BIOGRAFIAS DOS AUTORES LETRA E MÚSICA ' DO HINO OFICIAL SENHOR DO BONFIM

As Belas Estrofes Dedicadas ao Nosso Senhor do Bonfim, Em seu rico acervo lítero-musical o Bonfim conta com dois Hinos: Um "Oficial" e um "Popular. Oficial, talvez menos conhecido, e de natureza mais intimista, de ordem mística. Preces confiantes e louvações entusiastas permeiam os versos de sensível confecção.., E é"á sombra do madeiro", que é a cruz do Senhor do Bonfim, que flui exuberante o estro do poeta e do musicalista devotos. O outro.

O outro, bem Popular, largamente conhecido de versos candentes, sob inspirações cívicas, de ritmo cadenciado, de fácil e agradável musicalidade, está entranhado na alma de gente baiana, pois é o canto que identifica a Bahia, e se constitui, consagrado pelo povo, em seu Hino Oficial.

MÚSICA E POESIA, Para louvar ao Senhor do Bonfim, existe dois Hinos: o Oficial, com Música do Maestro Remigio Domenech e Letra do Dr. Egas Moniz Barreto de Aragão que é executado, quando nas solenidade os membros da Devoção entram na Basílica; e o Popular, com Música do maestro João Antonio Wanderley e Letra de Arthur de Salles, tocado no final das celebrações. A novena do Senhor do Bonfim é cantada desde 1803, sem interrupção. Nos anos de 1839-1840, teve sua versão definitiva composta pelo maestro Damião Barbosa de Araújo, que foi também um conhecido Violonista.

A novena de Nossa Senhora da Guia, composta especialmente pelo Maestro Miguel dos Anjos Torres, é sem favor, uma das peças mais expressivas da música sacra bahiana do século XIX.

Na Basílica vêm funcionando desde cerca de dois séculos, orquestra e coral, o que tem possibilitando a formação de muitos músicos. É sabido que, a meados deste sérculo, quando surgiu a primeira Escola de múcica da cidade, as igrejas foram o principal centro de formação musical. No Bonfim, esta tradição continua até os dias atuais com trabalhos do Maestro Francisco Rufino.

LETRA de Dr. Egas Moniz Barreto d Aragão, Nascido em Salvador, a 04 de Setembro de 1870 no Solar do Largo de São Pedro Velho, Sempre empenhado em celebrar os gloriosos feitos do nosso Brasil. Escrevia sob o Pseudônimo de Péthion de Villar. Faleceu a 18 de Novembro de 1924 em Salvador, Médico, Cientista, Professor da Faculdade de Medicina da Bahia, Naturalista, Professor de uma seção de Línguas vivas que compreende Francês, Inglês, e Alemão, no "Ginásio (hoje Colégio da Bahia), depois de ensinar Francês durante 4 anos, foi Péhion nomeado Catedrático de Alemão, lecionando também Francês no Ginásio Ipiranga e no Colégio Figueiredo.

Para satisfazer ao seu amigo Professor Isaias Alves - mais tarde Secretário de Educação - Foi o Autor do Hino do Ginásio Ipiranga, Jornalista, Cronista, colaborador de diversos jornais, e Livros Nacional e Estrangeiros, Fez Trabalho Problemas de Educação Nacional e de Instrução Pública, Escritor. Segundo Euclides da Cunha "... O maior Poeta do Norte, Político, Poligrota, um dos Fundadores da Academia de Letras da Bahia, Instituto Geografico e Historico da Bahia.

MÙSICA: Remígio Domenech Nascido em Aliante, Espanha, em 08 de Março 1869, Falecido em 10 de Setembro de 1936. Naturalizado Brasileiro, Professor de Música da Escola Normal da Bahia e da Cidade de São Félix em 1896; Professor do Conjunto Vocal do Conservatório de Música anexo à Escola de Belas Artes da Bahia 1899; Fundador do Orfeão do Centro Espanhol -1911.

Nota; Este Hino de beleza poética e de extraordinária sensibilidade foi composto apedido da Devoção no ano de 1923, cuja letra de próprio punho foi oferecida pelo Autor. Este Hino Oficial foi executado encerrando na Basílica os festejos do Centenário de 2 de Julho; a orquestra foi reida pelo Maestro Domenech, com presença do Arcebispo Primaz D. Jerônimo da Silva,, concedendo 100 dias de indulgência aos cristãos que cantarem a peça.

OBS; O Hino Oficial do Senhor do Bonfim esta na Pagina 13 Item 08 do Recanto das Letras.

Dr Egas Moniz Barreto de Aragão(Pethion de Villar) e Remígio Domenech
Enviado por Francisco Atila Moniz de Aragão em 13/12/2016
Reeditado em 06/11/2017
Código do texto: T5851990
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.