BERNHARD JOHNSON JUNIOR

BERNHARD JOHNSON JUNIOR

(1931 – 1995)

De pais escandinavos, o sueco Bernhard Johnson e a norueguesa Antonette Johnson. Em

Bernhard Johnson Junior nasceu em Alameda, Califórnia, em 20 de junho de 1931, filho 1940, quando Bernhard Jr. Tinha 9 anos, os Johnson vieram ao Brasil e iniciaram um trabalho pioneiro no sul de Minas Gerais. Exatamente 50 anos depois outro Johnson, o Terry, retornaria ao Brasil como terceiro missionário da família.

Depois de uma visão divina, quando cursava o quarto ano da Faculdade de Engenharia no Instituto Canon de Lavras (MG), a chamada que tivera pela primeira vez aos 9 aos foi reavivada. Imediatamente, abandonou todos os seus planos de carreira secular no Brasil e ingressou no Central Bible College, em Springfield, Estados Unidos. Lá, ele conheceu em 1951, Dóris Buckett, de Detroit, Michigan, com quem se casaria um ano depois.

Após a formatura, em 1953, Bernhard pastoreou a Assembléia de Deus em Half Monp Bay, Califórnia. Dois anos mais tarde, pastorearia a igreja em Straling City, Califórnia. Em 1955, Bernhard Johnson começou a realizar cruzadas evangelísticas e eventos de missões e avivamento em diferentes lugares dos Estados Unidos.

A volta para o Brasil ocorreu em 1957. Missionário Gustavo Bergstrom entregou-lhe o campo de Divinópolis (MG), onde pastoreou até 1961, ocasião em que aceitou substituir seu pai, que falecera naquele ano, em Varginha (MG). Por esse tempo, pastor Bernhard Johnson já começara seus trabalhos evangelísticos no Brasil.

Bernhard Johnson fundou e presidiu a Cruzada Boas Novas, que o levou a pregar em todos os principais pontos do país e no exterior. De 1967 a 1995, foram 225 grandes cruzadas. Também fundou e presidiu a Escola de Ensino Teológico das Assembléias de Deus - EETAD, com sede em Campinas - SP, O Ministério Bernhard Johnson e a Associação Beneficente Evangélica para Menores - ABEM. Foi membro da Sociedade Bíblica do Brasil e um dos fundadores do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus - IBAD, em Pindamonhangaba - SP., além de presidente da Convenção Estadual de Ministros das ADs em Minas Gerais. Na década dos 60, manteve um programa evangelístico na televisão, intitulado Palavras de Vida, sendo o pioneiro do evangelismo televisivo nas ADs brasileiras.

Em 1980, estreou o programa do seu ministério na televisão. O programa, que era semanal e evangelístico, permaneceu no ar até novembro de 1987. Em, 1987 ganhou nos EUA o troféu Silver Angel, devido a sua expressão evangelística em território brasileiro. Por 20 anos integrou o Comitê Internacional de Billy Graham. Pregou em convenções nacionais da AD em oito países, duas vezes nos EUA. Foi preletor também em duas conferencias mundiais pentecostais: Londres, Inglaterra (1976) e Nairóbi, Quênia (1982). Pregou em duas conferencias de evangelismo na Holanda, em 1983 e 1986, e participou como delegado em duas conferencias mundiais de evangelismo, uma em Berlim, Alemanha (1986) e outra em Manila, Filipinas (1989). Ao falecer, já havia pregado em 70 países do mundo.

Segundo sua esposa, o passatempo predileto de Bernhard Johnson era ler pelo menos um livro por semana e escrever. De fato, escreveu diversos livros, folhetos e artigos para varias editoras evangélicas. A CPAD publicou em 1995 seu livro Como receber a cura divina.

No Brasil, recebeu três títulos de Cidadão de Honra: um no Ceará, em 1976; outro em Varginha, Minas Gerais, em 1986; e o ultimo em Belo Horizonte. Nos Estados Unidos, recebeu o título de cidadão de Memphis, Tenesse, e em 1983, a Faculdade das Assembléias de Deus em Santa Cruz, Califórnia, lhe concedeu o titulo honorifico de Doutor em Causas Humanas. Em 1987, a CGADB deu-lhe o titulo de Conselheiro Vitalício da CPAD, juntamente com missionário Eurico Bergstén.

Enquanto em vida, o ministério e Bernhard Johnson foi de tal forma reconhecido no Brasil e fora dele que, alem de ter seu nome e vida já registrados no capitulo “Pioneiros e líderes da Assembléia de Deus”, do livro Historia da Assembléia de

Deus no Brasil (publicado pela CPAD em 1982 e reeditado em 1997 por ocasião do COMAD, Congresso Mundial das Assembléias de Deus, realizado em São Paulo-SP., seu nome já constava nas célebres obras estrangeiras Dicionário de movimento Pentecostais e carismáticos e quem é quem na religião na América.

Também dá nome a rua em que se localiza a sede do campus teológico Reverendo Bernhard Johnson, na cidade de Campinas-SP.

Bernhard Johnson faleceu nos Estados Unidos em 9 de fevereiro de 1995, antes de completar 64 anos de idade.

Marcio Jose Schali

Escritor e Jornalista

Marcio Schali
Enviado por Marcio Schali em 23/04/2017
Código do texto: T5978635
Classificação de conteúdo: seguro