Quem é Susana Flag???

Te respondo com todas as letras....NELSON RODRIGUES...

Jornalista ou contista , ou comentarista de futebol???

Com certeza nas três áreas esse brasileiro com certeza será o precursor de histórias que foram sucesso e que marcaram pela sua maneira de escrever sobre assunto proibidos e que foram taxados de pornográfico, ou até mesmo incentivador de assédios que o ocorrem nos dias de hoje, pela falta de cultura e punição aos que o fazem , pois com certeza se as punições fossem exemplares, jamais isso ocorreria, em ônibus, trens do metro e alguns em locais ermos que os abusos são constantes e as mulheres jamais querem ser alvo de chacotas e assim esses maus elementos continuam soltos e livres para novo ataques, e com certeza, esse autor foi e sera sempre o inesquecível autor de “A ENGRAÇADINHA”!!!!

Nelson Falcão Rodrigues, nasceu em Recife, 23 de agosto de 1912, é tido como o mais influente dramaturgo do Brasil.

Em 1916, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, quando chegou a maioridade, trabalhou no Jornal A Manhã, de propriedade de seu pai. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças como a “A Mulher sem pecado”, que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral.

O sucesso veio mesmo com “Vestido de Noiva”, que trazia em matéria de teatro, uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros.

Com seus três planos simultâneos (realidade, memória e alucinação construíam a história da protagonista Alaíde), as inovações estéticas da peça iniciaram o processo de modernização do teatro brasileiro.

A consagração se seguiu com vários outros sucessos, transformando-o no grande representante da literatura teatral do seu tempo, apesar de suas peças serem taxadas muitas vezes como obscenas e imorais.

Em 1962, começou a escrever as esportivas, deixando transparecer toda a sua paixão por futebol. Veio a falecer em 1980 no Rio de Janeiro.

Suas frases ditas ao acaso são interessantes e com certeza de uma verdade:-

- “O inimigo não trai nunca!!!”

- “Deus está nas coincidências!!!”

- “Invejo a burrice, porque é eterna!!!”

- “Nem todas mulheres gostam de apanhar, só as normais!!!”

- “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos!!!”

- “Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe!!!”

- “O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um, o da inexperiência!!!”

- “Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue à bodas de prata!!!”

- “O dinheiro compra até o amor verdadeiro!!!”

- “O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes!!!”

- “Só o rosto é indecente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu!!!”

- “O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte!!!”

- “As grandes convivências estão a um milímetro do tédio!!!”

- “O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade!!!”

- “A liberdade é mais importante do que o pão!!!”

- “O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda!!!”

- “O sábado é uma ilusão!!!”

- “A plateia só é respeitosa quando não está a entender nada!!!”

- “Não existe família sem adúltera!!!”

- “Qualquer indivíduo é mais importante do que a Via Láctea!!!”

Naturalmente no período anterior a fama ele usou o pseudônimo de uma mulher Susana Flag em seus contos e que fizeram sucesso.

Muita gente conhece e reconhece Nelson Rodrigues como um escritor de grande fôlego e importância dentro do panorama do moderno teatro brasileiro.

Mas poucos têm notícia de Susana Flag, um pseudônimo adotado por Nelson em quatro romances que circularam, sob a forma de folhetim, entre os anos de 1944 a 1947. Talvez por essa razão, a iniciativa da Editora Nova Fronteira de publicar:-

"Meu Destino é Pecar" tenha suscitado nos leitores uma curiosidade só saciada quando se chega ao final de 587 páginas dessa primeira aventura em que Nelson está travestido de Susana.

Não se pode negar, conhecendo a sua história pessoal e seu longo e decisivo percurso como teatrólogo e como cronista, que o impulso que induz à leitura é a curiosidade em torno do porquê do pseudônimo e a inevitável busca das obsessões temáticas e estilísticas que marcaram definitivamente esse escritor brasileiro.

O porquê, ao menos aparente, do pseudônimo não envolve grandes mistérios. Rastreando os registros biográficos de Nelson Rodrigues, fica-se sabendo que ele, utilizando sua flexibilidade linguística, sua imaginação e espaço jornalístico de que dispunha, decide enveredar pelos caminhos do folhetim, gênero muito apreciado no Brasil desde a época do Romantismo, no momento em que os "Diários Associados" pretendiam comprar e publicar uma história produzida nos Estados Unidos.

A adoção de um pseudônimo feminino aparece quase como uma decorrência necessária do mistério rocambolesco que envolve o gênero. O leitor de folhetim é, nos anos quarenta, o mesmo ouvinte fiel das radionovelas que, açoitado pelas restrições impostas pela guerra, encontra no rádio e no jornal os capítulos românticos que a realidade teimava em sonegar.

Somente o conhecimento desses dados pode ajudar o leitor a consumir "Meu Destino é Pecar" sem a sensação de que a obra poderia ser reduzida ou, pior ainda, sem a certeza de que Susana Flag não é Nelson Rodrigues.

O que se encontra ao longo dos intermináveis trinta e quatro capítulos é a reunião malabarística, e às vezes engraçada, de todos os clichês consagrados pelo excessivo romantismo folhetinesco.