia.

Em meados de 2008, após as gravações do CD espanhol, iniciaram-se as gravações do CD "Borboletas", o sexto da carreira. Totalmente autoral, o CD possui 12 canções assinadas por Victor, sendo três em parceria com Leo, além de assinarem todos os arranjos. A dupla também assina a produção do trabalho e a divide com o baixista Ivan Corrêa. Em 2009, Victor & Leo se consagram de vez em versatilidade e diversidade, sendo a primeira dupla, em 12 anos, a participar do tradicional e fechado festival de rock "Planeta Atlântida", que acontece em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, provando assim que sua universalidade musical os leva a públicos muito diferentes, ao mesmo tempo e com mesma aceitação. Além de terem estado igualmente entre atrações principais em festivais como o “Festival de Verão de Salvador/BA” e do “Recife/PE”, e “Lupaluna”, em Curitiba/PR, repetindo o sucesso em 2010.

Em setembro de 2009, depois de consagrarem-se com o espantoso sucesso do CD “Borboletas”, Victor & Leo gravam em São Paulo o 2° DVD ao vivo da carreira, e advindo dele, o sétimo CD, chamado “Ao Vivo e em Cores”. Em retribuição aos anos em que a capital os acolheu, em tempos de casa noturna, uma mega estrutura foi armada para um espetacular show de performance musical, por duas noites, no ginásio Ibirapuera. Pela primeira vez, um artista grava um DVD no local, que superlotou nas duas noites, tendo mais de 23 mil espectadores. Canções inéditas, conteúdo musical, sinergia perfeita entre público-artista e o inconfundível conceito Victor & Leo, marcam este produto que teve venda inicial de 150 mil cópias (Disco de Platina).

Em outubro de 2010, foi lançado o oitavo CD de Victor & Leo, “Boa Sorte Pra Você”, que também é o nome da primeira faixa de trabalho. Recheado de surpresas, o CD tem arranjos de Victor & Leo e produção de Guto Graça Mello. Contém 11 faixas, sendo 8 músicas de autoria de Victor Chaves, 2 regravações, e uma faixa bônus. O segundo DVD documentário da dupla, “A História”, chegou às lojas em dezembro de 2010. Este documentário visa mostrar traços da história da música sertaneja em que se insere a música de Victor & Leo. Nele podemos ver também o trabalho da dupla durante a gravação do disco “Boa Sorte Pra Você”. No final de 2011, Victor & Leo atingem a marca de mais de 3 milhões de CD's e DVD's vendidos na carreira.

Em Novembro de 2011, chegou às lojas de todo o país o nono CD da dupla, “Amor de Alma”. Recheado de inéditas, o trabalho é totalmente produzido e arranjado por Victor & Leo. O CD possui 12 faixas, sendo 8 músicas de autoria de Victor Chaves (em "Mal Resolvido" Leo Chaves é co-autor) e 4 regravações. Na faixa "Sonhos e Ilusões em Mim" a cantora mineira Paula Fernandes faz participação especial.

Em março de 2012, Victor & Leo gravaram o décimo CD e 3° DVD ao vivo da carreira, intitulado “Ao Vivo em Floripa”, em Florianópolis/SC. O trabalho contou com as participações especiais de Chitãozinho & Xororó, Gabriel Grossi, Haroldo Ferretti, Marciano, Nando Reis, Nice Silva, Paula Fernandes, Pepeu Gomes, Thiaguinho e Zezé di Camargo & Luciano.

Em agosto de 2013 Victor & Leo assinaram contrato com a gravadora Som Livre, e lançaram o álbum “Viva Por Mim”. O 11º CD da carreira da dupla foi gravado em um estúdio de Uberlândia e mostra de uma maneira mais clara, outras influências da dupla, que não se limitam ao Folk ou ao Sertanejo de Raiz, como o Rock, o R&B e a Black Music, sem deixar de lado o romantismo. Entre as novidades que o primeiro álbum completamente inédito de Victor & Leo apresentam, estão as composições de Leo. Das 13 faixas, 8 são assinadas por Leo Chaves com parceiros (sendo 2 delas com Victor) e 4 foram escritas por Victor Chaves. “Na Linha do Tempo” é uma composição de Sérgio Porto e Marcelo Martins, enquanto Leo foi responsável pelos arranjos. Lançada nacionalmente no dia 02 de setembro, a canção se destacou nas principais rádios do país, alcançando o primeiro lugar. O videoclipe da música conta a história de amor entre uma filha de fazendeiro e o filho da caseira, que se conhecem ainda crianças, mas são afastados pelo pai da garota. Anos depois, os dois se reencontram durante um show de Victor & Leo. Gravado em Uberlândia, o vídeo atingiu meio milhão de visualizações já na primeira semana. “Viva Por Mim” conta ainda com três participações de peso: Jorge & Mateus, Bruno & Marrone e Almir Sater.

