UMA PALESTRA SOBRE O JAPÃO... FOI MARAVILHOSO...

Trabalho de Escola....

Foi muito gratificante ser convidado por uma filha de um funcionário nessa estada no Rio Grande do Sul, trabalhando para essa empresa de Montagem de Equipamentos e Estruturas Metálicas, e ser o Coordenador da Qualidade, mas como tinha boa facilidade em treinar equipes, o meu inspetor me pediu se poderia dar uma aula sobre o Japão contemporâneo!!!

Naturalmente aquele convite me honrou mas tinha pouca noção sobre a terra dos meus avós, e teria que pensar em aceitar, mas me deu muito orgulho de me preparar para dar um sim, pois fazia parte de um trabalho escolar de sua filha que teria que entrevistar alguém para falar sobre o Japão e foi idéia dela mesma de que eu daria uma aula sobre o Japão em sua sala de aula...

A professora sabendo de que sendo neto de japoneses, e sendo filho de um funcionário do Consulado Japonês no Brasil, o meu pai poderia me ajudar obter as informações, e assim fui ao Consulado e consegui um livro de 400 páginas sobre tudo do Japão contemporâneo, ou seja o Japãos de 1970 a 80 quando exatamente estava eu no Rio Grande do Sul a trabalho dessa conceituada empresa onde estava eu orientando e ensinando meus funcionários a ler e escrever...

A professora comentou com a Diretora da escola para que tal aula fosse no pátio da escola com microfone e alto falante e que eu teria duas horas em que dividiria, 1 hora de tudo sobre o Japão e mais uma hora de respostas às perguntas dos alunos, professoras e a Diretora...

Claro que tiver que me preparar e ler tal livro “de fio a pavio”, detalhadamente e anotar alguns dados que não teria como decorar e poder apresentar durante tal apresentação, nessa época ainda não tínhamos os recursos de informática que temos hoje e nem tabelas para poder mostrar e assim apresentei algo como fotos em tamanho gigantes das cidades japonesas, uma foto do monte Fuji com o trem bala passando em velocidade moderada pois senão nem aparecia na foto, e nem seus ocupantes poderiam apreciar a beleza da imagem do Monte Fuji com seu pico nevado...

Assim durante a minha hora dei todos os dados referente ao Japão que pude coletar durante a minha leitura dinâmica pois tive apenas 1 semana para ler todo o livro e me preparar para tal sabatina em pleno recinto da escola com mais de 1000 alunos ali me assistindo...

Ficou por conta da aluna que me convidou para dar tal aula de coletar as perguntas e não se repetirem e não ficarem cansativos a explanação continua do mesmo assunto, mas nominalmente o mesmo tinha sua copia e assim convidávamos para que o aluno fizesse a pergunta já preliminarmente sabida, pois seria pego de calças curtas se houvesse algo de surpresa e afinal o valor da aula e do treinamento iria por água abaixo...e macaco velho nessas entrevistas surpresas em que os candidatos a algum cargo ao governo passam vergonha, se alguém faz uma pergunta não prevista anteriormente negociada com seus partidos e de tal forma que nem o partido e nem o candidato saberiam responder sem consultar seus interlocutores que o informam de todos os dados, visto que os mesmos não estão tão bem preparados para tal entrevista sobre assuntos gerais...

Organizamos assim o trabalho e fizemos uma excelente propaganda do Japão aos alunos que ali estavam presentes, claro que a aluna tirou nota 10 e eu também me senti honrado de falar sobre a nação dos meus avós paternos e maternos que de lá vieram para tentar a vida aqui no Brasil e fizeram a sua parte e eu sou hoje engenheiro graças seus esforços e trabalho digno, pois sou eu o maior premiado pelo reconhecimento público e ser aplaudido por todos os alunos que estiveram naquele momento, naquele recinto e puderam ter alguma idéia como era o Japão de 1970 a 1980 e eu tive o orgulho de mostrar a minha maneira de que sou deveras orgulhoso de ser um descendentes de japoneses!!!

“A experiência é uma lanterna que se leva nas costas para iluminar o caminho aos outros que virão e não se percam!!!” - Confúcio