Biografia de Rosimeiry Gonçalves

Texto Francisco Rangel

Rosimeiry Gonçalves Sobrinha foi uma pessoa de inestimável valor. Viveu ao lado do seu esposo Raimundo Francisco Siqueira e seus 6 (seis) filhos desde 1981 na Rua da Fazendinha, um pequeno vilarejo da cidade de Pastos Bons–MA. Descendente de família piauiense, especificamente da cidade de Alto Parnaíba–PI, nasceu em solo pastosbonense, no dia 24 de abril de 1963. Mesmo tendo ido à escola somente até o segundo grau/ magistério, na escola da vida foi doutora: trabalhou desde cedo com sua mãe, a inesquecível Maria Rodrigues, vendendo bolo de porta em porta, nos festejos e demais eventos que ocorriam; além de ajudar sua amada mãe nos trabalhos domésticos, mãe que com muita dignidade a criou e a educou trabalhando como empregada doméstica – como até então não tinha familiares, nem casa própria aqui em Pastos Bons–MA – morou grande parte de sua infância na casa da Família Rego, família pela qual sempre demonstrava muita gratidão (família do popularmente conhecido Bento Rego, família que trouxe a dona Maria Rodrigues, sua mãe, de Nova Iorque–MA para Pastos Bons–MA).

Certo tempo depois, em virtude do casamento de sua mãe com o saudoso ferreiro Raimundo Leocádio, ganhou uma família já em construção com um pai e três irmãos (Euclides, Maria e Mauro Sérgio), e mesmo sendo ainda muito jovem contribuiu com a criação dos seus amados irmãos. Aos dezoito anos de idade, a ainda estudante, Rosimeiry, casou-se com seu amigo de infância Raimundo Francisco Siqueira que entre outras coisas a admirava pela sua garra, simpatia e humanidade. Com a formalização do matrimônio a então Rosimeiry Gonçalves Sobrinha passou a

assinar Rosimeiry Gonçalves Siqueira. Mesmo sem muitas posses, mas com amor e companheirismo de sobra construíram a primeira residência, um humilde casebre de palha, no mesmo terreno do atual lar da família Gonçalves Siqueira.

Logo em seguida o casal foi presenteado com o primeiro dos seis filhos - no caso a primogênita Francimeiry do Socorro, em seguida também vieram o Franciel, Maria do Socorro, Raquel, Francisco Rangel e Daniele -, mesmo com as dificuldades da gravidez e cuidados de sua primeira filha a então estudante não desistiu dos estudos, incentivada pela sua mãe, familiares e amigos, conseguiu concluir o ensino médio/magistério. Tudo isso era apenas o inicio de sua brilhante saga, para a criação e educação de seus filhos, Rosimeiry trabalhou como professora municipal, líder comunitária, vendedora de diversos produtos e marcas, costureira, pintora, bordadeira, agricultora, conselheira tutelar, auxiliar operacional de serviços diversos, agente administrativo, atendente de farmácia, feirante entre outras ocupações. Muitas dessas ocupações exercidas num mesmo período (concomitantemente), influência herdada de sua difícil infância, e que construiu sua personalidade de sempre encarar os desafios que a vida lhe impôs, aproveitando intensamente as poucas oportunidades surgidas.

Apesar de exercer com tanta responsabilidade e dedicação cada ocupação/profissão, sempre deixou claro através de seus atos que sua família estava em primeiro lugar. Aprendeu com sua estimada mãe (Maria Rodrigues) o espírito de fraternidade de amar o próximo, abrir mão do seu “EU” para a felicidade da família. Uma das várias demonstrações desse amor incondicional foi quando,

atuando como líder comunitária do Bairro São Bento, surgiu a possibilidade de tratamento médico no estado do rio de Janeiro oferecida pela igreja católica ao seu filho caçula, Francisco Rangel, então com quatro anos de idade. Diante dessa difícil escolha optou pelo melhor para o seu filho no momento. Sofreu diariamente durante mais de quatro anos distante do seu filho. Saudade que acabou com a volta de seu filho ao seio familiar. Dizia abertamente que vivia para seus filhos e marido, não escondia o orgulho de estar e apresentar aos inúmeros amigos seus filhos e esposo.