No final de 2014, os fãs ganharam de presente o álbum “Perfil”. Lançado pela Som Livre, o disco reúne os principais hits da carreira da dupla e traz ainda duas canções inéditas: "Caminhos Diferentes" e "Como eu Amei".

Em janeiro de 2015, Victor & Leo gravaram, em São Paulo, o 4° DVD ao vivo da carreira, para um público intimista. Intitulado "Irmãos", o álbum traz canções inéditas e versões. Lançado em junho, “Irmãos” registrou a última canção gravada por Milionário & José Rico, além das participações de Henrique & Juliano, Malta, Wesley Safadão, Lucyana e Victor Freitas & Felipe.

Também em 2015, durante o programa “Sai do Chão” da Rede Globo, Victor & Leo lançam o quinto DVD ao vivo, também intitulado "Sai do Chão".

No final de 2016, a Som Livre lançou “Duetos”, uma coletânea com parcerias da dupla, entre elas Alcione, Chitãozinho & Xororó, Almir Sater, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Gonzaguinha, Wesley Safadão, Henrique & Juliano, entre outros. O álbum traz ainda “Time for Love”, uma versão exclusiva de “Tempo de Amor”, ao lado de Eric Silver.

MÚSICOS PARTICIPANTES.

INTEGRANTES.

01 - André Campagnani: Bateria (2011 - atualmente)

02 - Alexandre de Jesus: Percussão (2007 - atualmente)

03 - Jander Paiva: Acordeom (2010 - atualmente)

04 - Thiago Corrêa: Contrabaixo e Backing Vocal (2013 - atualmente)

05 - Beto Rosa: Guitarra e Violão (2013 - atualmente)

06 - Andre Henriques: Teclado e Backing Vocal (2013 - atualmente)

EX-INTEGRANTES.

01 - Ricardo Fagundes: Violão, Guitarra, Viola e Backing Vocal(2013 - 2016)

02 - Luciano Passos: Acordeom (2005- 2010)

03 - Leo Pires: Bateria (2007 - 2011)

04 - Daniel Couceiro: Violão (2007 - 2008)

05 - Marquinhos Abjaud: Teclado (2009 - 2011)

06 - Rogério Delayon: Violão (2009 - 2010)

07 - Marcelo Castelli: Violão (2006)

08 - Vitor Cabral: Percussão (2006)

09 - Marcelo Moraes: Violão (2010) - Guitarra 2012)

10 - Pedro Cassini: Guitarra (2012)

11 - Ernani Braga Jr: Violão (2012)

12 - Ivan Correa: Baixo (2007 - 2013)

SHOWS.

A dupla já fez shows em quase todo o país. Em 2008 até 2009 fez vários shows na Argentina, Bolívia, Equador, Venezuela, Uruguai, entre outros países da América Latina, para divulgar seu CD lançado em 2009 “Nada Es Normal” que fez enorme sucesso nas rádios Sul-Americanas, ficando na posição 40 entre todas as Músicas Latinas.

No começo de 2012, Victor & Leo fizeram quatro Shows nos Estados Unidos, no entanto para brasileiros. Cada show foi para mais ou menos 5 mil pessoas.

Embora seus shows tenham a presença de até 100 mil pessoas, a média de público nos shows da dupla é de 75 mil pessoas. O maior público foi no DVD gravado em Florianópolis dia 28 de Março de 2012, intitulado de “Ao Vivo em Floripa” onde foram 200 mil pessoas.

Em março de 2010, participam do projeto "Emoções Sertanejas", interpretando "Jesus Cristo", canção de Roberto Carlos de 1970.

