BIOGRAFIA DE MARILYN MONROE

BIOGRAFIA DE MARILYN MONROE

Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma atriz norte-americana, considerada um dos maiores símbolos sexuais da história do cinema.

Marilyn Monroe (1926-1962) nome artístico de Norma Jeane Mortensen, nasceu em Los Angeles, Estados Unidos, no dia 1 de junho de 1926. Filha de Gladys Pearl Monroe, mãe solteira, não conheceu seu pai. Em consequência da doença psicológica e os internamentos de sua mãe, Marilyn foi criada em orfanatos e em casa de parentes.

Em 1937, Marilyn foi morar na casa de Grace Mckee, uma amiga da família. Em 1942, Grace e seu marido se mudam para a Costa Leste, mas como não tinham condições de leva-la, Marilyn resolve se casar com o namorado, de 21 anos. Depois de casada, trabalhou em uma fábrica de munições, quando conheceu um fotógrafo que a iniciou na carreira de modelo posou como modelo. Nessa época fez teste para o cinema. Em 1944 seu marido entrou para a Marinha e foi transferido para o Pacífico Sul.

O casamento não durou muito, e em 1946, Marilyn assinou contrato com a Twenty Century Fox. Adotou o nome artístico de Marilyn Monroe e pintou o cabelo de loiro. Sua estreia no cinema foi em um pequeno papel no filme “Sua Alteza, a Secretária” (1947). No ano seguinte assinou com a Columbia Pictures, onde permaneceu por seis meses. Após uma série de pequenos filmes, retornou para a Fox. Em 1949, pousou nua para um calendário.

Seu primeiro papel marcante foi em “O Segredo das Joias” (1950). Em 1953 pousou para a revista Playboy. Sua sensualidade e instinto de comediante fizeram-na subir na carreira de forma meteórica, sendo chamada de loira fatal na comédia romântica "Os Homens Preferem as Loiras" (1953). Nesse mesmo ano atuou em “Torrente de Paixão” (1953), e na comédia romântica “Como Agarrar um Milionário” (1953).

Em 1954, Marilyn se casou com o ex-jogador de beisebol Joe Di Maggio, uma lenda do esporte nos Estados Unidos. Durante sua lua-de-mel, em Tóquio, a atriz fez uma performance para os militares norte-americanos que estavam servindo na Coréia. Nove meses depois o casal se separou. Em seguida vieram filmes que continuaram atraindo multidões ao cinema, entre eles, “O Pecado Mora ao Lado” (1955) e “Nunca Fui Santa” (1956). Em 1956, Marilyn se casa com o dramaturgo Arthur Miller. Em 1961, após perder o Bebê, o casal se separa. Nesse mesmo ano, ela atua em seu último filme “Os Desajustados” (1961).

No dia 19 de maio de 1962, em uma festa de aniversário do presidente John Kennedy, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, em uma performance histórica, Marilyn canta “Happy Birthday” para homenagear o presidente. O fato reforçou os rumores de que ela era amante de Kennedy. Três meses depois do episódio, Marilyn foi encontrada morta, por overdose, em sua casa em Los Angeles.

Marilyn Monroe faleceu em Los Angeles, Estados Unidos, no dia 5 de agosto de 1962.

Filmografia de Marilyn Monroe

Torrentes de Ódio (1947)

Idade Perigosa (1947)

Nasceste para Mim (1948)

Mentira Salvadora (1948)

Loucos de Amor (1949)

A Malvada (1950)

O Segredo das Joias (1950)

O Segredo da Viúva (1951)

Sempre Jovem (1951)

Joguei Minha Mulher (1951)

Em Cada Lar um Romance (1951)

Travessuras de Casados (1952)

Páginas da Vida (1952)

O Inventor da Mocidade (1952)

Almas Desesperadas (1952)

Como Agarrar um Milionário (1952)

Os Homens Preferem as Loiras (1953)

Como Agarrar um Milionário (1953)

Torrente de Paixão (1953)

O Mundo da Fantasia (1954)

O Rio das Almas Perdidas (1954)

O Pecado Mora ao Lado (1955)

Nunca Fui Santa (1956)

O Príncipe Encantado (1957)

Quanto Mais Quente Melhor (1959)

Adorável Pecadora (1960)

Os Desajustados (1961)

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 09/02/2017
Código do texto: T5907567
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.