UMA BREVE AUTOBIOGRAFIA REFLEXIVA (VERSÃO EXTENDIDA)

Inspirado pelo pensamento de alguns filósofos, pelo lirismo apaixonado dos poetas, pelo êxtase dos místicos, pela revelação dos profetas e pelo estilo linguístico dos livres-pensadores, faço questão de conciliar poesia e reflexão filosófica, sem deixar de lado os ensinamentos de Cristo na maior parte do que escrevo.

Na medida em que me inspiro em inúmeras ideias e perspectivas filosóficas, religiosas e poéticas, faço questão de utilizar o recurso da escrita e a faculdade da imaginação como forma de disseminar os meus conhecimentos e a poesia que irradia do mais abissal do meu ser.

Escrever é uma maneira encontrada pelos poetas de transmitir suas catarses, seus amores, suas paixões e suas aventuras através de uma linguagem peculiar, uma linguagem que quebra os paradigmas propostos pelas normas sociais, pelas ideologias e pelos modismos mais irrefletidos.

Escrever é, portanto, um grande alívio; é sempre uma forma que encontro para ressaltar as minhas aptidões mais autênticas. Pois é por intermédio dessa fascinante arte que tenho a chance de comunicar minhas ideias, meus sentimentos, meus estases, minhas esperanças, meus fascínios e todo o amor que tenho pela minha vida, pelos seres vivos e pelas almas.

Os elementos mais essenciais que integram minhas reflexões e poesias, têm o propósito de afirmar a importância de uma vida Cristã autêntica e de uma existência capaz de triunfar sobre a morte, o sofrimento, a dor e a alienação pela via do poder da graça divina. Ou seja, pelo caminho da transcendência em Deus.

Há, portanto, temas que considero imprescindíveis para uma profunda reflexão sobre o ser humano, tais como: a caridade, a compaixão, o amor, o perdão, a angústia, o sofrimento, a redenção, as experiências inter/intrapessoais, as lembranças e a liberdade. De fato, são esses assuntos que povoam a totalidade do que escrevo. Em muitas das minhas reflexões e poesias, procuro evidenciar as nuances do meu psiquismo e a poesia que promana dos meus anseios, desejos, inquietações, interesses e vivências que marcaram para sempre a minha história pessoal, considerando as antinomias da existência humana no mundo. 

Falando um pouco mas de mim, sou um amante da sabedoria em busca de experiências que enriquecem a alma, assim como todo estudante entusiasmado pelos saberes que norteiam a vidas dos seres humanos e também um apaixonado pela arte de escrever em prosas e em versos. Por isso, vivo na esperança de expressar sempre algo que edifique a alma do leitor, semeando ideias valiosas para quem busca mergulhar no universo da leitura, e trazendo contribuições para compreendermos o nosso mundo atual. 

Tanto a leitura dos clássicos da literatura, quanto o estudo dos grandes pensadores da humanidade, são fontes de onde extraio ideias para as minhas composições poéticas, bem como para as minhas longas reflexões sobre o sentido das vivências humanas.

A vida é uma rica combinação de experiências marcantes, de transformações radicais e de descobertas capazes de nos tirar do conformismo habitual. Quando descobri que podia dizer o que sinto e penso por intermédio da escrita; quando descobri o rico universo dos livros enriquecidos pela genialidade de quem os produziu; quando descobri que as leituras dos poetas e dos livre pensadores poderiam descortinar um universo rico de experiências marcantes; e também quando descobri o sentido da vida pela via do amor sublime de Deus pela minha alma, decidi de todo meu coração partilhar minhas ideias, minhas epifanias e toda o lirismo que brota do meu ser, um lirismo peculiar que se revela para todos aqueles que porventura estejam dispostos a ler o que busco exprimir de mais verdadeiro.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 13/01/2017
Reeditado em 22/10/2020
Código do texto: T5880951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.