Na época em que trabalhava como conselheira tutelar – emprego conseguido através de expressiva votação popular que lhe confiaram esta função pelo seu jeito exemplar de mãe de família e amiga de todos -. Certo dia numa ocorrência rotineira mais uma vez prevaleceu o lado humano de nossa amiga Rosimeiry, a Família Gonçalves Siqueira foi abrilhantada e reforçada ainda mais com a adoção da agora caçula e companheira Daniele.

Com o passar do tempo seus filhos cresceram e constituíram família, logo vieram os primeiros netos fazendo com que a família cada vez mais crescesse, e ela feliz da vida auxiliava suas filhas nessa importante fase com os cuidados necessários para um crescimento saudável e correta criação de seus netos.

A abençoada Rosimeiry tinha uma grande facilidade de cativar as pessoas ao seu redor com sua espontaneidade, sempre foi para a família a pessoa mais influente, devido ás suas diversas qualidades adquiridas em sua trajetória de vida. Durante todo o tempo presente no meio familiar influenciou seus filhos nas diversas áreas em que atuou: Comunitária, cristã, educacional, cultural e saúde etc. Esta última área, a de saúde, onde se percebia

claramente o orgulho de atuar nessa área tão nobre e arrodeada de pessoas que admirava e respeitava não só pelo cargo ou status, mas pela forma simples, compreensiva e eficiente. Costumava alertar seus familiares e amigos da importância da prevenção e tratamento de doenças. Isso muito por conta da perda de sua mãe, pai, familiares e amigos por doenças que a medicina humana garante evitar através de tratamentos adequados. Baseada nesse entendimento fez diversos exames, consultas e até cirurgias.

Atualmente estava saudável, e reconhecia que vivia o melhor momento de sua vida, pois dizia que seus filhos estavam criados, e sem tantas preocupações: conseguia viajar para encontrar e visitar parentes, independentemente da situação que fosse. Comportamento que fez com que, mesmo não tendo conhecido pessoalmente seu pai biológico, localizasse sua avó, tias e tios na cidade de Guadalupe-PI. Muito ligada a sua família Rosimeiry constantemente se divertia em momentos de lazer com seu esposo, filhos e netos. Recebia em sua casa com alegria e hospitalidade seus amigos, e de seus filhos, sempre tentando agradar da melhor forma possível.

Quando perguntada o porquê de tanta correria em sua vida, brincava dizendo que era buscando emagrecer, mas no fundo todos percebiam que se tratava de uma característica própria dela, que trouxe do berço, e que fazia não por obrigação ou necessidade, mas por amor, e buscando Influenciar seus filhos a não ficar esperando as coisas acontecerem, mas fazendo com que buscassem seus ideais e sonhos. Como líder familiar atenciosa, conhecia e entendia como ninguém seu marido Raimundo Chico, e seus seis filhos: Francimeiry, Franciel, Socorro, Raquel, Rangel e Daniele.

Alvo de admiração indiscutível, tanto pelo amor a família e amigos quanto pelo seu comprometimento e alegria no trabalho (principalmente com o público, onde costumava tirar uma brincadeira com quem tinha contato), Rosimeiry Gonçalves Siqueira faleceu na cidade de Teresina-PI, no dia 13 de março de 2017. Fato que chocou não só sua família, mas toda a cidade de Pastos Bons, localidade que ela tanto contribuiu com seus trabalhos e histórias de vida. O Deus criador a chamou para uma nova missão, mas agora ao seu lado no reino dos céus. Mesmo não estando fisicamente em nosso meio nossa guerreira Rosimeiry nunca partirá definitivamente, pois suas lembranças permanecerão vivas em nossos corações, e serão parte de cada familiar e amigos. Principalmente no seu esposo Raimundo Francisco, filhos e netos que possuem a responsabilidade de preservarem a memória da querida Rosimeiry através de suas próprias vidas, fazendo com que ela possa continuar viva por meio deles, fazendo assim com que ela esteja lá do céu feliz com a felicidade da família Gonçalves Siqueira que com muito amor e dedicação foi erguida.

Rosimeiry Gonçalves Siqueira não foi apenas uma ótima filha, mãe, avó, tia, sobrinha, professora, líder comunitária, vendedora, costureira, bordadeira, pintora, agricultora conselheira tutelar, zeladora, agente administrativa, atendente de farmácia, feirante e amiga; ela foi um instrumento de Deus, um vaso de honra moldado pelas mãos de Deus. Grande é a sua importância e divindade que Deus a levou para morar com ele.

Rosimeiry, obrigado por tudo!

Saudades Eterna