Autorretrato de Marinalva Almada aos 50 anos

Nasceu em 1971, em Governador Eugênio Barros - Maranhão.

Reside em Caxias desde os dez anos de idade. Considera-se caxiense.

Casada com o professor e escritor Valter Alves da Silva, tem uma filha Antonia Mariely e um filho Juan Gabriel.

Altura 1,58.

Sapato nº 37.

Prefere não dirigir, mas se for necessário dirige com muita atenção.

Não gosta de pessoas falsas.

Curte rádio, televisão, celular e internet.

Tem horror às pessoas que falam alto.

Usa óculos. Cabelos prateados com o passar dos anos.

Tem preferência por massas e salgados.

Gosta de frutas, mas não gosta de doces.

É hipertensa, sofre de dor crônica, tem fibromialgia.

Dá graças a Deus pela existência dos remédios que permitem que se tenha uma vida mais longa e saudável.

É grata pela existência dos psicólogos que fazem um bom trabalho de escuta e orientação para o bem-estar da mente.

É apaixonada pela boa música, poesia, plantas e flores.

Fica triste com a injustiça.

Participa com frequência de concursos culturais, feiras e eventos literários.

Escreve no Recanto das Letras sempre que a inspiração flui.

Vencedora em 3º lugar do Concurso cultural Prazer de ler promovido pelo Educar para Crescer.

Gosta de aproveitar as ofertas, liquidações, promoções, queima de estoques, saldos de balanço etc.

Seu livro predileto: a Bíblia.

Escreveu o conto “O valor da vida” com 27 anos de idade, coautora do livro Infância em Contos.

Tem textos publicados nas seguintes Antologias: Essência Poética, Universo da Poetisa, Meu Jardim de Poesia, Um brinde à Literatura Feminina.

Não dá preferência a nenhum dos seus textos publicados.

Gosta de beber muita água, pois água é vida.

Ama crianças, pois as crianças têm a capacidade de serem sinceras.

Escritores brasileiros por quem é apaixonada: Gonçalves Dias, Manuel Bandeira, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar, Luís Fernando Veríssimo, Paulo Mendes Campos.

Escritoras preferidas: Cecília Meireles, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Teles, Cora Coralina, Joseane Maia.

Gosta de fotografar, ser fotografada e revelar os bons momentos da vida em família, com os amigos do trabalho e da igreja.

Lê sempre.

Possui uma grande variedade de títulos literários em seu acervo.

É uma grande incentivadora da leitura literária nas escolas que trabalha.

É uma das fundadoras do Projeto LiterArte do Centro de Ensino Aluísio Azevedo.

É uma das fundadoras do Projeto Caça-Talentos do Centro de Ensino César Marques.

Desenvolve o Projeto Despertando o Prazer de Ler na U.I.M Paulo Freire.

Faz parte do Coletivo Feira da Arte de Caxias

Acredita no poder transformador da leitura como passaporte para a aquisição do conhecimento e de mudança de vida.

Nas horas vagas costuma ler, escrever e refletir sobre a vida em sociedade.

Sente-se feliz por aprender algo novo todos os dias.

Não Gosta de palavrões escritos e nem falados.

É professora na rede estadual e municipal de ensino.

Crê que é possível transformar uma sociedade pela Educação.

É defensora das ações que promovem a preservação do meio ambiente como a aplicação dos 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Apesar de não ser tão otimista, costuma partilhar suas ideias.

Não é muito fã de seguir a moda, mas aquilo que lhe cai bem.

Escreve à mão, sempre que necessário.

Tem poucas dívidas, não gosta de comprar a longo prazo.

Gosta do poema de Manuel Bandeira "Preparação para a morte".

Gosta muito da música Flores em vida.

Espera não morrer tão cedo e viver muito para ajudar quem precisa, porque só Deus sabe o dia e a hora de partir.

Autorretrato de Marinalva Almada baseado no autorretrato de Graciliano Ramos

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 29/03/2017
Reeditado em 18/03/2024
Código do texto: T5955712
Classificação de conteúdo: seguro