No mesmo ano, participam do projeto "Xuxa Só Para Baixinhos 10", da apresentadora Xuxa, com a música "A Canção do Elefante". Este projeto traz também a participação da cantora Maria Gadú na canção "Leãozinho" (anteriormente gravada por Caetano Veloso.

Outro detalhe no projeto é a participação do filho de Leo junto com o pai e o tio na mesma canção.

O DVD foi um DVD comemorativo aos 20 anos de carreira de Victor & Leo e junto ao palco vários artistas marcaram presença, vendendo cerca de 150 mil cópias e, é considerado o melhor CD da dupla.

DISCOGRAFIA.

ÁLBUNS de ESTÚDIO.

2002: “Vitor e Leo”

2004: “Vida Boa”

2008: “Borboletas”

2010: “Boa Sorte Pra Você”

2011: “Amor de Alma”

2013: “Viva Por Mim”.

ÁLBUNS ao VIVO.

2006: “Victor & Leo” - Ao Vivo

2007: “Ao Vivo em Uberlândia”

2009: “Ao Vivo e em Cores”

2012: “Ao Vivo em Floripa”

2015: “Irmãos” - Ao Vivo.

ÁLBUNS em ESPANHOL.

2008: “Nada Es Normal”.

COLETÂNEAS.

2014: “Perfil” - Victor & Leo

2016: “Duetos” - Victor & Leo.

VIDEOGRAFIA.

DVDs ao VIVO.

2007: “Ao Vivo em Uberlândia”

2009: “Ao Vivo e em Cores”

2012: “Ao Vivo em Floripa”

2015: “Irmãos” - Ao Vivo

2015: “Sai do Chão” - Victor & Leo.

DVDs DOCUMENTÁRIOS.

2008: “Nada Es Normal”

2010: “Victor & Leo - A História”

TEMAS de NOVELA.

Em 2008, a dupla teve sua primeira canção integrando uma trilha sonora de novela: "Tem Que Ser Você", de autoria de Victor.

A versão em estúdio foi especialmente produzida pela dupla para a novela "A Favorita", da Rede Globo, como tema das personagens Céu (Deborah Secco) e Cassiano (Thiago Rodrigues) e entrou como faixa bônus no CD “Borboletas”.

Em 2009, duas canções, ao mesmo tempo, integraram a trilha da novela “Paraíso” (de Benedito Ruy Barbosa), das 18:00, da Rede Globo.

Uma como tema de abertura, o clássico "Deus e Eu no Sertão", e a outra, a romântica "Nada Normal", tema das personagens Rosinha (Vanessa Giácomo) e Terêncio (Alexandre Nero).

Em 2010, "Rios de Amor", música do CD "Boa Sorte Pra Você" integra a trilha sonora da novela "Araguaia", da Rede Globo, como tema dos personagens Solano (Murilo Rosa) e Manuela (Milena Toscano).

Em 2011, a música de autoria de Victor Chaves, "Não Precisa" (Victor & Leo e Paula Fernandes), integra a trilha sonora da novela da Rede Globo "Morde e Assopra", como tema dos personagens Cristiano (Paulo Vilhena) e Abelha (Bruna Spínola).

Em 2014, "Tudo com Você", de autoria de Leo Chaves, Juliano Tchula e Gabriel Agra, foi trilha da novela "Alto Astral", da Rede Globo.

Em 2016, “Êta Mundo Bom”, da Rede Globo, trouxe “Estrada Vermelha” como uma das músicas de Candinho (Sérgio Guizé), personagem principal da trama.

Também em 2016, “10 Minutos Longe de Você” embalou o romance de Tancinha (Mariana Ximenes) e Apolo (Malvino Salvador) em “Haja Coração”.

A dupla recebeu vários prêmios e indicações.

Observação do escriba: Na Wikipédia dispomos de apenas uma referência.

Categorias:

• Brasileiros de ascendência italiana.

• Duplas sertanejas.

• Naturais de Ponte Nova.

• Compositores de Minas Gerais.

• Victor & Leo.

• Artistas da Som Livre.

• Cantores, duplas e bandas de sertanejo universitário.

• Cantores de Minas Gerais.

Esta página foi editada pela última vez às 23h05min de 6 de junho de 2017.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Quinta-feira, 15 de Junho de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Wikipédia. (2) – OUTRAS FONTES.